Exercícios sobre teia alimentar

Ao resolver estes exercícios sobre teia alimentar, você testará seus conhecimentos em Ecologia. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

As teias alimentares, diferentemente das cadeias tróficas, representam todas as relações alimentares existentes em um ecossistema. Diante disso, os organismos em uma teia podem assumir diferentes níveis tróficos. Entretanto, os organismos autotróficos sempre ocupam o nível de:

a) decompositores.

b) produtores.

c) consumidores primários.

d) consumidores secundários.

e) consumidores terciários.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. Os organismos autotróficos são capazes de produzir seu próprio alimento e, por isso, recebem a denominação de produtores.

Questão 2

As teias alimentares, assim como as cadeias alimentares, possuem diferentes níveis tróficos. A principal diferença, no entanto, é que organismos podem ocupar diferentes níveis em uma teia alimentar. A respeito das teias, marque a alternativa incorreta:

a) A teia alimentar pode ser definida como um conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema.

b) Na representação de uma teia alimentar, muitas vezes, não são citados os decompositores, pois eles agem em todos os níveis.

c) Nas teias alimentares, o consumidor secundário pode ocupar também a posição de consumidor quartenário, por exemplo.

d) Nas teias alimentares, a representação das relações alimentares segue uma sequência linear.

e) Nas teias alimentares, é possível perceber a presença de produtores, consumidores e decompositores.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. As teias alimentares não apresentam uma representação linear, pois essa é uma característica das cadeias alimentares. Em uma teia, várias cadeias estão interligadas, formando uma rede.

Questão 3

Em um ecossistema, um sapo alimenta-se de um grilo, que, por sua vez, alimenta-se de vegetais. O sapo, posteriormente, serve de alimento para uma cobra, que se torna presa de um gavião. Além da cobra, o gavião também se alimenta, nesse ecossistema, de pássaros herbívoros.

Baseando-se nessa descrição, marque a alternativa que indica os dois níveis tróficos ocupados pelo gavião nesse ecossistema.

a) Consumidor primário e secundário.

b) Consumidor secundário e terciário.

c) Consumidor terciário e quaternário.

d) Consumidor secundário e quaternário.

e) Consumidor primário e terciário.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. Nessa questão, temos duas cadeias:

1- planta → grilo → sapo → cobra → gavião

2- planta → pássaro → gavião

Na primeira cadeia, o gavião ocupa a posição de consumidor quaternário; na segunda, ele ocupa a posição de consumidor secundário.

Questão 4

(Cesgranrio-RJ) Observe o quadro a seguir:

Identificação

Alimento

Predadores

Sabiá

Frutos e sementes

Gavião

Grilo

Folhas de vegetais

Louva-a-deus

 

 

Aranha

 

 

 

 

Lagarto

 

 

Sabiá

Louva-a-deus

Grilos

Aranha

 

 

 

 

Lagarto

 

 

Sabiá

Quando captura um grilo, ou um louva-a-deus, ou ainda quando come frutos e sementes, o sabiá, quanto ao seu nível trófico, é classificado como um consumidor, respectivamente:

a) primário, secundário e terciário.

b) primário, terciário e secundário.

c) secundário, primário e terciário.

d) secundário, terciário e primário.

e) terciário, primário e secundário.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. Quando se alimenta do grilo, o sabiá é um consumidor secundário. Quando se alimenta de um louva-a-deus, o sabiá torna-se um consumidor terciário, pois o louva-a-deus alimenta-se de consumidores secundários. Quando se alimenta de frutos, o sabiá é consumidor primário, já que se alimentou de produtores.

Questão 5

(PUC-SP) "No Pantanal, plantas aquáticas servem de alimento para lambaris, pacus e capivaras. Nesse ambiente, piranhas alimentam-se de lambaris e pacus. Já as ariranhas sobrevivem, alimentando-se de pacus e piranhas."

Na teia alimentar descrita no trecho acima, os organismos que ocupam dois níveis tróficos são:

a) lambaris.

b) pacus.

c) capivaras.

d) piranhas.

e) ariranhas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. As ariranhas, ao se alimentarem de pacus, tornam-se consumidoras secundárias, pois esses peixes alimentam-se de produtores. Ao se alimentar de piranhas, que são carnívoras e alimentam-se de consumidores primários, as ariranhas tornam-se consumidoras terciárias.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo