Exercícios sobre Mercosul
O Mercosul é formado atualmente por quatro países-membros. Qual dos países abaixo NÃO faz parte do bloco?
a) Argentina
b) Brasil
c) Equador
d) Paraguai
e) Uruguai
LETRA C
O Mercosul é um dos principais blocos econômicos do mundo. Seus países-membros são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Equador é somente um membro associado.
Além dos quatro países-membros, o Mercosul possui um conjunto de países associados, que participam indiretamente das políticas empreendidas pelo bloco. Um membro associado do Mercosul é o
a) México.
b) Panamá.
c) Austrália.
d) Bolívia.
e) França.
LETRA D
Os membros associados do Mercosul participam de forma indireta das decisões do bloco, muitas vezes como meros observadores das negociações. São eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
O principal objetivo do Mercosul, a partir da sua fundação, era estabelecer uma
a) parceira militar entre as principais nações latinas.
b) união monetária nos padrões dos países europeus.
c) adoção de uma moeda única entre os participantes.
d) zona de livre de comércio de mercadorias e serviços.
e) legislação ambiental comum em defesa da água.
LETRA D
O objetivo primário do Mercosul, por meio da sua integração, era criar uma zona de livre comércio de mercadorias e serviços. A partir da sua consolidação, foram criados objetivos mais amplos, como a adoção de uma tarifa externa comum.
Atualmente, com base nas características de integração do Mercosul, esse bloco econômico é considerado uma
a) alternativa para atenuar a inflação das economias latinas.
b) junção de elementos econômicos que visam à competição.
c) formação caracterizada pela adoção de moedas unificadas.
d) proposta de integração territorial entre os países-membros.
e) união aduaneira imperfeita com adoção de tarifas comuns.
LETRA E
O Mercosul é considerado uma união aduaneira imperfeita, uma vez que as tarifas adotadas pelos países-membros para os produtos externos e internos do bloco não são homogêneas. Sendo assim, não há uma total integração de tarifas externas entre os países do bloco.
A maior economia do Mercosul tem um parque fabril muito diversificado e é uma grande exportadora de bens primários. O comércio com os demais países do bloco prioriza a troca de bens manufaturados e serviços diversos. Atualmente, apesar da grave crise econômica, ainda é uma das principais economias do mundo.
Qual país descrito no texto é a maior economia do Mercosul?
a) Argentina
b) Brasil
c) Chile
d) Uruguai
e) Paraguai
LETRA B
O Brasil é a maior economia do Mercosul, uma vez que possui a maior produção de bens e serviços, revelada por meio do elevado produto interno bruto. A economia brasileira é a mais complexa e dinâmica entre as nações sul-americanas.
Um elemento que caracteriza a produção econômica dos quatro países-membros do Mercosul é a
a) diminuta desigualdade de produção fabril.
b) elevada produção de bens agropecuários.
c) fabricação de bens da indústria de ponta.
d) produção de bens de alto valor agregado.
e) crescente participação no mercado bélico.
LETRA B
Uma característica marcante dos países-membros do Mercosul é a elevada produção, e consequente exportação, de bens agropecuários. A região é destaque, por exemplo, na produção de carne e na cultivação de soja.
A _____________________ é considerada a segunda maior do planeta e está localizada na porção centro-sul da América do Sul. Ela é fundamental para o processo de integração econômica e política dos países que formam o Mercosul.
Qual o nome da bacia hidrográfica que completa corretamente o período acima?
a) Bacia Platina
b) Bacia do Ouro
c) Bacia Amazônica
d) Bacia do Atlântico Sul
e) Bacia Tocantins-Araguaia
LETRA A
A Bacia Platina, formada especialmente pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, é fundamental para o processo de integração do Mercosul. Ela é responsável por uma parte importante das transações comerciais entre os países do bloco por meio de hidrovias.
A partir de desdobramentos políticos em 2016, devido ao rompimento da ordem democrática, um país latino-americano foi suspenso do Mercosul, cenário que perdura até os dias atuais. Esse país é a
a) Colômbia.
b) Costa Rica.
c) Argentina.
d) Venezuela.
e) Bolívia.
LETRA D
A Venezuela é o país sul-americano que se encontra atualmente suspenso do Mercosul devido ao desrespeito às normas democráticas defendidas pelo bloco.
(USP 2021) O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,
a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.
b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao Pronaf no Brasil.
c) à difusão de SAF, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.
d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.
e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.
LETRA E
O principal obstáculo entre o acordo dos blocos econômicos União Europeia e Mercosul é o cenário ambiental brasileiro, marcado pela intensa ocorrência de queimadas e desmatamentos, que geram gravíssimas consequências ao meio natural.
(Enem 2017) “As recentes crises entre o Brasil e a Argentina mostram o esgotamento do modelo mercantilista no Mercosul”, afirma o diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Ibri). A imposição argentina de cotas para produtos brasileiros, como os de linha branca, e a ameaça de adoção de salvaguardas comerciais indicam que o Mercosul foi construído sobre bases equivocadas. Segundo o diretor, a noção de que é possível exportar “sem limites” para um determinado parceiro comercial representa uma mentalidade “fenícia”, ou seja, uma visão comercial de curto prazo.
JULIBONI, M. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).
Nas últimas décadas foram adotadas várias medidas que objetivavam pôr fim às desconfianças mútuas existentes entre o Brasil e a Argentina. Os conflitos no interior do bloco têm se intensificado, como na relação analisada, caracterizada pela
a) saturação dos produtos industriais brasileiros, que o mercado argentino tem demonstrado.
b) adoção de barreiras por parte da Argentina, que intenciona proteger o seu setor industrial.
c) tendência de equilíbrio no comércio entre os dois países, que indica estabilidade no curto prazo.
d) política de importação da Argentina, que demonstra interesse em buscar outros parceiros comerciais.
e) estratégia da indústria brasileira, que buscou acompanhar as demandas do mercado consumidor argentino.
LETRA B
A união econômica no interior do Mercosul é parcial, uma vez que países do bloco comumente adotam estratégias de proteção aos seus setores produtivos. A Argentina é um exemplo de nação que impõe barreiras econômicas em relação aos demais países do Mercosul.
(Udesc 2016) O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Com relação ao Mercosul, assinale a alternativa incorreta.
a) O Mercosul não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.
b) Todos os países da América do Sul participam do Mercosul, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.
c) Em 2012, o Mercosul passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.
d) Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do Mercosul como Estados Associados, em 2013.
e) Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o Mercosul possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.
LETRA A
O Mercosul possui um código aduaneiro comum, porém, mesmo assim, é considerado uma união econômica parcial, já que esse código não é adotado em todas as situações e em todos os produtos provenientes das relações econômicas do bloco.
(Enem) Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países.
ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contem porâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).
Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:
a) consolidação da interdependência econômica - aproximação comercial entre os países.
b) conjugação de políticas governamentais - enrijecimento do controle migratório.
c) criação de inter-relações sociais - articulação de políticas nacionais.
d) composição de estratégias de comércio exterior - homogeneização das políticas cambiais.
e) reconfiguração de fronteiras internacionais - padronização das tarifas externas.
LETRA A
A União Europeia possui um altíssimo grau de integração regional, marcado pela interdependência econômica entre os países-membros. Já no Mercosul essa integração ainda apresenta um alto grau de incerteza, marcado apenas pela aproximação comercial entre os países-membros.