Exercícios sobre tipos de erosão
“Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito
Que tem sido
Transcorrendo, transformando
Tempo e espaço navegando todos os sentidos
Pães de Açúcar, Corcovados
Fustigados pela chuva e pelo eterno vento
Água mole, pedra dura
Tanto bate que não restará nem pensamento”
(Tempo Rei – Gilberto Gil).
No trecho da música acima, Gilberto Gil expõe de maneira poética o conceito de intemperismo e fala sobre as transformações que o tempo atmosférico ocasiona na paisagem.
Quando o autor afirma que formações rochosas, como o Pão de Açúcar e o Monte Corcovado, são “Fustigados (…) pelo eterno vento”, a que tipo de erosão ele faz referência?
a) fluvial
b) voçoroca
c) eólica
d) laminar
e) glacial
Letra C
A erosão eólica é ocasionada pela ação dos ventos, que vão de maneira lenta e contínua esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos.
Veja a imagem a seguir:
O tipo de erosão ilustrado na imagem ocorre especialmente em áreas montanhosas, que possuem acentuada declividade. A que tipo de erosão refere-se a imagem?
a) laminar
b) por gravidade
c) marinha
d) glacial
e) em splash
Letra B
A erosão por gravidade ocorre quando, nos terrenos inclinados, as pequenas partículas e rochas “caem” das partes mais altas para as mais baixas. Quando há acentuada declividade do terreno, pode ocorrer a movimentação de massas de terra, fenômeno que pode ser intensificado pela saturação dos solos pela água das chuvas.
O mais importante agente dos processos erosivos é a água, seja em forma de chuva, seja por meio dos cursos d'água, como rios e córregos, ou até pelo gelo. No entanto, não apenas a água é responsável pela transformação do solo e do modelado terrestre. Existem outros agentes que participam ou realizam o processo de erosão.
Das alternativas a seguir, que tipo de erosão não é ocasionada pela água?
a) Erosão em splash
b) Erosão laminar
c) Erosão em sulcos
d) Erosão eólica
e) Ravina
Letra D
As erosões em splash, laminar, em sulcos e a ravina são subtipos de erosão pluvial, ocasionada pelas precipitações (chuvas). A erosão eólica, que é provocada pela ação dos ventos, é a única da lista que não tem como agente principal a água.
(UFAL – 2011)
A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,
I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.
II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.
III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.
IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água subsuperficiais por meio do fenômeno de piping.
São corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Letra C
As ravinas são um tipo de erosão de fácil identificação, pois ocorrem quando a água das chuvas vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno. Já a erosão laminar, como o próprio nome indica, ocorre como se fossem retiradas finas lâminas de solo em cada chuva, eliminado a sua cobertura superficial.
EROSÃO VOLTA A DESTRUIR E CONDENAR CASAS EM ARQUIPÉLAGO NO AMAPÁ
Fenômeno das 'Terras Caídas' é provocado pelo avanço do rio Amazonas.
Moradores falam em 15 novos desabamentos em vilas no Bailique.
“As fortes chuvas que começaram a cair no Amapá estão deixando em alerta comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, a 180 quilômetros de Macapá. A erosão causada pela cheia do rio Amazonas está destruindo casas e passarelas construídas às margens do rio. Registros feitos por moradores da região mostram os prejuízos e riscos de desabamentos.”
G1 – Acessado em 20 jan 2017.
A erosão citada na notícia é do tipo:
a) Erosão por gravidade
b) Erosão laminar
c) Erosão fluvial
d) Erosão eólica
e) Erosão geológica
Letra C
A erosão fluvial é caracterizada pelo desgaste provocado pelo leito dos rios quando eles se excedem e avançam sobre as margens ou quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água.