Exercícios sobre Eletricidade

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre Eletricidade, um dos assuntos de Física mais cobrados no Enem.

Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Questões

  1. Questão 1

    (FUVEST) O arranjo experimental representado na figura é formado por uma fonte de tensão F, um amperímetro A, um voltímetro V, três resistores, R1, R2 e R3, de resistências iguais, e fios de ligação.

    Quando o amperímetro mede uma corrente de 2 A, e o voltímetro, uma tensão de 6 V, a potência dissipada em R2 é igual a

  2. Questão 2

    (UFU) Comumente se ouve falar dos perigos da alta voltagem em dispositivos elétricos. Todavia, uma alta voltagem pode não significar uma grande quantidade de energia se

  3. Questão 3

    Em uma residência onde moram quatro pessoas há um chuveiro de potência 6 kW. Sabendo que cada morador toma dois banhos por dia de aproximadamente 10 min cada e que o chuveiro sempre permanece na posição inverno, determine a energia consumida pelo equipamento em kWh ao fim de 1 mês.

  4. Questão 4

    A respeito da geração de energia elétrica por meio das hidroelétricas, marque a alternativa correta.