Exercícios sobre heliocentrismo
“É uma teoria astronômica que defende que o Sol está no centro do Sistema Solar.” O enunciado faz referência a qual teoria sobre a configuração do Universo?
A) Geocentrismo.
B) Heliocentrismo.
C) Universo Solar.
D) Eurocentrismo.
Alternativa B
Heliocentrismo é a teoria que afirma que o Sol é o corpo central do Sistema Solar. Assim, os demais corpos celestes são atraídos pelo Sol e desenvolvem órbita ao seu redor.
O estudioso responsável pela formulação sistematizada da teoria do heliocentrismo foi:
A) Edwin Hubble.
B) Johannes Kepler.
C) Aristóteles.
D) Hiparco de Niceia.
E) Nicolau Copérnico.
Alternativa E
Nicolau Copérnico, um astrônomo e matemático polonês, viveu entre 1473 e 1543. Seus estudos astronômicos revelaram uma das mais importantes verdades sobre o Universo: a de que o Sol é o corpo central do Sistema Solar e os planetas e demais corpos celestiais desenvolvem uma órbita ao seu redor.
A teoria do heliocentrismo é uma revolução na ciência astronômica porque afirma que o Sol é o elemento central no Sistema Solar. Essa teoria faz oposição direta à formulação que defendia ser a Terra o centro do Universo. Como se chama a teoria que foi derrubada pela teoria do heliocentrismo?
A) Big Bang.
B) Criacionismo.
C) Geocentrismo.
D) Teoria da Nebulosa.
E) Terrocentrismo.
Alternativa C
Antes da formulação do modelo heliocêntrico, a teoria mais validada era o geocentrismo, que afirmava ser a Terra o centro do Universo.
O movimento conhecido como Revolução Copernicana foi:
A) um movimento de matemáticos que, ao longo do século XV, enfraqueceu a teoria geocêntrica de Nicolau Copérnico.
B) um movimento na ciência astronômica que buscou, com estudos de vários astrônomos, validar a teoria do geocentrismo.
C) uma série de estudos matemáticos e astronômicos que validou a teoria de Nicolau Copérnico sobre a origem do Universo.
D) um movimento que uniu estudos matemáticos e astronômicos e revolucionou a forma de se pensar a Astronomia com o fortalecimento da teoria do heliocentrismo.
E) uma reunião de estudos que comprovaram a teoria do Big Bang.
Alternativa D
A) Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo.
B) O movimento validou a teoria heliocêntrica.
C) A teoria de Nicolau Copérnico afirmava que o Sol é o centro do Sistema Solar, mas não tratou da origem do Universo.
E) A Revolução Copernicana é uma série de estudos que valida a teoria do heliocentrismo.
Observe a imagem abaixo, que expõe uma teoria astronômica importante, e identifique a qual alternativa ela se refere.
A) Teoria da órbita terrestre.
B) Teoria do teocentrismo.
C) Teoria do geocentrismo.
D) Teoria do criacionismo.
E) Teoria do heliocentrismo.
Alternativa E
A figura retrata o movimento de translação da Terra em torno do Sol. A ilustração faz referência à teoria do heliocentrismo, que diz que o Sol é o astro principal e os demais corpos do Sistema Solar orbitam ao seu redor.
(…) foi um astrônomo, matemático e médico polonês. Ele revolucionou a ciência moderna e, mais especificamente, a Astronomia ao fazer a sistematização da teoria do heliocentrismo e afirmar que o Sol está no centro do Universo e que a Terra gira ao seu redor.
GUITARRARA, Paloma. Heliocentrismo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/heliocentrismo.htm.
O fragmento de texto faz referência a qual importante astrônomo?
A) Nicolau Copérnico.
B) Galileu Galilei.
C) Isaac Newton.
D) Edmond Halley.
E) Johannes Kepler.
Alternativa A
Nicolau Copérnico, estudioso polonês que viveu de 1473 a 1543, revolucionou a Astronomia ao afirmar que o Sol é o astro central Sistema Solar. A sua teoria, conhecida como heliocêntrica, superou a teoria vigente por cerca de mil anos, a teoria geocêntrica, que afirmava ser a Terra o centro do Universo.
O heliocentrismo é a teoria que afirma ser o Sol é o astro central do nosso Sistema Solar. O primeiro estudioso a propor tal modelo foi Nicolau Copérnico, no século XVI. Depois de os estudos de Copérnico serem validados e seguidos por muitos outros pesquisadores, o heliocentrismo ganhou força e se mostra, atualmente, como um princípio da Astronomia. Mas a aceitação do heliocentrismo não foi imediata e sofreu resistência singular por parte de uma forte instituição que participava ativamente do poder político de toda a Idade Média.
Marque a alternativa que indica corretamente a instituição mencionada:
A) Feudos.
B) Exércitos.
C) Imperadores absolutistas.
D) Igreja Católica.
E) Imprensa.
Alternativa D
A Igreja Católica, uma instituição que dominou o cenário político e econômico ao longo de toda a Idade Média, resistiu às ideias heliocêntricas, pois atrelava toda sua dinâmica de poder à teoria do geocentrismo, ou seja, de que a Terra seria o centro do Universo. A negação do geocentrismo e a concordância com a teoria de Copérnico rendeu um julgamento e a condenação de Galileu Galilei no Tribunal da Santa Inquisição, que teve que negar publicamente a teoria heliocêntrica e viveu em prisão domiciliar até sua morte.
O heliocentrismo não foi aceito de imediato pela comunidade científica, tendo sofrido também a resistência da Igreja Católica, que se pautava no geocentrismo para explicar o Universo.
O principal caso de resistência pelos grupos religiosos diz respeito a ____________, considerado herege pelo Tribunal da Santa Inquisição pela defesa que fez do modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico. A publicação da obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, em 1632, fez com que fosse levado a julgamento e condenado pela Inquisição. O astrônomo teve que negar publicamente as suas descobertas e sua defesa da teoria heliocêntrica, e viveu em prisão domiciliar até a sua morte, em 1642.
GUITARRARA, Paloma. Heliocentrismo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/heliocentrismo.htm. (Adaptado)
O astrônomo considerado herege e condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição por defender a teoria do heliocentrismo foi:
A) Isaac Newton.
B) Johannes Kepler.
C) Galileu Galilei.
D) Edmond Halley.
E) Eratóstenes.
Alternativa C
Galileu Galilei, conhecido como o pai da ciência moderna, nasceu na Itália e foi perseguido e julgado pela Igreja Católica em função de seus estudos e teorias acerca da configuração do Sistema Solar. Concordou com a teoria heliocêntrica de Copérnico e afirmou que o Sol é o centro do Sistema Solar, e não a Terra, como defendia a Igreja. Suas teorias foram reconhecidas pela Igreja Católica apenas no século XIX.A
(Ifsul) Observe a representação abaixo:
A imagem faz referência ao esquema ilustrativo do modelo heliocêntrico, proposto por
A) René Descartes.
B) Santo Agostinho.
C) Cláudio Ptolomeu.
D) Nicolau Copérnico.
Alternativa D
O modelo apresentado é o heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico, e afirma que o Sol é o astro central do Sistema Solar e os planetas e demais corpos gravitam ao seu redor.
(UEPG) Sobre o Sistema Solar e às teorias a ele relacionadas, assinale o que for correto.
01) A teoria de um sistema solar geocêntrico foi proposta pelo astrônomo grego Ptolomeu e, mais tarde, contestada por Nicolau Copérnico.
02) A teoria heliocêntrica foi defendida por Galileu Galilei, que aceitou as ideias propostas por Nicolau Copérnico.
04) Os planetas internos são gasosos, e os externos são os planetas terrestres.
08) Os maiores planetas do Sistema Solar estão mais próximos do Sol enquanto os menores, por sofrerem menor atração gravitacional, estão mais afastados.
01 + 02 = 03
Os itens incorretos são:
04 – Os planetas internos, mais próximos ao Sol, são planetas terrestres, ou seja, possuem superfície rochosa. São eles: Mercúrio, Vênus, Marte e Terra. Já os planetas externos, mais distantes do Sol, são planetas gasosos. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
08 – Os maiores planetas do Sistema Solar estão mais distantes do Sol.
(Enem) Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do Universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do Universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de 30 anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado se generalizou para os demais planetas.
A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que
A) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.
B) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.
C) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.
D) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.
E) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.
Alternativa E
A) A Astronomia avança a partir da superação das ideias antigas e tradicionais.
B) Nicolau Copérnico viveu entre os séculos XV e XVI, antes do rei Luiz da França, que viveu no século XVIII.
C) No período de Nicolau Copérnico, a produção de pensamento científico sofria perseguição religiosa por ser considerada, na maioria das vezes, heresia.
D) Kepler viveu entre os séculos XVI e XVII, e suas pesquisas ocorreram antes da expansão econômica alemã, que só aconteceu no século XIX.
(UFPE) Em 1682, Isaac Newton formulou a chamada lei da gravitação universal, assim enunciada: “Tudo se passa no Universo como se os corpos se atraíssem na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado da distância que os separa”. Analise as proposições a seguir:
( ) De acordo com a lei, a atração é tanto maior quanto maiores forem as massas dos corpos e tanto menor quanto maior for a distância que os separa.
( ) Considerando-se a lei da gravitação universal, podemos afirmar que comparando o Sol e a Lua, o primeiro exerce maior atração sobre a Terra, sendo mais importante no desenvolvimento das marés.
( ) O equilíbrio existente no Sistema Solar, senão em todo o Universo, é explicado pela lei da gravitação universal.
( ) A lei da gravitação universal resultou em um forte argumento a favor da concepção heliocêntrica, pois seria inconcebível que a Terra, com pequena massa, atraísse os outros planetas e o Sol.
( ) O princípio da lei da gravitação universal é o mesmo que preside a lei da gravidade, que diz que todos os corpos situados à superfície da Terra são atraídos pelo seu centro.
A sequência correta é:
A) V F V V V
B) F V F F F
C) V F F V V
D) V V V V V
E) F F F V V