Exercícios sobre energia nuclear
“A energia _________ é um tipo de energia produzida por meio de reações que acontecem no núcleo dos átomos de elementos pesados e alteram a sua estrutura. O elemento pesado usado mais comumente é o urânio. Esse processo libera uma enorme quantidade de energia, a qual apresenta diversas aplicações, sendo uma delas a geração de eletricidade.”
GUITARRARA, Paloma. "Energia nuclear";Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-nuclear.htm. Acesso em 09 de janeiro de 2023.
O enunciado faz referência a qual tipo de energia?
a) Geotérmica.
b) Nuclear.
c) Maremotriz.
d) Biomassa.
e) Eólica.
Letra B
O enunciado define a energia nuclear, também conhecida como energia atômica. É produzida por meio de reações no núcleo dos átomos. Sua produção é feita em uma usina nuclear ou usina atômica.
São vantagens da energia nuclear, exceto:
a) necessidade de pequena quantidade de matéria-prima.
b) ausência de poluição atmosférica.
c) facilidade geográfica na instalação das usinas produtoras.
d) ser renovável.
e) sua eficiência.
Letra D
A energia nuclear, considerada uma energia que necessita de elevados custos de investimentos financeiros, é eficiente na geração de energia, não polui a atmosfera — por não emitir gases poluentes — e pode ter usinas instaladas em diversos locais. Um aspecto negativo é o fato de não ser renovável, embora suas matérias-primas sejam abundantes na natureza.
Sobre a produção e utilização da energia nuclear no Brasil, marque a alternativa incorreta:
a) Participa timidamente da matriz elétrica do Brasil (menos de 4% do total) e tem sua produção concentrada no estado do Rio de Janeiro.
b) A primeira usina nuclear do Brasil, Angra I, opera desde 1985 e está localizada na cidade de Angra dos Reis.
c) A segunda usina nuclear do Brasil, também localizada na cidade de Angra dos Reis e nomeada de Angra II, contribui com a produção nacional.
d) Na década de 1980, iniciou-se a construção da terceira usina nuclear do Brasil, Angra III, que ainda não foi finalizada.
e) O Brasil encerrou seu programa nuclear em 2017, atendendo à necessidade estabelecida pelo Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN).
Letra E
O Brasil é signatário do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN) e se compromete a não utilizar sua tecnologia nuclear para a produção de armas e bombas. Seu programa nuclear visa apenas a fins pacíficos e está em expansão, com a projeção de construção de mais usinas nucleares no país.
Uma das desvantagens verificadas na produção e utilização da energia nuclear diz respeito ao seu alto custo se comparado, por exemplo, ao custo da hidreletricidade.
Um fator que justifica esse alto custo é a/o:
a) distribuição da energia.
b) instalação da usina.
c) preço da matéria-prima.
d) combate aos resíduos atmosféricos.
e) impactos ambientais.
Letra B
Um aspecto que justifica o elevado custo da energia nuclear é a instalação da usina, que requer elevados investimentos, e esse custo é repassado para o consumidor da energia.
A primeira usina nuclear, cuja função é a produção de energia nuclear, começou suas operações em 1954. Em qual país a produção de energia nuclear em larga escala foi pioneira?
a) Estados Unidos.
b) China.
c) Ex-URSS, atual Rússia.
d) Inglaterra.
e) Alemanha.
Letra C
O primeiro reator nuclear foi desenvolvido em 1942 por Enrico Fermi, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Porém, a primeira usina nuclear que operou para a produção em larga escala de energia nuclear foi instalada na cidade de Obninsk, em 1954, na antiga União Soviética, atual Rússia.
A maior preocupação acerca da produção e utilização da energia nuclear no mundo ocorre em função dos riscos de acidentes: vazamentos de material radiativo e explosões de reatores. Acidentes envolvendo a produção desse modelo energético já ocorreram e sempre deixaram o mundo atônito.
Marque a alternativa que indica corretamente a usina nuclear e o país que já apresentaram acidentes com material radiativo utilizado na produção de energia nuclear:
a) Chernobyl – Polônia.
b) Fukushima – China.
c) Angra I – Brasil.
d) Three Mile Island – Estados Unidos.
Letra D
-
Nunca houve acidente radiativo na usina brasileira de Angra I.
-
Chernobyl foi palco do maior acidente nuclear do mundo, mas essa usina está localizada no território da Ucrânia.
-
Fukushima, usina que por ter sido afetada por um tsunami e terremoto, liberou material radiativo, mas está localizada no Japão.
Uma vantagem verificada na produção e utilização da energia nuclear no mundo moderno é o fato de se tratar de uma fonte energética que não polui a atmosfera. Aponte a alternativa que justifica essa vantagem:
a) A limpeza dos resíduos é feita de forma total ainda na usina e não permite a liberação de gases poluentes.
b) A utilização de biomassa em seu processo de produção, que permite a liberação somente de vapor de água para a atmosfera.
c) Processo de queima dos materiais que geram a energia feita de forma sustentável, obedecendo, atualmente, o Acordo de Paris.
d) A fissão nuclear que aquece água e gera energia não produz resíduos gasosos que podem ser eliminados na atmosfera.
e) Utilização de elementos renováveis na produção de energia nuclear, não permitindo o lançamento de gases poluentes.
A produção de energia nuclear é um fato importante para a manutenção da oferta de energia elétrica no mundo, mas as preocupações acerca dessa energia envolvem:
a) mineração do urânio, que provoca elevada poluição atmosférica.
b) descarte do lixo atômico, que pode promover a liberação de material radiativo.
c) geração de calor nas usinas, que altera a fauna e a flora locais.
d) liberação de gás carbônico no processo de produção da energia nuclear.
e) mudança no curso dos rios que passam pelas proximidades das usinas nucleares.
Letra B
O lixo atômico é o material descartado no processo de produção de energia nuclear. Esse lixo deve ser acomodado de forma segura para que a radiação não seja liberada nos solos e em corpos de água.
(UFPR 2020) No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Chernobyl, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Chernobyl se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.
(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)
O evento ocorrido em Chernobyl atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.
b) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.
c) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.
d) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.
e) O acidente de Chernobyl influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.
Letra B
O desenvolvimento de um programa nuclear para fins pacíficos, ou seja, visando apenas à produção de energia nuclear, é um direito dos países. Desde que anunciou seu programa nuclear, o Irã é alvo de críticas e sanções impostas pelos Estados Unidos, que acusam o país árabe de utilizar tecnologias nucleares para possível produção de armas e bombas.
(FGV-RJ) Os principais efeitos adversos associados à produção de energia nuclear têm sido motivo de acirrados debates, pois o número de reatores em operação tende a aumentar e, junto deles, os riscos e a possibilidade de desastres ambientais.
Sobre as implicações ambientais do uso de energia nuclear, analise as afirmações a seguir.
I. A produção de energia por meio de um reator nuclear pode ser considerada “limpa”, uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais.
II. A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear.
III. Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica.
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III.
d) III, apenas.
e) I, apenas.
Letra C
I. Item correto, pois a produção de energia nuclear não libera gases poluentes na atmosfera terrestre. É, portanto, uma energia limpa.
II. Item correto, pois os resíduos da produção de energia nuclear, chamados de lixo atômico, são geradores de radiação.
III. Item correto, pois o vazamento de material radiativo é preocupante em função de as partículas serem carregadas para grandes distâncias, seja pelo ar ou água.
(UEA) Em 2012, 1,4% da energia necessária para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia (56,3% de combustíveis fósseis, por exemplo), é importante conhecermos seus riscos. Uma desvantagem dessa fonte energética é
a) vincular sua operação à previsão de mudanças climáticas em escala global.
b) gerar resíduos difíceis de serem armazenados de modo seguro.
c) não proporcionar independência energética aos países importadores de combustíveis fósseis.
d) contribuir para o efeito estufa com a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
e) não possuir uma base científica segura e confiável para sua operação.
Letra B
Embora seja responsável pela geração de uma pequena parcela da energia elétrica utilizada no Brasil, a produção de energia nuclear é desenvolvida nas usinas nucleares de Angra I e Angra II. Os dois maiores problemas relacionados a esse modelo energético são o alto custo e o destino do lixo atômico.
(UFSJ) A energia nuclear foi considerada a energia do futuro, principalmente a partir dos primeiros choques do petróleo árabe, no início da década de 1970. Em 2008, já existiam 436 centrais nucleares instaladas em 31 países do mundo. O crescimento da participação da energia nuclear na oferta total de energia revelou outros problemas.
Em relação a esses problemas, é INCORRETO afirmar que
a) a França e a Alemanha desistiram de ampliar o número de suas usinas depois do acidente de Fukushima, em 2011, apesar dos baixos custos para produção desse tipo de energia e tecnologia.
b) a tecnologia aplicada à manutenção e ao monitoramento das usinas nucleares não garante plenamente as condições físicas dessas usinas perante possíveis fenômenos naturais.
c) a tecnologia e as pesquisas no campo da energia nuclear favorecem o aumento de risco de grupos paramilitares e terroristas usarem artefatos atômicos.
d) a existência e o funcionamento de usinas nucleares geram aquecimento da água do mar, risco de fuga de radiação e produção de dejetos radioativos.
Letra A
A energia nuclear possui alto custo. A instalação e manutenção das usinas geradoras necessitam de elevados investimentos financeiros. Após o acidente ocorrido no Japão em 2011, apenas a Alemanha anunciou a intenção de diminuir a produção de energia nuclear.