Exercícios sobre a independência da América espanhola

A independência da América espanhola foi impulsionada pelas invasões napoleônicas na Europa, e a lista de exercícios abaixo serve para testar seus conhecimentos sobre o tema. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

Durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características.

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Resposta

Os dois grupos protagonistas eram os chapetones e os criollos. Entretanto, os motivos que os tornavam adversários estavam relacionados ao fato de que os chapetones eram homens nascidos na Espanha e que detinham os cargos administrativos da estrutura estatal colonial. Já os criollos eram filhos de espanhóis nascidos no continente americano e que por conta dessa situação não tinham os mesmos privilégios que os chapetones, apesar dos criollos possuírem os meios de produção nas colônias.

Questão 2

(UFSCar-SP) A independência das colônias espanholas da América deveu-se a diversos fatores.

Assinale a opção na qual todos os fatores relacionados contribuíram para essa independência.

  1. Política mercantilista da Espanha; influência da independência brasileira; interesse dos Estados Unidos no comércio das colônias espanholas.
  2. Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.
  3. influência das ideias políticas de Maquiavel; auxilio militar brasileiro à independência dos territórios vizinhos; exemplo da independência dos Estados Unidos.
  4. Liberalismo político e econômico, adotado pelas cortes espanholas; enfraquecimento do governo espanhol por causa da intervenção militar francesa; política do Congresso de Viena favorável à independência das colônias.
  5. Interesse econômico da Inglaterra na independência das colônias; política de suspensão das restrições de importações, seguida pelo governo de José Bonaparte; aliança entre chapetones, colonos nascidos na Espanha, e criollos, nascidos nas colônias para promover a independência.
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Resposta

Letra B.

Questão 3

As causas que levaram as colônias espanholas na América a se tornarem independentes são consequências dos interesses de vários personagens, principalmente no que se refere ao controle dos processos econômicos e das influências regionais. Frente a isso, relacione os personagens, indicados pelas letras, com seus respectivos interesses nas independências das colônias, que estão abaixo, indicados por números.

  1. Inglaterra                                                
  2. EUA
  3. Criollos
  1. A ruptura com a metrópole garantiria a liberdade nas transações mercantis, principalmente com os países industrializados;
  2. A independência das colônias eliminaria as barreiras monopolistas ao comércio, ampliando assim os mercados para a compra de suas mercadorias;
  3. Apoiou as lutas de independência como forma de conter a influência europeia no continente americano.

A alternativa que expressa corretamente as relações é:

  1. a-2; b-3; c-1.
  2. a-3; b-2; c-1.
  3. a-1; b-3; c-2.
  4. a-2; b-1; c-3.
  5. a-3; b-1; c-2.
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Letra A

Questão 4

Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria nas condições sociais, os líderes das independências das colônias hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites coloniais. Qual das alternativas abaixo indica corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites?

  1. Chapetones.
  2. Burgueses.
  3. Aristocratas.
  4. Criollos.
  5. Latifundiários.
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Resposta

Letra D. Os membros das elites eram conhecidos como criollos, descendentes de espanhóis nascidos na América. Eles tinham como interesse realizar a independência e fortalecer seu poder econômico e político.

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