Exercícios sobre os elementos de um mapa
O título é um dos elementos obrigatórios de um mapa. A sua função é
A) estabelecer a relação entre a distância real e a distância do mapa.
B) apresentar o assunto que está sendo retratado pelo documento.
C) simbolizar os elementos que estão desenhados no mapa.
D) informar as fontes consultadas para a confecção do documento.
E) mostrar as linhas imaginárias presentes na localidade cartografada.
Alternativa B.
O título, um dos elementos obrigatórios de um mapa, tem como principal função apresentar o assunto que será retratado no referido documento cartográfico.
O elemento cartográfico obrigatório que indica o significado dos símbolos presentes em um mapa é corretamente chamado de
A) subtítulo.
B) fonte.
C) orientação.
D) título.
E) legenda.
Alternativa E.
A legenda é o elemento obrigatório de um mapa que indica o significado dos diferentes símbolos presentes nos documentos cartográficos.
A orientação é um elemento presente nos mapas que tem como função
A) inserir os dados coletados e usados no mapa.
B) indicar o significado das cores no documento.
C) exibir a escala gráfica no mapa de localização.
D) informar o assunto abordado pelo documento.
E) mostrar a localização dos elementos do mapa.
Alternativa E.
A orientação possibilita avaliar a localização de elementos retratados no mapa por meio de símbolos, como a Seta Norte e a Rosa dos Ventos.
Um elemento que é comumente utilizado nos mapas como forma de orientação é a:
A) Nomenclatura dos países.
B) Legenda de cores.
C) Seta Norte.
D) Fonte dos dados.
E) Grade de fusos horários.
Alternativa C.
A Seta Norte é um símbolo presente em alguns mapas que, assim como a Rosa dos Ventos, indica a orientação de determinado elemento retratado em um mapa.
A escala adotada em mapas na qual é utilizada uma linha reta graduada de diferentes medidas é corretamente chamada de escala
A) geográfica.
B) absoluta.
C) relativa.
D) gráfica.
E) numérica.
Alternativa D.
A escala gráfica é aquela confeccionada a partir de uma reta graduada que estabelece a relação entre a distância real do terreno e a distância representada no mapa.
A escala de 1:5.000.000 indica que:
A) Cada 1 centímetro no mapa representa 50 quilômetros na realidade.
B) Cada 1 centímetro no mapa representa 10 metros na realidade.
C) Cada 1 quilômetro no mapa corresponde a 1 centímetro na realidade.
D) Cada 1 quilômetro no mapa representa 10 metros na realidade.
E) Cada 1 decímetro no mapa representa 50 quilômetros na realidade.
Alternativa A.
A leitura correta da escala de 1:5.000.000 permite avaliar que, nessa escala, cada 1 centímetro no mapa representa 50 quilômetros na realidade.
A necessidade de utilização de projeções cartográficas em um mapa é fruto da
A) representação de uma superfície curva em um plano.
B) adoção de escalas do tipo gráfica e do tipo numérica.
C) apresentação de dados relativos às fontes dos mapas.
D) modificação da superfície terrestre devido ao relevo.
E) documentação de dados relativos à escala geográfica.
Alternativa A.
As projeções cartográficas são ferramentas utilizadas para representar uma superfície curva, como a superfície terrestre, em um plano, como em um mapa, por meio da adoção de técnicas cartográficas diversas.
O sistema de localização que auxilia na determinação de um ponto em uma representação cartográfica é formado por
A) altitude e latitude.
B) mapas hipsométricos.
C) paralelos e meridianos.
D) isolinhas de altitude.
E) fusos horários.
Alternativa C.
Os paralelos e os meridianos formam um sistema de grade de coordenadas que é responsável pela localização de um ponto exato na superfície terrestre por meio das chamadas coordenadas geográficas.
As informações adicionais de um mapa, como datas, períodos históricos e unidades de medida, podem ser acrescidas com o uso de
A) título.
B) subtítulo.
C) escala.
D) símbolo.
E) fonte.
Alternativa B.
O subtítulo é utilizado como uma ferramenta de acréscimo de informações ao mapa para além do título, como, por exemplo, datas, períodos históricos e unidades de medida.
A referência dos dados utilizados para a confecção de um mapa é inserida geralmente na porção inferior desse documento por meio de uma
A) orientação.
B) titulação.
C) fonte.
D) escala.
E) simbolização.
Alternativa C.
A fonte é utilizada, geralmente, na porção inferior dos mapas, como ferramenta para expor a origem das informações coletadas para a confecção deles.
(IFPE) “Existem mapas que remontam ao ano 6.000 a. C. O primeiro mapa-múndi foi publicado em 1569, pelo belga Mercator, que utilizou uma projeção para representar a superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana. Esse tipo de mapa é o mais comumente utilizado hoje e se denomina planisfério. O globo é a representação mais fiel da superfície terrestre, pois, apesar de não ser rico em detalhes, possui forma semelhante à da Terra. Todo bom mapa deve conter quatro elementos principais: título, escala, coordenadas geográficas e legenda. Eles asseguram a leitura e a interpretação precisas das informações.”
O texto aborda informações acerca de uma importante área do conhecimento, fundamental para a Ciência Geográfica na representação do espaço geográfico. Essa área é a
A) Astronomia.
B) demografia.
C) Cartografia.
D) Geologia.
E) pedologia.
Alternativa C.
A Cartografia é a ciência que estuda a concepção, a representação e a utilização das diferentes representações espaciais, como os mapas.
(Unir) Sobre aspectos cartográficos, assinale a afirmativa correta.
A) As elevações do relevo são representadas por linhas isobáricas que ligam pontos ou cotas de igual altitude em intervalos iguais.
B) O elemento que estabelece a relação ou a proporção entre a dimensão real de um lugar e sua representação no mapa é denominado escala.
C) Uma escala pequena (1/2.000 ou 1/10.000) é utilizada para os mapas de áreas urbanas, uma escala grande (1/1.000.000 ou 1/50.000.000) para os de áreas de estados, países, continentes ou mesmo o mapa-múndi.
D) Os mapas temáticos tratam de temas específicos, como relevo, clima, solo e hidrografia, sem abordar temas econômicos, políticos e sociais.
E) Uma escala gráfica é representada sob a forma de uma razão (1:50.000) ou de uma proporção (1/50.000); uma numérica se expressa por meio de uma linha reta graduada.
Alternativa B.
A escala cartográfica é um elemento obrigatório do mapa que estabelece a relação entre a distância real do terreno e a distância representada no mapa.