Exercícios sobre Geografia urbana
(Uece) A tradição nos estudos de geografia urbana no Brasil privilegiou a análise das áreas metropolitanas e o crescimento das grandes cidades. Recentemente, observa-se um crescente interesse pela compreensão das cidades médias e suas articulações no contexto regional e nacional. Assinale o correto.
A) No contexto da rede urbana, as cidades médias constituem-se como nós articuladores entre as pequenas cidades e seus distritos.
B) As cidades médias estão vinculadas, apenas, ao adensamento populacional, uma vez que, na nova hierarquia urbana, o tamanho da população é mais importante que a posição da cidade.
C) As cidades médias são centros que oferecem bens e serviços com certo grau de especialização para o contexto regional em que estão localizados.
D) As cidades médias se caracterizam pela presença de inúmeros problemas ambientais, o que não ocorre com os centros metropolitanos.
Alternativa C
As cidades médias oferecem boa infraestrutura em termos socieconômicos, mas não possuem o título de metrópole, embora exerçam grande poder de influência em âmbito regional.
(UFC) Analise os seguintes conceitos referentes à Geografia urbana:
I. Metrópole nacional é a denominação dada às grandes cidades que possuem determinados equipamentos urbanos (indústrias, bancos, comércio, universidades e centros culturais) e conseguem exercer influência em todo o território nacional.
II. Metrópole regional é o nome dado às cidades que dominam e polarizam uma dada região.
III. Cidades locais são as pequenas cidades que exercem influência numa área reduzida em que há predominância de padrões rurais semiurbanos.
Com base nos conceitos, pode-se afirmar que:
A) apenas I é correto.
B) apenas III está correto.
C) apenas I e II estão corretos.
D) apenas II e III estão corretos.
E) I, II e III estão corretos.
Alternativa E
As alternativas indicam corretamente os conceitos de metrópole nacional, metrópole regional e cidades locais, desenvolvidos e utilizados nos estudos da Geografia urbana.
(Uece)
“No que se refere à cidade, ela é analisada também em sua dimensão histórica, produto da divisão do trabalho. Isso significa que a cada momento a cidade vai assumir dimensões e conteúdos diferentes.”
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Repensando a Geografia urbana: Uma nova perspectiva se abre. pp. 157-198. apud. Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. Ana Fani Alessandri Carlos. (org.). São Paulo: EDUSP. 1994.
A análise do urbano no Brasil é desafiadora e envolve também a (re)organização espacial pelo capital na dimensão escalar do tempo. A partir do excerto anterior e considerando a questão urbana no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I. Há uma sutil relação entre o capital e o processo de urbanização, de tal forma que a cidade pode ser entendida como um dos principais ambientes para a produção do capital.
II. A hierarquia urbana brasileira é comandada por 12 metrópoles, que estabelecem redes urbanas, e estas são diferentes no tamanho, na complexidade e na organização.
III. A morfologia do tecido urbano no Brasil não é homogênea, ao contrário, é desigual. Os impactos ambientais ao longo do tempo sobre as formas de uso e ocupação do solo, a violência e o trabalho são alguns dos temas mais comuns à cidade no Brasil.
É verdadeiro o que se afirma
A) somente em I e II.
B) somente em I e III.
C) somente em II e III.
D) em I, II e III.
Alternativa D
A urbanização é um processo recente no Brasil e ocorreu de modo rápido e desordenado, o que resultou numa matriz causadora de diversos problemas, como congestionamentos, poluição, insegurança. Mas, ao mesmo tempo, é no espaço urbano que se exerce a profissão, a política e suas disputas, emprestando aos centros urbanos grande dinamismo, complexidade e diversidade.
(UFPR) Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.
Brasil: distribuição dos municípios por níveis de centralidade, 2014.
Níveis de centralidade |
Número de municípios |
1 |
2 |
2 |
1 |
3 |
6 |
4 |
11 |
5 |
84 |
6 |
153 |
7 |
251 |
8 |
718 |
9 |
978 |
(Fonte: IBGE, 2014. Disponível: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/redes_e_fluxos_do_territorio/ gestao_do_territorio/gestao_do_territorio_2014.pdf>. Acesso em 17 set. 2015)
Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que, no nível 1 de centralidade de gestão, encontram-se São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, assinale a alternativa correta.
A) Os municípios classificados no nível 1 de centralidade da gestão do território brasileiro demonstram correspondência direta entre centralidade de gestão e tamanho demográfico.
B) O nível de centralidade dos municípios é construído usando-se como parâmetros três informações fundamentais: o tamanho do PIB, a densidade demográfica e os fluxos que a cidade estabelece dentro do seu respectivo estado.
C) A centralidade de gestão exercida por São Paulo e Brasília explica-se pelo desempenho industrial dessas metrópoles no território nacional.
D) Os níveis de centralidade de gestão apresentados na tabela abarcam o total dos municípios brasileiros.
E) Os três primeiros níveis da hierarquia mostram que há desequilíbrio entre as cinco grandes regiões brasileiras na distribuição geográfica dos municípios considerados como centros de gestão do território.
Alternativa E
Os três primeiros níveis da hierarquia urbana são formados por poucas metrópoles nacionais e regionais, que apresentam grande influência socioeconômica e cultural sobre o território quanto à sua gestão. Ocorre desequilíbrio regional uma vez que a maioria das cidades é do centro-sul e nenhuma da região Norte.
“A Geografia ______ é de fundamental importância para compreendermos o espaço em que estamos inseridos e a maneira como ele se transforma. Por meio das reflexões e dos principais conceitos trabalhados por essa área do conhecimento é possível direcionar um olhar crítico aos fenômenos que são característicos das cidades e entender mais a fundo a relação que possuímos com o urbano enquanto agentes produtores e modificadores desse espaço.”
GUITARRARA, Paloma. “Geografia urbana”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm.
O ramo da Geografia descrito no enunciado e que completa corretamente a lacuna é:
A) humana
B) física
C) urbana
D) histórica
E) demográfica
Alternativa C
A Geografia urbana é um ramo da Geografia que se dedica ao estudo da dinâmica e dos processos responsáveis pela produção e reprodução do espaço urbano.
“Corresponde ao espaço que é construído, modificado e reordenado por meio da ação dos agentes sociais, segundo a definição do geógrafo Roberto Lobato Côrrea. Esses espaços concentram grandes populações e são constituídos por casas, prédios e edificações onde as pessoas vivem e também desenvolvem, concomitantemente, diversas atividades associadas ao trabalho e à reprodução do capital, como o comércio, os serviços e a produção industrial. É nele que se desenvolvem as cidades.”
GUITARRARA, Paloma. “Geografia urbana”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm.
O enunciado descreve qual conceito estudado pela Geografia urbana?
A) Espaço urbano
B) Espaço natural
C) Espaço ambiental
D) Espaço mundial
E) Espaço desenvolvido
Alternativa A
O espaço urbano é o que concentra o maior volume de população, e por ele são desenvolvidos os fluxos relacionados e que identificam uma cidade: capitais, informações e atividades econômicas.
Uma das divisões administrativas de um território que tem governo a cargo da prefeitura, composta pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores, é:
A) zona urbana
B) distrito
C) município
D) cidade
E) metrópole
Alternativa C
A denominação município envolve a delimitação territorial de um ambiente que possui governo próprio instituído pela existência de uma prefeitura e seus cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
“Uma cidade que apresenta elevado grau de desenvolvimento e que concentra uma grande variedade de serviços, atividades e instituições. Por essa razão, essas cidades exercem influência sobre um conjunto de outras cidades ou determinada região. A classificação dessas especiais cidades varia conforme a escala territorial que o seu poder de centralidade alcança.”
GUITARRARA, Paloma. “Geografia urbana”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm.
A cidade descrita é:
A) megalópole
B) megacidade
C) cidade global
D) metrópole
E) município
Alternativa D
Uma metrópole é a cidade mais importante de uma região metropolitana. Seu poder de influência sobre as demais cidades da região metropolitana estabelece sua definição.
A construção das cidades e a reprodução do espaço urbano são resultantes da ação que os seres humanos exercem sobre o meio. Sendo assim, a Geografia urbana se torna parte de um ramo maior da ciência geográfica que chamamos de:
A) Geografia social
B) Geografia geral
C) Geografia física
D) Geografia global
E) Geografia humana
Alternativa E
A Geografia humana se dedica ao estudo das dinâmicas humanas no espaço geográfico, e a Geografia urbana concentra-se nos estudos dessas dinâmicas nos espaços urbanos.
“É um fenômeno caracterizado pelo crescimento urbano intenso e desordenado, pela ausência de estruturas físicas e econômicas para comportar essas transformações, gerando ambientes urbanos problemáticos. Normalmente é verificado em grandes cidades, especialmente nos países subdesenvolvidos, e pode ser descrito como a concentração espacial desigual de pessoas e de serviços dos mais variados tipos.”
GUITARRARA, Paloma. “Geografia urbana”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm.
Qual o fenômeno descrito?
A) Metropolização
B) Conurbação
C) Macrocefalia urbana
D) Cidade subdesenvolvida
E) Megacidade
Alternativa C
A macrocefalia urbana é um fenômeno que se estabelece, normalmente, em grandes cidades de países subdesenvolvidos e se caracteriza pelo crescimento anormal e desordenado do espaço urbano.
“Corresponde à integração de um conjunto de cidades em diversas escalas territoriais e que acontece por meio dos mais diversos fluxos que se estabelecem entre elas, como pessoas, informações, capitais, mercadorias e serviços.”
GUITARRARA, Paloma. “Geografia urbana”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-urbana.htm.
Assinale a alternativa que se relaciona com o enunciado acima:
A) rede urbana
B) conurbação
C) metropolização
D) região metropolitana
E) zona urbana
Alternativa A
A rede urbana é o resultado da integração de cidades por meio da existência dos fluxos de pessoas, capitais, informações, mercadorias e serviços. Na globalização o estabelecimento das redes urbanas se torna mais intenso a partir do aumento das possibilidades no estabelecimento das redes, dos fluxos necessários para a rede urbana.
O ordenamento territorial formado por um conjunto de cidades que se encontram interligadas a uma cidade central, que corresponde à metrópole, é o conceito de qual categoria da Geografia urbana?
A) Metrópole.
B) Região Metropolitana.
C) Conurbação.
D) Rede urbana.
E) Macrocefalia urbana.
Alternativa B
A região metropolitana é o conjunto de cidades que se ligam a uma cidade central, a metrópole, por meio das redes desenvolvidas nesses espaços. A metrópole direciona os fluxos de informações, de serviços, de capitais e de mercadorias e concentra os principais elementos da infraestrutura, que servirão as demais cidades constituintes da região metropolitana.