Exercícios sobre a regência de alguns verbos
(ITA –SP) Assinale a alternativa correta:
a) Há muitas pessoas com que não nos simpatizamos.
b) Há muitas pessoas com quem não simpatizamos.
c) Há muitas pessoas com quem não nos simpatizamos.
d) Há muitas pessoas com quem não simpatizamo-nos.
e) n.d.a
Deparando-nos com as questões em pauta, temos necessariamente de atentar para um aspecto que se torna fundamental no que diz respeito à regência do verbo simpatizar, visto que ele não se caracteriza como pronominal – o que nos leva a crer que o uso do pronome se torna inadequado. Outro aspecto, que também se mostra relevante, encontra-se relacionado ao fato de tal verbo (simpatizar) ser definido como transitivo indireto, dada a necessidade do uso da preposição “com”, pois quem simpatiza, simpatiza com alguém. Acerca de tais elucidações, atribuímos como verdadeira a alternativa demarcada pela letra “B”.
(ITA-SP) Leia com atenção a seguinte frase de um texto publicitário:
Esta é a escola que os pais confiam.
a) Identifique a preposição exigida pelo verbo e refaça a construção, obedecendo à norma gramatical.
b) Justifique a correção.
- Ao olharmos atentamente para o verbo em questão – confiar, constatamos que ele carece da preposição “em”, fato esse que conduz o discurso a uma retificação, demarcada assim:
Esta é a escola em que os pais confiam.
- A frase demarcada no anúncio em questão nos conduz a refletirmos melhor sobre o fato de que a regência verbal se encontra atrelada ao uso (ou não) da preposição, haja vista que um mesmo verbo, a depender do contexto em que estiver empregado, pode assumir regências distintas. Dessa forma, quando pensamos no verbo confiar, não é de se estranhar que ele exige o uso da preposição, haja vista que quem confia, confia em alguém, sendo necessário o uso dela.
Procure atentar para a regência dos verbos em destaque e, em seguida, complete as lacunas com um pronome relativo adequado, fazendo o uso da preposição quando necessário.
a) Essas são as leis --------- devemos obedecer daqui em diante.
b) Aqueles são os filmes ---------- assistimos tempos atrás.
c) Diga-me a verdade: quais mesmos os propósitos ---------- você visa?
d) O perfume da flor --------- ela aspirou é contagiante.
e) Os adultos --------- obedecemos são nossos parentes.
a) Essas são as leis às quais devemos obedecer daqui em diante.
b) Aqueles são os filmes a que assistimos tempos atrás.
c) Diga-me a verdade: quais mesmos os propósitos a que você visa?
d) O perfume da flor que ela aspirou é contagiante.
e) Os adultos aos quais obedecemos são nossos parentes.
Das opções abaixo, escolha a alternativa que mais se adéqua aos enunciados linguísticos ora expressos, levando em conta os casos referentes à regência verbal:
a) Este é o livro ---------- você se refere? (a que/que)
b) Márcia namora ------- Felipe. (Felipe/com o Felipe)
c) O médico assistiu ------- paciente. (o paciente/ao paciente)
d) Esse é o cargo -------- ela aspira. (a que ela aspira/que ela aspira)
e) Prefiro Matemática ------- Língua Portuguesa (do que Língua Portuguesa / à Língua Portuguesa)
a) Este é o livro A QUE você se refere? (a que/que)
b) Márcia namora Felipe. (Felipe/com o Felipe)
c) O médico assistiu O paciente. (o paciente/ao paciente)
d) Esse é o cargo A QUE ela aspira. (a que ela aspira/que ela aspira)
e) Prefiro Matemática À Língua Portuguesa (do que Língua Portuguesa / à Língua Portuguesa)
Sabemos que um mesmo verbo pode assumir distintas regências, a depender de um só aspecto:
( ) Contexto em que se encontra empregado, relacionando, pois, ao sentido que apresenta.
( ) Flexão de tempo, modo e pessoa gramatical.
( ) Transitividade e não transitividade.
A depender do contexto em que se encontrar inserido, um mesmo verbo pode assumir regências distintas, dada a condição de ele representar sentidos diferentes – o que resulta no fato de exigir ou não o uso da preposição, ou seja, classificar-se como transitivo direto ou transitivo indireto. Nesse sentido, a alternativa que melhor se aplica aqui é a primeira, ou seja, o contexto.
Acerca das orações a seguir, atribua F para falso e V para verdadeiro, segundo o padrão formal da linguagem.
A – Ele queria muito viajar nestas férias.
B – Ele queria muito aos seus dois filhos.
( ) Em A o sentido do verbo querer diz respeito a ter afeto, estimar.
( ) Em B o sentido do verbo querer está relacionado a desejar, pretender.
( ) Em B o sentido do verbo querer está relacionado a ter afeto, estimar.
( ) Em A o sentido que pode ser atribuído ao verbo querer é desejar, pretender.
(F) Em A o sentido do verbo querer diz respeito a ter afeto, estimar.
(F) Em B o sentido do verbo querer está relacionado a desejar, pretender.
(V) Em B o sentido do verbo querer está relacionado a ter afeto, estimar.
(V) Em A o sentido que pode ser atribuído ao verbo querer é desejar, pretender.