Topo
pesquisar

Exercícios sobre transporte ativo e passivo

Exercícios de Biologia

Ao resolver esta lista de exercícios sobre transporte ativo e passivo, tenha em mente a diferença principal entre esses dois tipos de transporte e seus subtipos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O oxigênio e o gás carbônico são moléculas que atravessam a membrana plasmática da célula do local onde ocorrem em maior concentração para o local com menor concentração. Esse movimento é um tipo de transporte conhecido como:

a) Osmose.

b) Difusão facilitada.

c) Difusão simples.

d) Bomba de sódio e potássio.

e) Transporte ativo.

questão 2

O transporte de substâncias pela membrana pode ser classificado em passivo e ativo. O transporte passivo é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Todos os exemplos a seguir são de transporte passivo, exceto:

a) Osmose.

b) Bomba de sódio e potássio.

c) Difusão simples.

d) Difusão facilitada.

questão 3

(Unifesp) O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar micro-organismos causadores de doenças, como as amebas. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque

a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.

b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.

c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.

d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.

e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

questão 4

(UFRN) As hemácias de mamíferos são isotônicas quando comparadas a uma solução salina de NaCl a 0,9%. Tais hemácias, colocadas em uma solução com concentração de 0,2% de NaCl, sofrem

a) diálise com hemólise.

b) osmose sem hemólise.

c) osmose com hemólise.

d) diálise sem hemólise.

questão 5

Para entrar em uma célula, algumas substâncias necessitam de proteínas carreadoras. O transporte que envolve esse tipo de proteína quando não há gasto de energia é chamado de:

a) Osmose.

b) Difusão facilitada.

c) Difusão simples.

d) Bomba de sódio e potássio.

e) Transporte ativo.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A difusão simples é um tipo de transporte passivo em que as moléculas e íons são transportados de forma natural, sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo, pois há gasto de energia durante o processo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. O tempero faz com que a ameba e as células da alface percam água por osmose, um tipo especial de difusão em que o solvente difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até haver um equilíbrio. Em virtude da presença de parede celular, a folha da alface murcha mais lentamente.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Quando colocada em uma solução hipotônica, a hemácia absorve água até que ocorra seu rompimento.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Na difusão facilitada, substâncias são ligadas a proteínas carreadoras, que permitem o transporte de um lado a outro da membrana.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
loading...
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola