Exercícios sobre as cidades mais poluídas do mundo

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre as cidades mais poluídas do mundo você saberá que elas estão em países emergentes e subdesenvolvidos, princialmente na Rússia, Índia e China. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

A respeito do processo de urbanização e industrialização nos países subdesenvolvidos e sua relação com a preservação do meio ambiente, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) A intensificação dos processos de urbanização e a consequente industrialização acabaram por gerar desenvolvimento, mas também criou sérios problemas ambientais.

b) Os elevados índices de poluição de grandes centros urbanos dos países emergentes têm relação direta com o modo como o espaço foi ocupado e como ele é produzido.

c) A formação e o crescimento das cidades, quando ocorrem de modo acelerado – característica da urbanização dos países subdesenvolvidos – ocasionam sérios impactos ao meio ambiente.

d) A necessidade de expansão da rede produtiva e o desenvolvimento urbano justificam a poluição ocasionada pelas empresas, de outra maneira não é possível garantir emprego, renda e desenvolvimento econômico.

e) O desenvolvimento urbano e industrial, que prioriza as atividades produtivas e o lucro, muitas vezes deixa em segundo plano a qualidade de vida da população e a preocupação com os recursos naturais.

questão 2

De acordo com estudo realizado pela ONG Instituto Blacksmith, em 2013, as 10 cidades mais poluídas do mundo estão localizadas em países subdesenvolvidos e emergentes. Abaixo estão listados os países e as respectivas cidades mais poluídas, exceto:

a) Rússia – Dzerzhinsk

b) Ucrânia – Chernobyl

c) Finlândia – Helsínquia

d) Zâmbia – Kabwe

e) Índia – Vapi

questão 3

A maior parte das 10 cidades mais poluídas do mundo – segundo estudo da ONG Instituto Blacksmith (2013) – compromete a qualidade de vida da população e o meio ambiente em decorrência de atividades econômicas relacionadas à indústria e mineração, com exceção de uma, que tem sua poluição ligada a um desastre nuclear. A que cidade estamos nos referindo?

Estão corretas as alternativas:

a) Vopi, na Índia

b) Chernobyl, na Ucrânia

c) Dzerzhinsk, na Rússia

d) Swmgayit, no Arzebaijão

e) Sukinda, na Índia

questão 4

A cidade de Vapi, na Índia, figura no rol das cidades mais poluídas do mundo. Sobre essa cidade e seus problemas ambientais avalie as proposições a seguir:

A população sofre com constantes problemas relacionados com intoxicação, além de câncer de garganta e outras enfermidades causadas pela contaminação dos escassos recursos hídricos disponíveis. O lençol freático é 96 vezes mais poluído do que o máximo permitido pelas autoridades de saúde, o que atinge também a agricultura.

I) Embora as empresas cumpram as normativas ambientais, elevado grau de agressão ao meio ambiente é encontrado na cidade de Vapi, pois o nível de exigência das leis ambientais é baixo.

II) O parque industrial existente na cidade de Vapi é responsável pela contaminação do lençol freático da região, que chega a ser 96 vezes mais poluído do que o máximo permitido pelas autoridades de saúde, o que atinge também a agricultura.

III) A população da cidade indiana de Vapi sofre com constantes problemas relacionados à intoxicação, além de câncer e outras enfermidades causadas pela poluição.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e II.

c) I e III.

d) Apenas a alternativa I.

e) Todas as alternativas.

respostas
Questão 1

Letra D

Existem diversas maneiras de garantir emprego, renda e desenvolvimento econômico sem que os prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população sejam tão significativamente comprometidos. O que ocorre nos países subdesenvolvidos é que as industrias aproveitam a fragilidade das legislações ambientais e a da conivência dos governos locais para produzirem sem ter que gastar com medidas que protejam o meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

De acordo com o estudo da ONG Instituto Blacksmith (2013), todos as 10 cidades mais poluídas do mundo estão em países desenvolvidos e emergentes, critério que não se aplica à Finlândia, que é um país desenvolvido e com excelente qualidade de vida da população. A sua capital, Helsínquia, é considerada uma das capitais mais limpas e sua população e estado preocupam-se com o meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Em função do acidente nuclear ocorrido em 1986, a cidade de Chernobyl, na Ucrânia, até hoje se encontra poluída pela nuvem radioativa que atingiu a região. Milhares de casos de câncer foram diagnosticados na localidade.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A alternativa I está incorreta, pois as empresas que ocupam o parque industrial da cidade de Vopi, em geral desrespeitam as leis e normas que protegem o meio ambiente comprometendo a qualidade de vida da população.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas