Exercícios sobre o gênero dos adjetivos
Como sabemos, as classes gramaticais subdividem-se naquelas que podem ser passíveis de flexão e as que não podem. Com base nesse pressuposto, aponte as características que norteiam a classe representada pelos adjetivos.
Afirma-se que tal classe apresenta, tal qual os substantivos, flexões de gênero e número. Contudo, no que tange ao grau, suas variações são bem mais complexas quando comparadas à referida classe (dos substantivos).
Atribua a diferenciação demarcada entre os adjetivos uniformes e biformes.
Podemos dizer que os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero masculino e outra para o feminino, como por exemplo:
belo – bela/ estudioso – estudiosa
Já os adjetivos uniformes possuem uma única forma, tanto para o masculino quanto para o feminino, assim como:
ator ruim / atriz ruim
vida exemplar / comportamento exemplar
(MPE-PR/UFPA) Há situações em que o adjetivo muda de sentido, caso seja colocado antes ou depois do substantivo. Observe:
Lá se vão os pobres meninos
Pelas ruas da cidade.
Meninos pobres,
pelas ruas da cidade rica.
Qual é o significado da primeira e da segunda ocorrência da palavra “pobres” no trecho acima?
a) humildes/modestos
b) mendigos/sem recursos
c) dignos de pena/improdutivos
d) dignos de compaixão/desprovidos de recursos
e) ingênuos/sem posses
Alternativa “d”.
Ainda retratando acerca do adjetivo “pobre” acima evidenciado, aponte sua característica, tendo em vista as flexões de gênero atribuídas a esta classe gramatical.
No que se refere ao adjetivo em questão, podemos dizer que ele representa um adjetivo uniforme, perfeitamente constatável em: homem pobre/mulher pobre.
(UPM-SP) Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.
a) elemento motor, tratamento médico-dentário
b) esforço vão, passeio matinal
c) juiz arrogante, sentimento fraterno
d) cientista hindu, homem célebre
e) costume andaluz, manual lúdico-instrutivo
Alternativa “d”.
Partindo do pressuposto de que a formação do feminino pode variar de acordo com a terminação da forma masculina, faça como no modelo a seguir:
a) homem cristão – mulher cristã
b) garoto brigão –
c) homem europeu –
d) rapaz esbelto –
e) aluno estudioso –
f) paciente são –
g) turista judeu –
b) garota brigona
c) mulher europeia
d) moça esbelta
e) aluna estudiosa
f) paciente sã
g) turista judia
Mediante análise dos compostos em evidência, explicite seus conhecimentos acerca da flexão que neles se evidencia:
a) cidadão luso-brasileiro/ cidadã luso-brasileira
b) consultório médico-dentário/ clínica médico-dentária
c) casaco verde-escuro/ saia verde-escura
d) papel verde-mar / tinta verde-mar
e) tecido amarelo-ouro/ roupa amarelo-ouro
No que tange aos três primeiros exemplos, a flexão que neles se evidencia parte da premissa de que quando os compostos são formados por dois adjetivos, apenas o último elemento recebe flexão. Quanto aos dois últimos exemplos, tal aspecto é demarcado tendo em vista que o segundo elemento do composto é representado por um substantivo (mar/ouro). Nesse caso, não há possiblidade de variação.