Whatsapp

Exercícios sobre espaço geográfico

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará a sua compreensão sobre o conceito de espaço geográfico, principal unidade de análise empregada nos estudos da ciência geográfica. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O que importa é que os geógrafos conceberam, na construção da Geografia, uma análise de conjunção do natural e do humano, transformando o ___________________ em um conceito que expressa a articulação natureza e sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, n. 12. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, mai./2005.

O conceito que completa adequadamente a lacuna acima é:

A) espaço geográfico.

B) lugar.

C) paisagem.

D) região.

E) território.

questão 2

O conceito de espaço geográfico varia conforme a abordagem realizada. Mas, em geral, refere-se à materialização da relação entre o homem e o meio.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Espaço Geográfico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-geografico.htm. Acesso em 6 de fevereiro de 2021.

A partir da informação acima, pode-se afirmar que o espaço geográfico é o objeto de estudo de qual ciência?

A) Climatologia.

B) Geologia.

C) Geomorfologia.

D) Geografia.

E) Geopolítica.

questão 3

O estudo do espaço geográfico é fundamental para o entendimento do planeta e da sociedade em que vivemos. A partir dos seus conhecimentos sobre o tema, pode-se indicar que o espaço geográfico é formado por

A) lugares sem a presença humana.

B) cidades construídas pelo homem.

C) paisagens preservadas pelo homem.

D) regiões não urbanizadas do mundo.

E) paisagens naturais e humanas.

questão 4

A partir da concepção de espaço e do entendimento que o espaço geográfico é fruto da relação entre a natureza e a sociedade, um exemplo de espaço geográfico que NÃO sofreu uma ação direta do ser humano é:

A) um rio utilizado para a geração de energia.

B) uma floresta totalmente conservada.

C) uma cidade altamente sustentável.

D) uma zona rural pouco habitada.

E) uma área de exploração de minérios.

questão 5

Além do conceito de espaço geográfico, a Geografia utiliza outros conceitos, também chamados de categorias, para subsidiar os seus estudos. São exemplos de conceitos utilizados para a análise geográfica:

A) paisagem natural, rochas e minerais.

B) metrópole, megalópole e cidade global.

C) território, estado e sociedade.

D) território, paisagem e lugar.

E) paisagem natural e paisagem artificial.

questão 6

Espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Editora Hucitec, l997.

O texto acima indica que o conceito de espaço geográfico está relacionado ao

A) processo de modificação da natureza por meio das atividades produtivas realizadas pelo homem.

B) papel das empresas na transformação de bens primários em produtos de alto valor agregado.

C) emprego de técnicas rudimentares de produção na fabricação de bens tecnológicos.

D) protagonismo do Estado no controle das atividades de produção desenvolvidas pelo homem.

E) sistema de produção capitalista empregado na maior parte dos países do globo.

questão 7

Nas sociedades primitivas o espaço é afetivamente valorizado em razão de crenças que conferem especificidades a cada parte do espaço.

CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

A frase acima indica a concepção de espaço adotada em uma vertente de estudos da Geografia, chamada de:

A) Geografia Física.

B) Geografia Humanística.

C) Geografia Determinista.

D) Geografia Econômica.

E) Geografia Política.

questão 8

Esta concepção de espaço marca profundamente os geógrafos que, a partir da década de 1970, adotaram o materialismo histórico dialético como paradigma. O espaço é concebido como lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade.

CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 

A concepção apresentada no texto está relacionada ao conceito de espaço geográfico empregado na

A) Geografia Crítica.

B) Geografia Cultural.

C) Geografia Clássica.

D) Geografia Política.

E) Geografia Ambiental.

questão 9

(UCPEL 2006) O conjunto de lugares, marcados por diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denomina-se de:

A) ecossistema.

B) bioma.

C) espaço geográfico.

D) nicho geográfico.

E) conurbação urbana.

questão 10

(UFTM 2013) O homem também vai impondo à natureza suas próprias formas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, artificiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexas, resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. [...]. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.

(Milton Santos. Metamorfoses do espaço habitado, 1997.)

De acordo com o autor, é correto afirmar que:

A) o homem e a natureza constituem elementos opostos e dissociados, já que mantêm poucas relações entre si, evoluindo, do ponto de vista da organização e funcionamento, paralelamente.

B) a natureza, hoje, subordina o homem às suas “leis” e “regras”, restando às sociedades adaptar suas atividades econômicas e culturais aos ritmos e condicionamentos impostos pelos fenômenos naturais.

C) as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma “nova natureza”, caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.

D) os objetos artificiais instalados no espaço geográfico pelo homem caracterizam-se, hoje, pela sua baixa sofisticação, diferentemente daqueles acréscimos dos tempos primitivos, caracterizados pela alta complexidade.

E) a natureza, através dos tempos, mantém-se como um obstáculo intransponível a todo tipo de ação transformadora do espaço geográfico intentada pelo homem.

questão 11

(UFPA 2008) O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais. Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que:

A) há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.

B) o novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.

C) a dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.

D) a reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva.

E) há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.

questão 12

(Unemat 2011) Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entende-se que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”.

Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta.

A) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano.

B) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações.

C) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.

D) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas.

E) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

respostas
Questão 1

Alternativa A. O termo conceitual que completa corretamente a frase é espaço geográfico. Esse termo designa a relação entre o homem e a natureza, por meio das transformações provocadas pelo ser humano no ambiente natural.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa D. O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia. A ciência geográfica emprega esse conceito para estudar as diferentes transformações provocadas pelo homem no espaço por meio do desenvolvimento das atividades produtivas.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa E. O espaço geográfico é necessariamente formado pela relação entre os ambientes naturais e os transformados pelo ser humano. Desse modo, o espaço geográfico é composto pela paisagem natural, formada por elementos naturais, como rios e matas, e ainda pelas paisagens humanas, como plantações e cidades.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B. O espaço geográfico é fruto da relação entre a natureza e a sociedade. Sendo assim, a maior parte do espaço geográfico é altamente transformada pela ação do homem. Porém, alguns pontos específicos do espaço mundial encontram-se, de certo modo, mais preservados da ação humana, como áreas polares, desérticas e, também, regiões de florestas com alto nível de conservação ambiental.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa D. A Geografia adota como objeto de estudo o conceito de espaço geográfico. Porém, para analisá-lo, são instrumentalizados outros conceitos, também chamados de categorias geográficas. São eles paisagem, território e lugar. Vale ressaltar que alguns estudiosos da Geografia ampliam essas categorias, com a adoção de outras escalas de análise, como a região.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa A. O conceito de espaço geográfico está atrelado à transformação da natureza por meio das atividades humanas. Essa transformação está ligada, no geral, ao desenvolvimento das atividades produtivas. A transformação da paisagem natural em humana é o principal indício dessa transformação.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa B. A valorização do espaço geográfico e da experiência advinda da relação entre o ser humano e o espaço é adotada pela chamada Geografia Humanística. Essa corrente emprega o conceito de espaço vivido, fruto das relações sociais e humanas que acontecem no espaço geográfico. Além do espaço vivido, outro conceito importante para a Geografia Humanística é o de lugar.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa A. A concepção de espaço geográfico como o espaço resultante da reprodução das relações da sociedade é adotada pela chamada Geografia Crítica. Essa concepção adota uma visão baseada nas relações desenvolvidas sobre o espaço, com destaque para as relações de trabalho. O principal expoente dessa corrente geográfica no Brasil é o geógrafo Milton Santos (1926-2001).

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa C. O conjunto de lugares que passaram por diferentes transformações ao longo do tempo é chamado de espaço geográfico. Ele é caracterizado pela transformação da paisagem, em especial por meio das atividades humanas.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa C. Ao longo do tempo, a transformação do espaço geográfico foi intensificada, em especial pelo emprego da tecnologia. Portanto, há um predomínio das formas e objetos artificiais, ou seja, aqueles que foram construídos pelo homem.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A. Nas últimas décadas, o emprego da tecnologia e o aumento dos fluxos geraram uma intensa transformação do espaço geográfico. Desse modo, a concepção atual de espaço perpassa pelas intensas mudanças espaciais provocadas pelo homem, com destaque para o aumento da conexão entre as diferentes partes do globo, ocasionadas pelas redes de transporte e comunicação.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa C. O espaço geográfico é constituído por uma superfície heterogênea, uma vez que a ação do homem sobre o espaço gera profundas transformações. Desse modo, cada paisagem vai exprimir o grau de transformação de um espaço. Sendo assim, o espaço geográfico é composto por diferentes elementos, apresentando diferenças entre si e, ainda, entre as diferentes porções espaciais.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado