Exercícios sobre tipos de poluição

A poluição degrada os recursos naturais e interfere no equilíbrio ambiental. Dada a importância do tema, preparamos uma lista de execícios sobre diferentes tipos de poluição.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    (Uema) As autoridades tentam evitar o aumento de combustão em nossa sociedade. Leia o trecho acerca de algumas medidas tomadas a esse respeito.

    Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, as autoridades de trânsito são responsáveis pela fiscalização de veículos, aplicando penalidades cabíveis aos proprietários de veículos com emissão de poluentes acima dos níveis previstos pela legislação. Desse modo, são utilizados aparelhos para aferir as emissões de poluentes dos veículos, os quais acoplados ao seu escapamento, em funcionamento, medem concentrações dos principais gases resultantes da combustão (CO2).

    BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro. LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

    O acréscimo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre potencializa o fenômeno natural denominado

    a) efeito estufa.

    b) eutrofização.

    c) inversão térmica.

    d) assoreamento.

    e) desmatamento.

  2. Questão 2

    (Etec) A poluição marinha é um problema cada vez mais grave em todo o mundo, à medida que aumenta sistematicamente todos os anos por conta do descarte irregular de diferentes tipos de resíduos e por conta da falta de medidas sustentáveis. No entanto, esse problema pode ser revertido ou, pelo menos, amenizado por meio de medidas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

    Assinale a alternativa que apresenta ações as quais indivíduos e empresas deveriam adotar para evitar a poluição marinha.

    a) A utilização de microplásticos na produção de artigos de higiene pessoal, roupas e cosméticos, porque essas partículas, lançadas ao mar pelos esgotos, servem de alimentos para os seres vivos marinhos.

    b) O descarte do lixo reciclável em locais inadequados, pois isso facilita o retorno da matéria-prima à cadeia produtiva a fim de se transformar no mesmo produto ou em produtos diferentes dos originais.

    c) A substituição de copos, talheres, canudos e garrafas descartáveis por produtos reutilizáveis a fim de preservar os ecossistemas durante sua vida útil e também após o descarte.

    d) A utilização de sacolinhas plásticas para empacotar as compras no supermercado, pois não prejudicam o meio ambiente e são recicladas para a alimentação da fauna marinha.

    e) O estímulo à produção de objetos descartáveis a fim de diminuir o consumo de recursos naturais e de reduzir o volume de lixo no ambiente.

  3. Questão 3

    (Unesc) A poluição dos rios é um problema ambiental que afeta a disponibilidade de água doce, a biodiversidade aquática e a saúde humana. Muitos fatores contribuem para a poluição das águas dos rios, incluindo a introdução de efluentes domésticos e industriais, resíduos agrícolas e produtos químicos tóxicos. Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir:

    1. O lançamento de resíduos agrícolas nos rios pode aumentar a concentração de nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, resultando em um fenômeno conhecido como eutrofização, que leva à proliferação de algas.

    2. A contaminação por metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, tem baixo impacto na vida aquática, pois esses elementos são rapidamente diluídos na água.

    3. O lançamento de esgoto doméstico sem tratamento em rios é uma fonte de poluição que pode aumentar a disseminação de doenças como hepatite, cólera e disenteria.

    4. O uso de produtos químicos tóxicos em atividades industriais e agrícolas raramente interfere na qualidade da água dos rios, pois eles não se acumulam no ambiente.

    Assinale a alternativa correta:

    a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.

    b) Apenas a afirmativa 1 está correta.

    c) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.

    d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.

    e) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

  4. Questão 4

    (Cesmac) Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies e degradação do solo representam grandes ameaças ao meio ambiente, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para toda a biodiversidade.

    Sobre a poluição do ar, é correto afirmar que:

    a) é na estratosfera que estão encontrados os maiores índices de poluição resultante das ações antrópicas sobre a superfície do planeta.

    b) a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais aumentaram as concentrações atmosféricas de CO2 para 50 partes por milhão nos dias atuais, especialmente sobre o continente africano.

    c) uma das soluções para a poluição do ar e as mudanças climáticas ambientais seria substituir os combustíveis fósseis por energia renovável e reflorestamento.

    d) durante a instalação de uma inversão térmica sobre uma área urbana ampla (metrópole), verificam-se consideráveis reduções no índice de poluição do ar atmosférico.

    e) o excesso de carbono não pode ser considerado uma forma de poluição do ar, mas um fator responsável pelas radicais mudanças climáticas ambientais.

  5. Questão 5

    (UVA) Sobre os problemas ambientais citados abaixo, estão corretas apenas a(as) sentença(s):

    I – A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares.

    II – A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.

    III – A principal causa da poluição do ar é a liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.

    a) I.

    b) I e II.

    c) I e III.

    d) I, II e III.

  6. Questão 6

    (Cotec) Na agricultura, o emprego exagerado de agrotóxicos para combater a emergência de pragas nas lavouras também pode gerar a poluição. Com o excesso de resíduos tóxicos acumulados, o local afetado pode tornar-se infértil, atrapalhando a agricultura e agravando os problemas ambientais locais. Por isso, o uso com cautela de produtos químicos, além da preferência por adubos orgânicos, é medida mais do que necessária para diminuir os prejuízos causados. A definição aplicável à situação a que o texto se refere é:

    a) Poluição sonora, considerada crime ambiental, que pode resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos e, muitas vezes, passa desapercebida pelos moradores das cidades.

    b) Poluição dos solos, que se refere a toda e qualquer mudança em sua natureza, causando deterioração a ponto de tornar a terra inútil ou até gerar um risco à saúde.

    c) Poluição visual, que designa o excesso de informações contidas em placas e outros veículos de anúncios, além da degradação fruto das pichações e do excesso de fios de eletricidade.

    d) Poluição atmosférica, que é a introdução de substâncias ou energia de forma acidental ou intencional no meio ambiente, com consequências para os seres vivos.

    e) Poluição das águas, que é o resultado das alterações de sua qualidade, o que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.

  7. Questão 7

    Leia, a seguir, o trecho de uma reportagem sobre os impactos ambientais da energia eólica na região Nordeste do Brasil:

    Embora a energia eólica — aquela gerada pela força dos ventos — seja reconhecidamente uma fonte limpa e renovável de eletricidade, ela tem um lado negativo, que causa impactos ambientais não desprezíveis, como morte de animais e destruição de vegetação nativa. É o que constataram pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que há oito anos vêm estudando os efeitos maléficos na Caatinga dos parques (ou fazendas) de geração de eletricidade, os quais podem ter centenas de "cataventos" gigantes, que atingem, em alguns casos, 80 metros de altura, e pás giratórias, de até 30 metros.

    SILVEIRA, Evanildo da. O pouco conhecido impacto negativo da energia eólica no Nordeste. BBC, 06 out. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49858734.

    Além da perda de biodiversidade e da poluição visual causada pela transformação da paisagem, a energia eólica é responsável por um tipo muito particular de poluição, causadora de grande incômodo para a população que habita próximo dos parques eólicos. Identifique qual é esse tipo de poluição dentre as alternativas abaixo:

    a) poluição atmosférica;

    b) poluição marinha;

    c) poluição edáfica;

    d) poluição sonora;

    e) poluição fluvial.

  8. Questão 8

    (Uece) Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir a respeito da importância dos oceanos e de sua poluição global, por resíduos sólidos, em função do destino inadequado dos resíduos provenientes das diferentes sociedades ao redor do mundo.

    ( ) A expansão de um novo estilo de vida da sociedade de consumo foi celebrada nos EUA durante as décadas de 1940, 1950 e 1960 e foi fortemente baseada no consumo do plástico descartável, isto é, objetos para serem consumidos uma única vez e depois descartados.

    ( ) A maior parte do lixo oceânico não vem dos navios, mas é descartada em terra e nas margens dos rios no continente, principalmente na Ásia. Não está claro quanto tempo leva para esse plástico se desintegrar por completo em suas moléculas constituintes. As estimativas variam de 450 anos a um tempo indefinido.

    ( ) As sociedades urbano-industriais de consumo em massa fizeram com que o consumo de plástico se estabilizasse nas últimas décadas do séc. XX e impediram sua destinação inadequada nos oceanos, fato que se comprova pela diminuição das micropartículas encontradas nos mares atualmente.

    ( ) A questão do plástico nos mares não é tão complexa quanto a das mudanças climáticas globais, pois ninguém nega a existência de excesso de lixo nos oceanos, por ser um fato visível. Não se trata de um problema para o qual não há solução, uma vez que se trata de como recolher o lixo e dar um destino adequado a ele.

    Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

    a) F, V, F, V.

    b) F, F, V, F.

    c) V, F, V, F.

    d) V, V, F, V.

  9. Questão 9

    (PUC-PR) “Muitos aterros não têm tratamento adequado para o chorume derramado, que se infiltra no solo e, provavelmente, chega aos lençóis freáticos. Além disso, nem todo lixo coletado está sob o controle das autoridades públicas. Muitos aterros sanitários das cidades, quando existentes, estão no limite da sua capacidade operacional e nem toda a coleta está sob o controle das autoridades públicas. Os depósitos clandestinos representam um problema muito sério nas metrópoles.”

    Adaptado de JACOBI, Pedro. Impactos socioambientais urbanos – do risco à busca de sustentabilidade. In: MENDONÇA, F. (org.). Impactos Socioambientais Urbanos. Curitiba: UFPR, 2004.

    A falta de espaços apropriados para o despejo do lixo:

    a) reeducou a população da maioria das cidades brasileiras que, atualmente, separa o lixo reciclável do lixo orgânico e consome conscientemente, acabando com a necessidade de novos aterros.

    b) tem, como principal agravante, a poluição visual, em especial nos bairros onde vivem as populações de mais alta renda, das grandes metrópoles brasileiras.

    c) reflete a negligência de boa parte da população em saber se o lixo gerado recebe destino adequado, favorecendo, dessa forma, a contaminação das águas e do solo em muitas regiões do país.

    d) é resultado da ausência de políticas públicas que determinem onde devem ser instalados novos aterros, o que independe da participação popular em todo o processo, pois os riscos de contaminação do solo são pequenos.

    e) independe de campanhas que estimulem a redução do desperdício e a coleta seletiva.

  10. Questão 10

    (Uece) “Lixo oceânico de diferentes países lançados ao longo dos anos em milhares de cursos d'água deságuam no mar e vão parar na região que fica entre a costa do estado norte-americano da Califórnia e o Havaí. A incidência de correntes marítimas do Oceano Pacífico favorece o acúmulo do lixo nessa região do planeta, cuja mancha de 80 mil toneladas de lixo resulta do acúmulo de detritos, principalmente de plásticos, a qual se concentra em uma área de 1,6 milhão de km2, equivalente a cerca de mais de duas vezes o território da França. Estudo divulgado em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos afirmou que até 2050 os oceanos terão mais pedaços de microplásticos do que de peixes.”

    Ilha de lixo no Oceano Pacífico é 16 vezes maior do que se imaginava. Galileu, 28 mar. 2018.

    Com base na descrição geográfica do exemplo do grave problema ambiental citado no texto, assinale a assertiva que contém a perspectiva geográfica e política adequada ao enfrentamento dessa problemática.

    a) A problemática do lixo oceânico diz respeito eminentemente à origem dos resíduos, devendo unicamente cada país adotar sérias políticas de resíduos sólidos, mediante a impossibilidade de rastreamento dos resíduos.

    b) A impossibilidade de rastreamento da origem dos resíduos que são levados pelas correntes marítimas impede medidas e enfrentamentos consorciados entre nações com extensas zonas costeiras.

    c) Ainda que seja difícil ou até impossível detectar a origem de grande parte desses resíduos e culpabilizar e responsabilizar seus originadores, o enfrentamento dessa problemática deve recair sobre as indústrias geradoras de tais resíduos.

    d) Essa problemática adquiriu escalas transfronteiriças em águas oceânicas, e seu enfrentamento envolve responsabilidades ambientais de cada país e imprescindíveis políticas ambientais entre diferentes agentes da sociedade civil e nações com zonas costeiras.

  11. Questão 11

    (UEA) Um grupo de 103 países se juntou em um esforço liderado pelos Estados Unidos e pela União Europeia para reduzir as emissões do potente gás de efeito estufa metano. O Brasil está entre os signatários do Compromisso Global de Metano e é um dos cinco maiores emissores mundiais desse gás.

    (www.cnnbrasil.com.br, 02.11.2021. Adaptado.)

    Um setor que contribui para a emissão do gás metano e uma medida que pode ser tomada para alcançar o Compromisso Global de Metano são, respectivamente:

    a) a agropecuária e a privatização das agências de controle e fiscalização.

    b) a agropecuária e o combate ao desmatamento e às queimadas.

    c) a mineração e a ampliação da legislação ambiental vigente.

    d) a mineração e a construção de represas de pequeno porte.

    e) a indústria e a utilização de aquíferos para irrigação.

  12. Questão 12

    (Enem) A quantidade de CO2 na atmosfera da Terra aumentou em 50%, e a temperatura está agora cerca de 1,2 ºC mais quente em comparação ao século XIX. O ritmo de aumento da temperatura precisa diminuir se quisermos evitar as piores consequências das mudanças climáticas. Cientistas afirmam que o aquecimento global precisa ser mantido em 1,5 ºC até o ano 2100. No entanto, a menos que outras ações sejam tomadas, o planeta ainda pode aquecer mais de 2 ºC até o final deste século. Na prática, os países precisam enfrentar as mudanças climáticas com ações mitigadoras, que reduzam tanto as emissões quanto os níveis de CO2 na atmosfera.

    Um guia rápido para entender as mudanças climáticas. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 dez. 2021 (adaptado).

    Qual ação mitigadora auxilia na remoção desse gás presente na atmosfera, reduzindo seus níveis?

    a) Plantar mais árvores.

    b) Instalar mais usinas eólicas.

    c) Ampliar o uso de energia solar.

    d) Manter os combustíveis fósseis no solo.

    e) Produzir menos resíduos sólidos urbanos.