Whatsapp

Exercícios sobre pirâmides etárias

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as pirâmides etárias, principal representação gráfica das dinâmicas demográficas de uma sociedade. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

As pirâmides etárias são representações gráficas fundamentais para o estudo da geografia das populações. Quais são as duas variáveis utilizadas nesses gráficos?

A) natalidade e gênero

B) renda e idade

C) sexo e mortandade

D) idade e sexo

E) longevidade e renda

questão 2

A pirâmide etária tem como objetivo principal a

A) análise sobre a evolução demográfica de uma determinada população.

B) divisão dos países por meio de suas características econômicas.

C) síntese de dados populacionais subjetivos de uma sociedade.

D) previsão exata do cenário populacional para as próximas décadas.

E) avaliação do aumento do nível de renda de determinados grupos sociais.

questão 3

A análise da forma de uma pirâmide etária indica determinadas características de uma população. Uma pirâmide de base larga e topo estreito apresenta uma

A) pequena taxa de filhos por mulher e uma baixa longevidade.

B) diminuta renda entre a população e uma alta taxa de longevidade.

C) elevada taxa de natalidade e uma baixa expectativa de vida.

D) grande expectativa de vida e uma alta taxa de igualdade de gênero.

E) baixa taxa de fecundidade e uma grande igualdade de renda.

questão 4

Os países desenvolvidos são caracterizados pelas pirâmides etárias com base estreita e topo largo. Essa característica é decorrente do

A) aumento da expectativa de vida da população.

B) elevado número de adultos em idade ativa.

C) processo de rejuvenescimento da sociedade.

D) baixo índice de qualidade de vida local.

E) fomento de políticas de incentivo à natalidade.

questão 5

As pirâmides são classificadas conforme as características das populações representadas. Desse modo, a pirâmide etária do Brasil é corretamente classificada como

A) jovem.

B) adulta.

C) idosa.

D) envelhecida.

E) rejuvenescida.

questão 6

As pirâmides etárias dos países do continente africano apresentam, em geral, uma base muito larga. Essa característica indica que há uma

A) diminuta elevação do número de filhos por mulher em razão de questões culturais.

B) constante desaceleração dos indicadores de fecundidade e de expectativa de vida.

C) pequena melhora nos indicadores de mortalidade infantil de toda a população.

D) elevada taxa de crescimento vegetativo atrelada à queda da mortalidade infantil.

E) crescente expectativa de vida relacionada com a pequena elevação da mortalidade.

questão 7

A ocorrência de pirâmides etárias invertidas é uma grande preocupação das nações do globo. Esse processo indica que há um

A) aumento da população economicamente ativa.

B) pequeno índice de expectativa de vida no país.

C) salto na contribuição para a previdência social.

D) cenário de piora das condições de saúde locais.

E) forte processo de envelhecimento populacional.

questão 8

Leia atentamente o texto abaixo:

País caracterizado por uma pirâmide etária em processo de transição. Há uma constante queda da taxa de natalidade em conjunto com o aumento da expectativa de vida. A perspectiva para os próximos anos é da retração do crescimento populacional, em razão da diminuição do crescimento vegetativo atrelado ao processo de envelhecimento da população.

Qual país se encaixa na descrição acima?

A) Bangladesh

B) Alemanha

C) Libéria

D) Jordânia

E) Guatemala

questão 9

(Enem 2018)

Imagem de três pirâmides etárias da população brasileira dos anos de 1980, 2011 e 2040.

A evolução da pirâmide etária apresentada indica a seguinte tendência:

A) Crescimento da faixa juvenil.

B) Aumento da expectativa de vida.

C) Elevação da taxa de fecundidade.

D) Predomínio da população masculina.

E) Expansão do índice de mortalidade.

questão 10

(Enem 2017)

Imagem de pirâmide etária.

O padrão da pirâmide etária ilustrada apresenta demanda de investimentos socioeconômicos para a

A) redução da mortalidade infantil.

B) promoção da saúde dos idosos.

C) resolução do déficit habitacional.

D) garantia da segurança alimentar.

E) universalização da educação básica.

questão 11

(IFPE 2019) As transformações que afetam a sociedade atual repercutem diretamente na estrutura etária, sexual e no mercado de trabalho dos países. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

A) o desenvolvimento científico e tecnológico promove a crescente geração de novos postos de trabalho, impedindo o fenômeno do desemprego nos países mais desenvolvidos.

B) Alemanha e Japão apresentam pirâmide etária com base muito larga, resultado das elevadas taxas de natalidade, típicas de países desenvolvidos.

C) elevada expectativa de vida é sinônimo de alto grau de longevidade da população, o que exige baixo investimento no sistema público de saúde.

D) com a queda das taxas de natalidade e de mortalidade, acompanhada do aumento da expectativa de vida da população brasileira, a pirâmide etária apresenta um estreitamento da base e um leve alargamento do topo.

E) a garantia do tratamento igualitário perante a lei tem assegurado às mulheres brasileiras reduzir, de forma expressiva, as diferenças salariais em relação aos homens no mercado de trabalho.

questão 12

(UEG-2017) Observe a pirâmide etária dos países A e B.

 Imagem com duas pirâmides etárias, país A com alargamento na base e país B com alargamento no centro.

De acordo com a análise das pirâmides etárias, verifica-se que

A) o país A possui percentual de população adulta e idosa maior, se comparado ao país B.

B) a população em idade economicamente ativa no país A é menor que no país B.

C) no país A, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior que no país B.

D) a população adulta do país A tende a diminuir nos próximos 30 anos.

E) no país A, observa-se uma crescente redução da taxa de natalidade.

respostas
Questão 1

Alternativa D. As pirâmides etárias são representações gráficas que apresentam duas variáveis. A primeira delas se refere à divisão da população por sexo; já a segunda indica a divisão por idades da população total.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. O principal objetivo das pirâmides etárias é subsidiar a análise do cenário demográfico de uma população. Por meio desses gráficos, é possível analisar características relativas ao crescimento e/ou decrescimento populacional, assim como tecer considerações sobre os índices demográficos de determinada sociedade.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa C. Uma pirâmide etária com a base larga indica que a população apresenta uma elevada taxa de natalidade, ou seja, um grande número de nascimentos. Já um topo estreito indica que determinada população ainda não apresenta uma elevação da longevidade, também chamada de expectativa de vida. Esse tipo de pirâmide é típico de países subdesenvolvidos que possuem populações em crescimento.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. Os países desenvolvidos apresentam, no geral, pirâmides etárias com base estreita e topo largo. Portanto, as populações desses países são caracterizadas pela baixa taxa de natalidade e pela alta expectativa de vida. Esse tipo de pirâmide indica o envelhecimento de uma população.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa B. O Brasil possui uma pirâmide etária adulta, ou seja, que está passando por um processo de transição da sua população. Esse tipo de pirâmide é caracterizado pela diminuição da taxa de natalidade em conjunto com a elevação da expectativa de vida. Dessa forma, indica que o país está iniciando um processo de envelhecimento da população.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa D. Os países africanos apresentam, no geral, pirâmides etárias com base muito larga. Essa característica é dada em razão do alto índice de natalidade presente nesses países. Ademais, esse indicador é acompanhado da melhoria das condições de saúde da população, fato que contribui diretamente para a diminuição dos índices locais de mortalidade infantil.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa E. A ocorrência de pirâmides etárias invertidas indica que houve uma grande diminuição dos índices de natalidade atrelada ao aumento da expectativa de vida da população local. Portanto, são pirâmides que apontam para o forte processo de envelhecimento da sociedade representada.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa B. A Alemanha é um país caracterizado pela transição da sua pirâmide etária, ou seja, pela diminuição da taxa de fecundidade atrelada ao aumento da expectativa de vida. Desse modo, há uma retração no número de crianças e uma elevação do número de idosos. Já os demais países apresentados ainda possuem uma pirâmide jovem, marcada pela elevada taxa de natalidade.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa B. O acompanhamento da evolução, ao longo dos anos, da pirâmide apresentada permite avaliar que há um aumento da expectativa de vida da população local. O número de idosos, representados pelo topo da pirâmide, apresentou um crescimento consistente no período indicado.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa B. A pirâmide apresentada permite vislumbrar o crescimento da população idosa. Esse dado é resultado da melhoria das condições de saúde desse grupo populacional, que, por consequência, gera uma elevação da expectativa de vida.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa D. A pirâmide etária do Brasil vem apresentando, nos últimos anos, uma forte tendência de envelhecimento da população. Esse cenário é resultado da queda da taxa de natalidade em conjunto com o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Sendo assim, a pirâmide etária do Brasil possui um estreitamento da base e um alargamento do topo.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa B. A população em idade ativa se refere ao grupo populacional em idade de trabalho. A pirâmide A apresenta uma população ainda muito jovem, ou seja, formada por crianças e adolescentes. Já a pirâmide B apresenta uma população predominantemente adulta, isto é, formada por um maior número de pessoas em idade ativa.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado