Whatsapp

Exercícios sobre a primeira lei de Mendel

Exercícios de Biologia

Exercícios sobre a primeira lei de Mendel ajudam a fixar e tirar dúvidas a respeito desse importante princípio da genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A primeira lei de Mendel, conhecida também como princípio da segregação dos caracteres ou lei da segregação, afirma que:

a) cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

b) cada par de fatores segrega-se de maneira independente de outros pares durante a formação dos gametas.

c) cada característica é condicionada por um par de fatores que permanecem unidos na formação dos gametas.

d) cada par de fatores segrega-se de maneira conjunta com outros pares durante a formação dos gametas.

e) cada característica é condicionada por um fator que não se separa na formação dos gametas.

questão 2

Para realizar seus experimentos, Mendel usou um organismo que apresenta curto tempo de geração, cultivo fácil e que gera grande número de descendentes. Que organismo foi esse?

a) Feijão

b) Soja

c) Ervilha

d) Milho

e) Espinafre

questão 3

Mendel, durante o seu experimento, realizou a polinização cruzada de plantas ditas puras, ou seja, plantas que, após sucessivas gerações, eram responsáveis por originar plantas com a mesma característica. O cruzamento entre as plantas puras de flor branca e plantas de flor púrpura deu origem às plantas da geração que ele denominou F1, as quais foram 100% púrpuras. De acordo com seus conhecimentos sobre genética e os trabalhos de Mendel, marque a alternativa que indica corretamente a proporção de flores brancas e púrpuras obtidas na geração F2:

a) 0% branca e 100% púrpuras

b) 50% brancas e 50% púrpuras

c) 25% brancas e 75% púrpuras

d) 75% brancas e 25% púrpuras

d) 100% brancas e 0% púrpura

questão 4

Imagine que ratos pretos e brancos vivem em uma determinada região. Os ratos pretos apresentam essa coloração devido à presença de um alelo dominante B. A coloração branca da pelagem é determinada por um alelo recessivo b. Se um rato BB cruzar com um rato Bb, qual a probabilidade de nascerem filhotes pretos?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 5

A seguir temos uma representação do cruzamento entre plantas com vagem de cor verde e de cor amarela. De acordo com seus conhecimentos sobre a primeira lei de Mendel e análise atenta desta imagem, podemos concluir que:

Observe a figura para responder à questão.
Observe a figura para responder à questão.

a) A geração F1 é formada por indivíduos homozigotos e heterozigotos.

b) A geração parietal apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.

c) A geração F2 apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.

d) Na geração F1, temos 100% das plantas com vagem de cor verde, o que indica que o alelo para a cor verde é dominante.

e) Na geração F2, a cor amarela voltou a aparecer, o que indica que a cor verde era determinada por alelos recessivos, e a amarela, por alelos dominantes.

questão 6

Um pesquisador cruzou ervilhas de sementes amarelas com ervilhas de sementes verdes e obteve uma geração F1, formada exclusivamente por plantas com sementes amarelas. Ao realizar o cruzamento entre indivíduos da geração F1, obteve plantas amarelas e verdes, na proporção de 3:1. Considerando A como o alelo dominante e a como o alelo recessivo, qual seria o genótipo das plantas com sementes verdes?

a) AA

b) Aa

c) aa

d) aA

e) Aaa

questão 7

O albinismo é uma herança autossômica recessiva, que se caracteriza por uma ausência ou redução da produção de melanina no organismo, o que faz com que o indivíduo apresente despigmentação da pele, pelos e olhos. Sabendo-se que se trata de uma herança recessiva, qual a chance de uma criança nascer albina se seu pai for albino e sua mãe apresentar produção normal de melanina, mas for heterozigota?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 8

Um casal, com produção de melanina normal, teve um filho albino. O casal acreditou que se tratava de um erro na maternidade e que o filho, provavelmente, havia sido trocado, pois seria impossível que pessoas com produção normal de melanina tivessem um filho com essa desordem genética. O casal está certo em suas suposições?

a) Sim, pois, para se ter um filho albino, obrigatoriamente, o pai ou a mãe devem ser albinos.

b) Sim, pois, para se ter um filho albino, o pai e a mãe também devem ser albinos.

c) Não, pois pais homozigotos recessivos podem ter um filho albino.

d) Não, pois pais homozigotos dominantes podem ter um filho albino.

e) Não, pois pais heterozigotos podem apresentar produção normal de melanina e o alelo para o albinismo.

questão 9

(Ufersa) Considere uma doença humana autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Seria correto afirmar que:

a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%.

b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%.

c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.

d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas.

questão 10

(UFTM) Um cachorro poodle de pelo branco foi cruzado com uma fêmea poodle de pelo preto e nasceram 6 filhotes, 3 de pelo branco e 3 de pelo preto. O mesmo macho foi cruzado com outra fêmea poodle, agora de pelo branco, e nasceram 4 filhotes: 3 de pelo branco e 1 de pelo preto. Admitindo-se que essa característica fenotípica seja determinada por dois alelos de um mesmo locus, pode-se dizer que o macho é

a) heterozigoto e as duas fêmeas são homozigotas.

b) heterozigoto, assim como a fêmea branca. A fêmea preta é homozigota.

c) heterozigoto, como a fêmea preta. A fêmea branca é homozigota.

d) homozigoto, assim como a fêmea branca. A fêmea preta é heterozigota.

e) homozigoto e as duas fêmeas são heterozigotas.

questão 11

(Fuvest) Qual a porcentagem de descendentes Aa nascidos de uma mãe Aa?

a) 25%

b) 50%

c) 75%

d) 100%

e) depende do pai

questão 12

(Mack) Um casal, em que ambos são polidáctilos, tem uma filha também polidáctila e um filho normal. A probabilidade de o casal vir a ter uma filha normal é de:

a) 1/4

b) 1/16

c) 1/8

d) 1/12

e) 2/3

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A primeira lei de Mendel afirma que cada característica é condicionada por um par de fatores que se segregam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A ervilha foi o objeto de estudo de Mendel. A escolha da ervilha foi essencial para o sucesso de seu experimento.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A cor púrpura das flores é determinada por um alelo dominante, enquanto a das brancas é determinada por um alelo recessivo. Em F1, todas as flores são heterozigotas e exibem a cor púrpura. Em F2, temos o cruzamento entre as flores heterozigotas de F1 (Pp x Pp), o qual pode dar origem aos seguintes genótipos PP, Pp, Pp e pp, ou seja, 75% púrpuras e 25% brancas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Observe, no quadro seguinte, os possíveis genótipos oriundos do cruzamento dos ratos BB e Bb.

 

B

B

B

BB

BB

b

Bb

Bb

 

Como o alelo B é dominante, temos 100% de chances do filhote nascer com a pelagem preta.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. O cruzamento ilustrado representa um dos experimentos realizados por Mendel. Ao cruzar plantas com vagem amarela e plantas com vagem verde, obteve-se 100% de plantas com vagem verde na geração F1, o que o fez concluir que o alelo para tal característica é dominante.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa “c”. De acordo com os cruzamentos citados, podemos concluir que as plantas com sementes verdes são recessivas, portanto, seu genótipo é aa.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa “c”. O pai albino apresenta genótipo aa, enquanto a mãe heterozigota apresenta genótipo Aa. Observe os possíveis descendentes desse cruzamento:

 

a

a

A

Aa

Aa

a

aa

aa

 

De acordo com o cruzamento realizado, percebemos que a chance de uma criança nascer albina desse cruzamento é de 50%.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa “e”. Pais heterozigotos para o albinismo podem ter filhos albinos.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa “c”. Imaginemos que a doença em questão é ocasionada pelo alelo dominante A. Se um casal for heterozigoto para essa característica, temos os seguintes genótipos possíveis para esse cruzamento (Aa x Aa): AA, Aa, Aa e aa. Os indivíduos aa são sadios, pois não apresentam o alelo A.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa “b”. Para obter os resultados observados, o macho deve ser heterozigoto, assim como a fêmea branca, e a fêmea de pelo preto deve ser homozigota. No primeiro cruzamento, considerando o alelo dominante P e o alelo recessivo p, temos: Pp x pp, dando origem aos possíveis fenótipos: PP, Pp, pp e pp. Já no segundo cruzamento, temos Pp x Pp, o qual originou os seguintes genótipos: PP, Pp, Pp e pp.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa “b”. Independentemente do pai, os filhos Aa de uma mãe Aa representam 50% da prole.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa “c”. O casal, por ser polidátilo e apresentar um filho normal, é heterozigoto, sendo a polidactilia, portanto, uma anomalia genética causada por um alelo dominante.  Considerando P como alelo dominante e p como alelo recessivo, temos que o cruzamento entre Pp x Pp dará origem a filhos PP, Pp, Pp e pp. A probabilidade de nascer um filho pp é de ¼ e de essa criança ser uma mulher é de ½. A probabilidade de nascer uma filha normal é, portanto, ¼ x ½ = 1/8.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado