Exercícios sobre mobilidade urbana no Brasil

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre os principais elementos que caracterizam a problemática da mobilidade nos grandes centros urbanos. Publicado por: Mateus Campos
Questão 1

A mobilidade urbana reúne diferentes formas de deslocamento no espaço das cidades. Uma das causas do crescimento das discussões sobre a mobilidade urbana está atrelada ao

a) panorama atual voltado para o uso de veículos movidos por combustíveis fósseis.

b) barateamento dos veículos automotores após a abertura da economia do planeta.

c) impacto positivo da utilização do transporte individual no meio ambiente global.

d) processo homogêneo de modernização das frotas de equipamentos de transporte.

e) crescimento exacerbado do uso de diversos meios de transporte no espaço urbano. a

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Letra E

A expansão urbana, em conjunto com o aumento da frota dos mais diversos meios de transporte, são fatores fundamentais que explicam a emergência das discussões sobre mobilidade urbana em nível mundial.

Questão 2

A mobilidade urbana vem sendo apontada como um problema característico dos centros urbanos. Uma explicação para a origem desse problema diz respeito ao

a) aumento da vulnerabilidade social existente nas regiões metropolitanas do planeta.

b) processo desenfreado de crescimento das zonas urbanas em razão do êxodo rural.

c) acesso igualitário de empréstimos bancários para a compra de veículos automotores.

d) fenômeno da gentrificação presente na maior parte das grandes cidades do mundo.

e) desenho de políticas públicas que buscam contribuir para a compra de carros novos.

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Letra B

O processo de urbanização, desencadeado pela saída da população do campo para a cidade, foi um elemento crucial na precarização da mobilidade urbana. O crescimento desordenado das cidades culminou em questões como trânsito lento, aumento da poluição, longas distâncias de deslocamento, dentre outras.

Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta uma das causas dos problemas de mobilidade urbana nas cidades:

a) Redução do preço das passagens dos transportes de uso coletivo.

b) Processo de migração presente nas grandes regiões metropolitanas.

c) Incentivo ao uso de meios de transporte arcaicos, como a bicicleta.

d) Aumento do número de veículos individuais presentes nas cidades.

e) Proposição de políticas sociais que garantam passagens baratas.

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Letra D

O uso de meios de transporte individuais, como os carros, aumentam consideravelmente o fluxo de trânsito na cidade. Logo, eles geram maior pressão sobre as estruturas de transporte e contribuem para a precariedade do trânsito nas grandes cidades.

 

Questão 4

A partir de uma análise ambiental, indique a alternativa que apresenta um impacto negativo da utilização de meios de transporte no espaço urbano:

a) Acentuação da poluição do subsolo.

b) Compactação do solo das cidades.

c) Remoção da vegetação nativa local.

d) Canalização das planícies fluviais.

e) Emissão de poluentes atmosféricos.

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Letra E

O uso de veículos tradicionais, principalmente movidos a combustíveis fósseis, gera grande emissão de poluentes nas cidades. Esse é um grave impacto ambiental registrado pelos meios de transporte nos centros urbanos.

Questão 5

Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um desafio encontrado pelo Brasil em relação à mobilidade?

a) Incentivo do uso de meios de transporte alternativos, como o patinete.

b) Facilitação de acesso de transporte para idosos e aposentados.

c) Deterioração da qualidade dos veículos de transporte coletivo.

d) Priorização de ferrovias para o transporte de longas distâncias.

e) Utilização de meios de transporte que emitem poucos poluentes.

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Letra C

A deterioração dos veículos de transporte coletivo no Brasil não é um desafio para o país, uma vez que essa é uma realidade encontrada em diversas cidades brasileiras. A precariedade do transporte público é um dos motivos do aumento do uso do transporte individual no Brasil.

Questão 6

Assinale corretamente a alternativa que apresenta um exemplo de transporte sustentável:

a) Bicicletas.

b) Navios.

c) Caminhões.

d) Aviões.

e) Automóveis.

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Letra A

A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, uma vez que dispensa a utilização de combustíveis fósseis e gera baixíssimo impacto no meio ambiente.

Questão 7

Relativamente ao espaço urbano, uma ação que pode contribuir para a diminuição do trânsito nas cidades é a

a) utilização de veículos individuais pela maior parte da população local.

b) descentralização das atividades econômicas presentes nas zonas centrais.

c) proibição de aplicativos de transporte, muito utilizados pela população.

d) desestimulação da prática da carona, por causa da grande violência urbana.

e) proposição de políticas para extinção das pistas exclusivas de ônibus.

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Letra B

A descentralização das atividades econômicas nas cidades, por meio da criação de subcentros, por exemplo, provoca a diminuição dos deslocamentos intraurbanos. Sendo assim, há um impacto direto na diminuição do trânsito urbano.

Questão 8

Uma opção para fomentar a melhoria da mobilidade urbana é a

a) elevação dos impostos para veículos urbanos.

b) utilização de veículos altamente poluentes.

c) proibição do uso de carros em toda a cidade.

d) integração entre os sistemas de transporte.

e) privatização das linhas de transporte público.

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Letra D

A integração entre diferentes tipos de transporte, como ônibus e metrôs, por exemplo, é uma forma de promover a melhoria do transporte público, mediante o aumento da eficiência do deslocamento ao longo do espaço urbano.

Questão 9

(Enem 2016) Os gargalos rodoviários do Brasil e o caótico trânsito das suas metrópoles forçam os governos estaduais e federal a retomar os planos de implantação dos trens regionais. Durante as últimas quatro décadas, a malha ferroviária foi esquecida e sucateada, tanto que hoje, em todo o país, apenas duas linhas de passageiros estão em funcionamento. Transportam 1,5 milhão de pessoas entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e entre São Luís (MA) e Carajás (PA) — as duas operadas pela mineradora Vale. Nos anos 1960, mais de 100 milhões de passageiros utilizavam trens interurbanos no território nacional.

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 set. 2010.

O sucateamento do meio de transporte descrito foi provocado pela

a) redução da demanda populacional por trens interurbanos.

b) inadequação dos trajetos em função da extensão do país.

c) precarização tecnológica frente a outros meios de deslocamento.

d) priorização da malha rodoviária no período de modernização do espaço.

e) ampliação dos problemas ambientais associados à conservação das ferrovias.

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Letra D

O Brasil é um país que investiu, historicamente, na malha rodoviária. Sendo assim, meios de transporte como os trens não receberam investimentos concretos e caíram em desuso em boa parte do país.

Questão 10

(Enem 2015) Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).

Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

a) experiência temporal regida pelo tempo orgânico e pessoal.

b) experiência que flexibilizava a obediência ao tempo do relógio.

c) relação de códigos que estimulavam o trânsito de pessoas na cidade.

d) normatização do tempo com vistas à disciplina dos corpos na cidade.

e) cultura urbana capaz de conviver com diferentes experiências temporais.

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Letra D

A adoção de políticas públicas, como planos de mobilidade urbana e códigos de postura municipais, implicam na necessidade de normatização do tempo e do espaço, como uma forma de controle dos espaços urbanos.

Questão 11

(ESPM 2018) Podemos afirmar sobre dados recentes da população brasileira que:

a) a expectativa de vida da população masculina é menor que a da feminina e, em parte, isso está relacionado à violência urbana e a acidentes de trânsito.

b) o crescimento vegetativo caiu devido à diminuição da taxa de mortalidade nos últimos 40 anos.

c) o frequente aumento da taxa de mortalidade infantil verificado na última década é resultado da estagnação no serviço de saneamento básico.

d) o ligeiro aumento na base da pirâmide etária indica uma reorientação demográfica verificada nos últimos anos.

e) os planos assistencialistas adotados pelo governo brasileiro erradicaram a alta concentração de renda do país.

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Letra A

O trânsito caótico e violento do Brasil, assim como os demais aspectos da violência urbana, é um dos principais elementos que caracterizam a menor expectativa de vida masculina quando comparada à feminina entre a população brasileira.

Questão 12

(Famerp 2015) Dentre os mecanismos empregados na gestão da política urbana das cidades brasileiras, há a Lei de Zoneamento, que consiste no estabelecimento

a) de melhorias em regiões pré-definidas, por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

b) de prioridades de mobilidade urbana para garantir a sustentabilidade, a eficiência e os menores custos nos deslocamentos.

c) de diferenças entre a regularização fundiária de interesse social e a de interesse específico para agilizar a legitimação de posse da terra.

d) de princípios, diretrizes e normas para que o processo de desenvolvimento se realize entre os diferentes agentes do espaço urbano.

e) de regras de parcelamento, uso e ocupação do solo para definir as atividades que podem ser instaladas nos diferentes lugares da cidade.

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Letra E

As legislações de zoneamento, como as empregadas na mobilidade urbana, têm como objetivo aplicar diretrizes para o uso e a ocupação do solo nas cidades. Essas legislações são um importante instrumento para a manutenção da ordem urbana.

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