Exercícios sobre infraestrutura
Infraestrutura é um conceito que reúne o conjunto de equipamentos públicos e privados presentes no espaço geográfico. Uma boa infraestrutura resulta no
a) aumento da poluição do ar proveniente de veículos.
b) crescente índice de desigualdade social de um país.
c) processo de naturalização das regiões periurbanas.
d) fomento ao impacto da ação antrópica no território.
e) desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade.
Letra E
Uma infraestrutura adequada, como, por exemplo, uma ampla rede de transportes e comunicações, tem o potencial de gerar grande crescimento econômico e social.
O tipo de infraestrutura que reúne serviços como abastecimento de água, coleta de lixo e tratamento de esgoto é chamado corretamente de
a) infraestrutura fluvial.
b) canalização de rios.
c) saneamento básico.
d) rede de água pluvial.
e) distribuição de água.
Letra C
O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas ligadas ao abastecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto, dentre outras. Essas estruturas são fundamentais para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde da população.
Os sistemas de transportes são equipamentos importantes para a infraestrutura de um país. O território brasileiro apresenta como matriz de transporte predominante o modal
a) ferroviário.
b) metroviário.
c) aeroviário.
d) rodoviário.
e) hidroviário.
O fornecimento de energia é um meio importante para avaliar o cenário econômico, social e ambiental de um país. A energia elétrica utilizada no Brasil provém principalmente da fonte
a) solar.
b) nuclear.
c) hidráulica.
d) química.
e) eólica.
Letra C
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas, logo, são fornecidas por meio da força hidráulica. O território brasileiro reúne características geográficas, como relevo e clima, que são favoráveis ao estabelecimento de hidrelétricas.
A falta de infraestrutura prejudica diretamente a sociedade. Um exemplo desse cenário é a
a) ausência de manutenção das vias urbanas.
b) destinação adequada dos resíduos sólidos.
c) estruturação de sistemas de coleta da água.
d) presença de redes de tratamento de esgoto.
e) oferta de serviços públicos para as pessoas.
Letra A
A falta de manutenção de vias urbanas é um exemplo de infraestrutura deteriorada que prejudica a sociedade. A presença de buracos, desníveis e outros problemas nas vias resulta em prejuízos para a população.
As redes de infraestrutura mundial são bastante heterogêneas. Em nível global, há uma concentração de melhores redes de infraestrutura nos países desenvolvidos e industrializados. Um exemplo de país que se encaixa nesse cenário é a
a) Tanzânia.
b) Costa Rica.
c) Alemanha.
d) Tailândia.
e) África do Sul.
Letra C
A Alemanha é um exemplo de país desenvolvido e industrializado que possui ótima infraestrutura, tanto de equipamentos quanto de serviços. O país é um exemplo de qualidade e espacialidade em diversas áreas estruturais.
O Brasil apresenta grandes disparidades regionais em termos de infraestrutura. Os melhores equipamentos de infraestrutura do país estão concentrados na região
a) Sul, dada a pequena produção agrícola.
b) Norte, por causa das grandes hidrovias.
c) Nordeste, em razão do clima tropical.
d) Centro-Oeste, devido à industrialização.
e) Sudeste, por conta da economia regional.
Letra E
A região Sudeste do Brasil é a que concentra os principais equipamentos de infraestrutura do país. Tal cenário é resultante de uma questão econômica, uma vez que nessa região estão dispostas as principais indústrias e serviços, que são responsáveis por grande parte da geração de riquezas do país.
Assinale a alternativa que apresenta uma forma de contribuição para melhorar a infraestrutura de um determinado território:
a) Aumento da carga tributária local.
b) Promoção de investimentos públicos.
c) Incentivo à ocupação de zonas naturais.
d) Desmonte da política ambiental local.
e) Fomento à concentração fundiária.
Letra B
A promoção de investimentos públicos, por meio da realização de obras e expansão das redes, é uma forma de contribuição para melhorar a infraestrutura de uma localidade. O investimento público é uma das formas de reinvestir os impostos pagos pela população.
(Enem 2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY, P F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a
a) isenção de impostos de transportes.
b) construção de terminais atracadouros.
c) diversificação dos parceiros comerciais.
d) contratação de trabalhadores portuários.
e) intensificação do policiamento das rodovias.
Letra B
A construção de terminais atracadouros é fundamental para facilitar o escoamento da soja, uma vez que esses equipamentos são essenciais para dinamizar o processo de comercialização desse produto, e por consequência, agregar vantagens econômicas à sua exportação.
(Enem 2016) Durante as três últimas décadas, algumas regiões do centro-sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).
A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:
a) Expansão do mercado interno.
b) Valorização do manejo familiar.
c) Exploração de espécies nativas.
d) Modernização de métodos produtivos.
e) Incorporação de mão de obra abundante.
Letra D
A região centro-sul do Brasil é a mais dinâmica economicamente. Logo, concentra a maior parte da infraestrutura do país. Tal cenário é fruto do processo de modernização dessa região, inclusive do seu espaço rural.
(Enem 2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.
HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a
a) criação de uniões aduaneiras.
b) difusão de padrões culturais.
c) melhoria na infraestrutura de transportes.
d) supressão das barreiras para comercialização.
e) organização de regras nas relações internacionais.
Letra C
A produção e distribuição de produtos são promovidas por meio da disponibilidade de uma ampla rede de transportes. Portanto, torna-se fundamental fomentar a infraestrutura de transportes, a fim de melhorar a produção e comercialização de bens diversos.
(Enem 2013) A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro, perverso e excludente, foi marcada, especialmente, pela concentração de renda. As consequências dessa agravante são observadas por alguns problemas caóticos, como gastos infinitos com segurança pública, vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e aglomerados urbanos sem infraestrutura.
SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático Geografia, abr. 2010 (adaptado).
No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os problemas socioambientais relacionados a um modelo de desenvolvimento que configurou formas diversas de exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a solução desses problemas é
a) investir de forma eficiente em melhorias na qualidade de vida no campo para impedir o êxodo rural.
b) integrar necessidades econômicas e sociais na formulação de estratégias de planejamento para as cidades.
c) transferir as populações das favelas para áreas não suscetíveis à erosão em outros estados.
d) considerar a organização dos espaços urbanos de acordo com as condições culturais dos grupos que os ocupam.
e) facilitar o assentamento de populações nas áreas fluviais urbanas para incentivar a formação de espaços produtivos democráticos.
Letra B
A modernização da infraestrutura urbana tem como resultado o desenvolvimento econômico e social. Logo, a articulação entre essas duas esferas é fundamental para estabelecer estratégias de melhoria da infraestrutura local.