“Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.
(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).
Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:
a) terraceamento
b) rotação de culturas
c) adubação orgânica
d) fertilização química
e) plantio em curvas de nível
Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:
a) a formação das ilhas de calor urbanas.
b) a inversão térmica e concentração de poluentes.
c) a manifestação do efeito estufa.
d) o buraco na camada de ozônio.
e) o recongelamento das calotas polares.
Desertificação ameaça 2 bilhões, diz ONU
Relatório divulgado por órgão das Nações Unidas revela riscos de seca no mundo todo. Problema afeta tanto a África quanto regiões europeias, como a Espanha.
G1, Ciência e Saúde. Disponível em: <G1.Notícias>. Acesso em: 23 jan. 2015.
No Brasil, as regiões brasileiras que mais sofrem com a desertificação são:
a) Centro-Oeste e Norte
b) Sudeste e Sul
c) Nordeste e Sul
d) Nordeste e Sudeste
e) Norte e Sudeste
(UEPA)
O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.
Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:
a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
A fertilização química das plantações nem sempre é adequada para o solo, principalmente quando há um uso indiscriminado de componentes químicos sem a realização de um estudo prévio de impacto.
Alternativa correta: letra D
Voltar a questãoO efeito estufa é um acontecimento natural que garante a manutenção do calor no planeta, sem o qual não haveria vida. No entanto, a sua intensificação em razão dos poluentes emitidos pelas atividades humanas vem sendo um dos elementos causadores do aquecimento global.
Alternativa correta: letra C
Voltar a questãoAs regiões do Brasil que mais sofrem com a desertificação são as áreas de clima semiárido do país, com solos propícios para tal, como algumas áreas do Nordeste e também da região Sudeste, como o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na região sul, ao contrário do que se pensa correntemente, não há desertificação, e sim arenização.
Alternativa correta: letra D
Voltar a questãoO crescimento desordenado das cidades e a formação de inúmeras áreas periféricas e irregulares ocasiona, também, danos ambientais. O não tratamento da água, o direcionamento incorreto de esgotos domésticos e outros fatores geram a poluição dos solos e dos recursos hídricos.
Alternativa correta: letra A
Voltar a questão