Topo
pesquisar

Exercícios sobre a velocidade da luz na refração

Exercícios de Física

Com estes exercícios, é possível verificar seus conhecimentos relativos à velocidade da luz na refração e às alterações decorrentes da mudança de meio de propagação dessas ondas. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

(UFRR) Em um experimento, temos uma placa de vidro que é atravessada por um feixe de luz. Nessa placa de vidro, em especial, a velocidade da luz é 2,5 x 108 m/s. Considerando a velocidade da luz no vácuo como sendo igual a 3,0 x 108 m/s, marque a alternativa que corresponde ao índice de refração do vidro nesse experimento.

a) 7,5

b) 1,5

c) 1,2

d) 0,83

e) 5,5

questão 2

(Unisc-RS) Uma luz monocromática verde e uma luz monocromática violeta propagam-se em um tipo de vidro com velocidades de 1,970 x 108 m/s e 1,960 x 108 m/s, respectivamente. Considerando que a velocidade da luz no vácuo é de 3,0 x 108 m/s, a relação entre o índice de refração do vidro para a luz verde (nA) e o índice de refração do vidro para a luz violeta (nB) será

a) nA = nB

b) nA ≤ nB

c) nA < nB

d) nA ≥ nB

e) nA > nB

questão 3

Marque a alternativa correta a respeito da velocidade da luz na refração.

a) A velocidade da luz sempre será a mesma para qualquer meio de propagação.

b) Quanto maior o índice de refração de um meio, maior é a velocidade de propagação da luz.

c) A velocidade da luz no vácuo é máxima, e possui valor de 3 x 105 km/h.

d) A velocidade da luz no vácuo corresponde a 1.080.000.000 km/h.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

questão 4

Determine a velocidade da luz, em 108 m/s, para um meio cujo índice de refração seja de 1,5.

a) 1,50

b) 2,00

c) 2,50

d) 2,25

e) 3,00

respostas
Questão 1

Letra C

O índice de refração é definido como a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão. A partir disso, teremos:

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O índice de refração é definido como a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão. Quanto maior for a velocidade da luz no meio analisado, menor será o índice de refração e vice-versa. Portanto, como a velocidade do raio de luz verde é maior, pode-se concluir que, para ele, o índice de refração do vidro será menor, portanto:

nA < nB

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A velocidade da luz no vácuo é de 300.000.000 m/s. Multiplicando esse valor por 3,6, encontraremos o valor correspondente em km/h.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O índice de refração é definido como a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão. Dessa maneira, teremos:

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola