Exercícios sobre região Nordeste
É a região brasileira constituída pelo maior número de estados, nove no total. É marcada pela diversidade de paisagens, especialmente em relação às vegetações e climas, que permitem a divisão do território em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
O enunciado faz referência à região:
A) Norte.
B) Nordeste.
C) Centro-Oeste.
D) Sudeste.
E) Sul.
Alternativa B
A região Nordeste é a região do Brasil com o maior número de estados e se caracteriza pela variedade climatobotânica que permite sua regionalização em quatro sub-regiões distintas em seus quadros naturais.
O povoamento da região iniciou-se no século XVI, com a chegada dos colonizadores portugueses. Os cultivos de cana-de-açúcar no litoral e a criação de gado bovino no interior marcaram o processo de ocupação dos espaços nessa região do país.
Qual é a região?
A) Sudeste.
B) Norte.
C) Sul.
D) Nordeste.
E) Centro-Oeste.
Alternativa D
A colonização portuguesa no Brasil foi iniciada na região Nordeste, ainda no século XVI. A região litorânea, denominada Zona da Mata, foi palco das monoculturas de cana-de-açúcar, e as áreas interioranas, Agreste e Sertão, foram ocupadas inicialmente pela pecuária de bovinos.
Observe o mapa que representa as sub-regiões do Nordeste brasileiro:
As sub-regiões identificadas pelo número 2 pelo número 4 são, respectivamente:
A) Sertão e Zona da Mata.
B) Agreste e Sertão.
C) Meio-Norte e Zona da Mata.
D) Sertão e Meio-Norte.
E) Zona da Mata e Agreste.
Alternativa A
As sub-regiões do Nordeste são identificadas no mapa da seguinte forma:
-
1 - Meio-Norte
-
2 - Sertão
-
3 - Agreste
-
4 - Zona da Mata
São atividades econômicas que se destacam na sub-região nordestina denominada Zona da Mata:
A) policultura de alimentos, criação de gado bovino, cultivos de cana-de-açúcar.
B) cultivos de cacau, exploração de petróleo, pecuária de ovinos.
C) industrialização, cultivos de cana-de-açúcar e de cacau.
D) criação de gado bovino, exploração de minério de ferro e de manganês.
E) exploração de alumínio, industrialização de equipamentos eletrônicos.
Alternativa C
A Zona da Mata nordestina é uma sub-região marcada pela diversidade de atividades econômicas, mas não são atividades típicas da sub-região: mineração de ferro e manganês, pecuária de bovinos e ovinos, policultura de alimentos e industrialização de equipamentos eletrônicos.
As atividades mais desenvolvidas na Zona da Mata são: monocultura de cana-de-açúcar e de cacau, exploração de petróleo e industrialização de produtos leves.
A sub-região nordestina caracterizada pelo predomínio do clima tropical semiárido e vegetação de Caatinga é:
A) Zona da Mata.
B) Meio-Norte.
C) Agreste.
D) Sertão.
Considere as características:
- Faixa de transição climática entre o tropical semiárido e o tropical litorâneo. - Presença de brejos — áreas úmidas. - Predomínio de minifúndios. - Prática da policultura de alimentos. - Cidades de destaque: Campina Grande (Paraíba) e Vitória da Conquista (Bahia). |
A qual sub-região nordestina as características se aplicam?
A) Agreste.
B) Sertão.
C) Zona da Mata.
D) Meio-Norte.
Alternativa A
Todas as características se aplicam ao Agreste. É uma área de transição climática: do clima semiárido do Sertão ao úmido da Zona da Mata, o que gera os brejos. Tradicionalmente, é uma área produtora de gêneros alimentícios em pequenas propriedades rurais.
A vegetação representada na imagem é a Mata dos Cocais. Vegetação típica de uma sub-região nordestina, tem como principais espécies o babaçu e a carnaúba.
Em qual sub-região nordestina a Mata dos Cocais é predominante?
A) Sertão.
B) Agreste.
C) Meio-Norte.
D) Zona da Mata.
Alternativa C
A Mata dos Cocais é uma formação vegetal do Meio-Norte nordestino. É caracterizada pela presença de palmáceas, com destaque para o babaçu e a carnaúba, espécies que sustentam a extração de madeira, com folhas para artesanato e substâncias amplamente utilizadas pela indústria. Maranhão e Piauí são os estados onde a Mata dos Cocais está presente.
A Zona da Mata é a sub-região que abarca a porção litorânea do Nordeste. Caracterizada pela alta concentração populacional decorrente da colonização portuguesa, é a região das maiores cidades nordestinas.
Considerando o quadro natural da Zona da Mata, marque a alternativa que indica corretamente o clima e a vegetação que predominam na área:
A) Clima tropical semiúmido – Cerrado
B) Clima tropical úmido – Mata Atlântica
C) Clima subtropical – Campos
D) Clima tropical semiárido – Caatinga
E) Clima tropical de altitude – Araucárias
Alternativa B
A Zona da Mata é caracterizada em seu quadro natural pela presença do clima tropical úmido (litorâneo) e pela vegetação original de Mata Atlântica (embora bastante devastada).
(Famerp) Nas migrações internas do Brasil, os retirantes correspondem a pessoas que se deslocam
A) no contexto das secas prolongadas na região Nordeste.
B) no período de entressafra na região Sudeste.
C) nos momentos de cheia dos rios da Bacia Amazônica.
D) na baixa temporada do turismo no Pantanal Mato-Grossense.
E) nos períodos de menor dinamismo industrial da região Sul.
Alternativa A
Retirante é o nome que se dá ao emigrante que sai do Sertão em direção à Zona da Mata e outras regiões do Brasil. A principal razão da emigração é a questão das secas prolongadas, típicas do Sertão nordestino.
(Uece) Considerando o desenvolvimento urbano e a ampliação das funções regionais das cidades na rede urbana brasileira, em geral, e nordestina, em particular, assinale a afirmação verdadeira atinente às mudanças ocorridas nas cidades da região Nordeste nas últimas décadas.
A) As políticas urbanas e ambientais avançaram nas capitais e cidades médias da região Nordeste, promovendo avanços no desenvolvimento sustentável, ao passo que democratizou nelas os direitos sociais básicos e ao meio ambiente equilibrado.
B) Desenvolvimento econômico, modernização tecnológica e política urbana têm atendido, de modo homogêneo e eficiente, as populações que habitam áreas urbanas, provendo-lhes condições socioambientais e políticas sustentáveis e satisfatórias ao bem-estar social nas médias e grandes cidades.
C) Cidades médias como Mossoró, Campina Grande, Sobral, Juazeiro do Norte, Feira de Santana e Vitória da Conquista adquiriram primazia a ponto de tomarem o comando econômico antes detido pelas capitais.
D) Apesar da ampliação das funções regionais que cidades médias e metrópoles desempenham na rede urbana, bem como da modernização tecnológica e do dinamismo econômico, a promoção dos benefícios sociais não alcança a todos os cidadãos com equidade e eficiência.
Alternativa D
A alternativa é correta, pois retrata a realidade das cidades nordestinas que melhoram em termos de atividades econômicas, mas não conseguem promover melhoria de vida significativa para a maior parte da população. Os índices sociais da região Nordeste melhoram de forma lenta, mas ainda são, junto aos da região Norte, os mais deficientes do Brasil.
(PUC) O conhecimento acerca das características ambientais e socioeconômicas de um determinado território é de fundamental importância para a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social. Para tanto, propostas de regionalização visam a agregar uma série de características e, assim, permitir a formulação de políticas voltadas ao planejamento territorial. Um exemplo é a proposta de regionalização do nordeste brasileiro em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
Considerando o exposto, marque a única alternativa que trata da sub-região econômica e sua correta descrição natural, econômica e social:
A) Sertão: distribui-se em estreita faixa, onde ocorrem os maiores índices pluviométricos. Nela há o predomínio da monocultura da cana-de-açúcar, bem como maior quantitativo populacional.
B) Agreste: caracterizado pela transição entre o clima litorâneo e semiárido, de policultura, onde se destacam cidades médias, consideradas polos de desenvolvimento regionais.
C) Zona da Mata: marcada pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, expressiva atividade agropecuária e onde se localizam sete das nove capitais nordestinas.
D) Meio-Norte: ambiente muito semelhante à região amazônica, com o predomínio do extrativismo vegetal e onde se localiza a maior parte da atividade turística da região Nordeste.
Alternativa B
A sub-região Agreste é uma área de transição entre o clima tropical semiárido e vegetação de Caatinga e o tropical litorâneo com vegetação de Mata Atlântica.
A) Sertão – não há predomínio de monocultura de cana-de-açúcar e representa uma grande parte territorial da região Nordeste.
C) Três capitais não estão na Zona da Mata: Teresina, São Luís e Fortaleza.
D) O Meio-Norte é uma zona de transição entre a Amazônia e o Sertão e não se caracteriza pela atividade turística, que é maior na Zona da Mata.
(Uece) Assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz a seguir sobre a paisagem e a formação da região Nordeste do Brasil.
( ) Entre as grandes regiões brasileiras, o Nordeste caracteriza-se por apresentar as paisagens naturais e culturais menos diversificadas.
( ) Durante a fase de ocupação do território nordestino por meio da agroindústria canavieira, destacou-se a utilização de força de trabalho escrava e uma acumulação de riquezas com forte dependência do mercado externo.
( ) Além de estimular o povoamento de grandes parcelas do sertão semiárido no Nordeste do Brasil, a cultura algodoeira desenvolveu a indústria têxtil, atrelando cultura agrícola e atividade manufatureira na região.
( ) Pelo fato de ser a região de ocupação mais antiga do território brasileiro, a colonização inicial do Nordeste deu-se em função da demanda por produtos alimentícios e por matérias-primas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, F, F, F.
B) F, V, V, V.
C) V, F, F, V.
D) F, V, V, F.
Alternativa B
A primeira alternativa é falsa, pois as paisagens naturais e culturais do Nordeste são diversificadas, por isso a divisão da região em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.