Exercícios sobre o Pará
O Pará é uma unidade federativa brasileira. Portanto, ele integra uma das cinco Regiões do território nacional. Marque a alternativa que indica, corretamente, o complexo regional que abriga o estado paraense.
a) Sul
b) Norte
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Nordeste
Alternativa correta: letra “B”.
a) Falso – A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
b) Verdadeiro – O Pará está localizado na Região Norte. Os outros estados que integram esse complexo regional são: Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre.
c) Falso – A Região Centro-Oeste é integrada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal.
d) Falso – Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro compõem a Região Sudeste.
e) Falso – O Nordeste é formado pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
O estado paraense possui, atualmente (2010), 143 municípios. Marque a alternativa que corresponde ao município que é a capital do Pará.
a) Palmas
b) Goiânia
c) Santarém
d) Porto Velho
e) Belém
Alternativa correta: letra “E”.
a) Falso – O estado do Tocantins tem a cidade de Palmas como sua capital.
b) Falso – Goiânia é capital do estado de Goiás.
c) Falso – Santarém é a segunda cidade mais populosa do estado do Pará, porém, não é a capital.
d) Falso – Porto Velho é capital do estado de Rondônia.
e) Verdadeiro – Com mais de 1,4 milhão de habitantes, a cidade de Belém é a capital paraense.
Analise as afirmativas sobre os aspectos físicos do estado do Pará e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O território do Pará está situado na Zona temperada do sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico. Esse fato faz com que o clima do estado seja subtropical.
b) Localizado na Região Norte, o Pará possui fronteiras com estados das Regiões Centro-Oeste e Nordeste.
c) A formação do relevo paraense não é homogênea, ou seja, apresenta características distintas ao longo do território. Os principais tipos de relevo no Pará são planície, depressões e pequenos planaltos.
d) Com área de 1.247.689,515 quilômetros quadrados, o Pará é o segundo maior estado do Norte e o terceiro maior do Brasil, atrás somente do Amazonas e de Mato Grosso.
e) A vegetação estadual é marcada pela presença de vários biomas: mangues, campos, cerrado e floresta Amazônica.
a) Falso – O clima predominante no Pará é o equatorial. O território estadual está situado entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer, sendo, inclusive, “cortado” pela linha do Equador.
b) Verdadeiro – O Pará integra a Região Norte. Esse estado limita-se com unidades federativas das Regiões Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).
c) Verdadeiro – O relevo paraense apresenta formas distintas ao longo do território: planície amazônica (ao norte), depressões e pequenos planaltos (restante do território).
d) Falso – O Pará, com extensão territorial de 1.247.689,515 km², é o segundo maior estado da Região Norte, atrás somente do Amazonas (1.570.745,680 km².). É, também, o segundo maior do Brasil, com área superior a do estado de Mato Grosso (903.357,908 km²).
e) Verdadeiro – O bioma predominante no estado do Pará é a floresta Amazônica, no entanto, também existem áreas de mangues, campos e cerrado.
Leia as alternativas sobre os aspectos da população paraense.
I – Conforme dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará possui 7,4 milhões de habitantes, sendo o segundo estado mais populoso da Região Norte.
II – O território paraense é superpovoado, ou seja, apresenta densidade demográfica elevada, não possuindo vazios populacionais.
III – A população paraense apresenta pouca diversidade étnica, visto que o território passou a ser habitado somente após os fluxos migratórios de paulistas, gaúchos e mineiros para a região, durante a década de 1950.
IV – A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas e a cidade mais populosa é Belém, capital estadual.
V – Vários problemas de ordem socioeconômica afetam a população paraense, que sofre com o déficit dos serviços de saneamento ambiental, alta taxa de analfabetismo, etc.
Portanto, as alternativas corretas são:
a) I, III e V
b) Todas as alternativas
c) III, IV e V
d) IV e V
e) I e V
Alternativa correta: letra “D”.
I –Errado – Com aproximadamente 7,4 milhões de habitantes, o estado do Pará é o mais populoso da Região Norte, abrigando quase a metade da população desse complexo regional.
II –Errado – O estado do Pará apresenta grandes vazios demográficos, fato que reflete na baixa densidade demográfica: 5,9 habitantes por quilômetro quadrado. Portanto, ele não é superpovoado.
III – Errado – O território paraense não passou a ser habitado por consequência dos fluxos migratórios de paulistas, gaúchos e mineiros. Esse estado já era habitado por tribos indígenas, além de comunidades quilombolas. Esses elementos contribuem diretamente na diversidade étnica da população estadual.
IV – Correto – Aproximadamente 75% dos habitantes do Pará residem em áreas urbanas. A capital, Belém, é a cidade com maior concentração populacional do estado: 1.437.600 habitantes, conforme dados do IBGE.
V – Correto – Entre os principais problemas socioeconômicos estão: apenas 49% das residências têm acesso à água tratada; cerca de 40% não possuem rede de esgoto; o analfabetismo atinge 12% dos habitantes.
Sobre o potencial econômico do Pará é INCORRETO afirmar que:
a) O estado do Pará detém a economia mais expressiva do Norte, visto que o seu Produto Interno Bruto (PIB) é o maior da Região.
b) A agricultura é uma atividade de grande importância para a captação de receitas financeiras. Os principais cultivos no Pará são banana, cana-de-açúcar, mandioca, pimenta-do-reino, entre outros.
c) O solo paraense possui poucos recursos minerais, fato que faz da mineração uma atividade de pouca expressão para a economia estadual.
d) O turismo está em constante expansão no estado do Pará e os principais destinos são Belém, Santarém e as praias na porção norte.
e) Durante a década de 1980, a região de Serra Pelada proporcionou a extração de toneladas de ouro, porém a produção decresceu na década seguinte.
Alternativa INCORRETA: letra “C”.
a) Correto – O Pará possui a economia mais desenvolvida do Norte, contribuindo com 37% do PIB regional.
b) Correto – A agricultura é um setor de suma importância para a economia paraense. Os principais produtos são a banana, cana-de-açúcar, mandioca, arroz, feijão e pimenta-do-reino.
c) Incorreto – A mineração é a maior responsável pelas exportações estaduais, sendo, portanto, de fundamental importância para a economia do Pará, que é grande produtor de ouro, bauxita, ferro, manganês e estanho.
d) Correto – As cidades de Belém e de Santarém, além das praias marítimas, como Salinas e Tracuateua, recebem milhares de visitantes, fato que tem impulsionado a atividade turística no estado.
e) Correto – A região de Serra Pelada, considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo, foi grande produtora de ouro durante a década de 1980. As jazidas sofreram redução nas décadas seguintes.