Exercícios sobre a independência da América espanhola
Durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características.
Os dois grupos protagonistas eram os chapetones e os criollos. Entretanto, os motivos que os tornavam adversários estavam relacionados ao fato de que os chapetones eram homens nascidos na Espanha e que detinham os cargos administrativos da estrutura estatal colonial. Já os criollos eram filhos de espanhóis nascidos no continente americano e que por conta dessa situação não tinham os mesmos privilégios que os chapetones, apesar dos criollos possuírem os meios de produção nas colônias.
(UFSCar-SP) A independência das colônias espanholas da América deveu-se a diversos fatores.
Assinale a opção na qual todos os fatores relacionados contribuíram para essa independência.
- Política mercantilista da Espanha; influência da independência brasileira; interesse dos Estados Unidos no comércio das colônias espanholas.
- Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.
- influência das ideias políticas de Maquiavel; auxilio militar brasileiro à independência dos territórios vizinhos; exemplo da independência dos Estados Unidos.
- Liberalismo político e econômico, adotado pelas cortes espanholas; enfraquecimento do governo espanhol por causa da intervenção militar francesa; política do Congresso de Viena favorável à independência das colônias.
- Interesse econômico da Inglaterra na independência das colônias; política de suspensão das restrições de importações, seguida pelo governo de José Bonaparte; aliança entre chapetones, colonos nascidos na Espanha, e criollos, nascidos nas colônias para promover a independência.
Letra B.
As causas que levaram as colônias espanholas na América a se tornarem independentes são consequências dos interesses de vários personagens, principalmente no que se refere ao controle dos processos econômicos e das influências regionais. Frente a isso, relacione os personagens, indicados pelas letras, com seus respectivos interesses nas independências das colônias, que estão abaixo, indicados por números.
- Inglaterra
- EUA
- Criollos
- A ruptura com a metrópole garantiria a liberdade nas transações mercantis, principalmente com os países industrializados;
- A independência das colônias eliminaria as barreiras monopolistas ao comércio, ampliando assim os mercados para a compra de suas mercadorias;
- Apoiou as lutas de independência como forma de conter a influência europeia no continente americano.
A alternativa que expressa corretamente as relações é:
- a-2; b-3; c-1.
- a-3; b-2; c-1.
- a-1; b-3; c-2.
- a-2; b-1; c-3.
- a-3; b-1; c-2.
Letra A
Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria nas condições sociais, os líderes das independências das colônias hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites coloniais. Qual das alternativas abaixo indica corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites?
- Chapetones.
- Burgueses.
- Aristocratas.
- Criollos.
- Latifundiários.
Letra D. Os membros das elites eram conhecidos como criollos, descendentes de espanhóis nascidos na América. Eles tinham como interesse realizar a independência e fortalecer seu poder econômico e político.