Exercícios sobre a Mata Atlântica
De acordo com seus conhecimentos e análise do texto, aponte as principais características da Mata Atlântica.
A Mata Atlântica é um bioma presente na porção leste do território nacional, estendendo-se do Piauí ao Rio Grande do Sul. Esse é o domínio de natureza mais devastado do Brasil. Sua área original correspondia a, aproximadamente, 15% do território brasileiro, entretanto, em virtude da intensa atividade econômica e urbanização, restam apenas 7% da mata original.
Esse bioma está na faixa de transição da caatinga, cerrados, mangues, campestres e planaltos de araucárias. Ele também abriga sete das nove maiores bacias hidrográficas do país. As temperaturas são elevadas durante o ano todo e as precipitações pluviométricas (chuvas) são regulares e bem distribuídas.
A Mata Atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta, com elevado grau de endemismo (espécies que são encontradas apenas nessa região). Entretanto, devido ao intenso desmatamento, várias espécies estão ameaçadas de extinção.
As imagens abaixo representam diversos biomas encontrados no território brasileiro. Verifique-os e indique a alternativa que corresponde à Mata Atlântica.
Alternativa correta: letra “B”.
a) Falso – Essa imagem representa o bioma Caatinga, pois sua vegetação é típica de regiões semiáridas.
b) Verdadeiro – Essa figura corresponde à Mata Atlântica, pois nessa foto é possível detectar algumas das principais características desse bioma: árvores de médio e grande porte e formação de uma floresta densa e fechada.
c) Falso – A Mata de Araucária é representada por essa figura, que possui árvores de grande porte, aciculifoliadas, com folhas em forma de agulhas.
d) Falso – O bioma campos é representado nessa figura, que mostra uma extensa área formada por gramíneas.
e) Falso – Essa imagem apresenta as características do bioma Cerrado: árvores de pequeno porte e com os caules retorcidos.
A área da Mata Atlântica correspondia a 15% do território nacional, no entanto, os constantes desmatamentos reduziram esse bioma a 7% da sua área original. Aponte os principais responsáveis pela destruição da Mata Atlântica.
A destruição da Mata Atlântica teve início no período colonial com a expansão do cultivo da cana-de-açúcar. Durante o século XVIII, a mineração e a agricultura cafeeira foram responsáveis pela devastação do bioma. Posteriormente, outros aspectos que contribuíram (e ainda contribuem) de forma significativa para a redução da Mata Atlântica foram a expansão urbana e o desenvolvimento industrial. Atualmente, essa região abriga as cidades brasileiras mais populosas e os principais parques industriais.
Presente em várias unidades federativas brasileiras, a Mata Atlântica NÃO é o bioma típico do estado de:
a) São Paulo
b) Minas Gerais
c) Pernambuco
d) Rondônia
e) Espírito Santo
Alternativa correta: letra “D”.
a) Falso – São Paulo possui a Mata Atlântica como um dos principais biomas estaduais.
b) Falso – A Mata Atlântica cobre a porção centro-leste de Minas Gerais.
c) Falso – A porção leste do estado de Pernambuco apresenta a Mata Atlântica como bioma predominante.
d) Verdadeiro – Localizado na Região Norte, na porção oeste do Brasil, o estado de Rondônia não apresenta a Mata Atlântica em seu território. A Floresta Amazônica é a cobertura vegetal predominante nessa unidade federativa.
e) Falso – A Mata Atlântica está presente no Espírito Santo.
(PUC-RIO- 2001)
Nos meses de julho e agosto deste ano, os incêndios florestais, provocados em grande parte por balões, atingiram grandes extensões do Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro. As opções abaixo estão relacionadas a causas ou consequências destes incêndios, EXCETO:
a) Os incêndios ocorreram em função da inadaptabilidade das espécies arbóreas à redução das chuvas.
b) Os poluentes atmosféricos e as queimadas contribuem para a redução da área florestada.
c) Os incêndios contribuem para alterar a composição da fauna de vários grupos.
d) As queimadas favorecem o desenvolvimento do capim colonião, o que pode levar à desestabilização das encostas.
e) Os incêndios florestais favorecem a disseminação de espécies exóticas, como o capim colonião.
Alternativa correta: letra “A”.
a) Verdadeiro – As espécies arbóreas da Mata Atlântica, na sua maioria, apresentam mecanismos de adaptação para sobreviver em períodos de secas.
b) Falso – Os poluentes atmosféricos são extremamente prejudiciais à vegetação. A queimada pode ser considerada como uma das principais responsáveis pela devastação da floresta, visto que essa prática reduz a cobertura vegetal.
c) Falso – Os incêndios provocam a morte de vários animais, havendo, portanto, um desequilíbrio na cadeia alimentar.
d) Falso – O capim colonião é extremamente resistente a queimadas, fato que proporciona a sua expansão, prejudicando a recomposição da flora local, que é responsável pela estabilização das encostas.
e) Falso – Os incêndios florestais provocam a redução da flora nativa, proporcionando a disseminação de espécies exóticas, em especial o capim colonião, que é extremamente resistente a queimadas e se expande com facilidade em solos férteis, principalmente na Mata Atlântica.