Topo
pesquisar

Exercícios sobre os pais fundadores dos Estados Unidos

Exercícios de História da América

Com estes exercícios sobre os pais fundadores dos Estados Unidos, você pode ter seus conhecimentos aperfeiçoados a respeito da formação dos EUA. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(PUC-PR) Leia o texto a seguir e extraia a ideia central:

"São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais." (Trecho da "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A ideia central do texto é:

a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço.

b) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo.

c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.

d) Todos os homens têm direitos e deveres.

e) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo.

questão 2

Os chamados “Pais fundadores dos Estados Unidos” não podem ser confundidos com aqueles chamados de “Pais peregrinos”, haja vista que esses últimos:

a) eram colonos do norte dos EUA que peregrinaram para o oeste no século XVI.

b) eram imigrantes irlandeses católicos que chegaram aos EUA em 1580.

c) eram “pais” apenas das colônias do oeste dos EUA.

d) eram imigrantes ingleses puritanos que chegaram aos EUA em 1620.

e) eram imigrantes italianos que chegaram aos EUA com Américo Vespúcio.

questão 3

(Mackenzie) Leia os textos:

“Assim como nos governos absolutos o rei é a lei, nos países livres, a lei deve ser o rei; e não existirá outro”. Thomas Paine.

“Considero o povo que constitui a sociedade ou nação como a fonte de toda autoridade (...) sendo livre para conduzir seus interesses comuns através de quaisquer órgãos que julgue adequados (...).” Thomas Jefferson

A Independência das Treze Colônias Inglesas da América significou:

a) o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime.

b) o fim da Era das Revoluções.

c) a superação do capitalismo monopolista.

d) a consolidação econômica da política mercantilista.

e) o desdobramento natural da Doutrina Monroe e do Destino Manifesto.

questão 4

Entre os principais “pais fundadores dos Estados Unidos”, estava um comandante-em-chefe da Guerra de Independência (1775-1783), que se tornou o primeiro presidente do país recém-fundado. Seu nome era:

a) Thomas Jefferson

b) Thomas Paine

c) George Washington

d) Henry David Thoreau

e) Ronald Reagan

respostas
Questão 1

Letra C

Os “pais fundadores dos Estados Unidos” também foram signatários da Declaração de Independência. Essa declaração estava imbuída dos ideais políticos pensados pelos intelectuais iluministas do século XVIII e divergiam, frontalmente, da perspectiva absolutista que ainda vigorava em vários países europeus. Um dos pontos de divergência estava exatamente na delegação da fonte do poder à soberania popular, e não a um monarca.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Os “pais peregrinos dos Estados Unidos” emigraram da Inglaterra em 1620 em direção às colônias, fugindo da perseguição religiosa anglicana. Esses peregrinos viajaram a bordo do navio “Mayflower” e estabeleceram-se nos EUA a partir de março de 1621. Foram considerados os pioneiros da colonização efetiva.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A Independência das Treze Colônias dos EUA (1776), encabeçada pelos “pais fundadores”, antecedeu em 13 anos a Revolução Francesa (1789). Foi um marco das chamadas “revoluções burguesas”, que mudaram o modo de representação política no mundo ocidental.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

George Washington foi um dos mais destacados comandantes das guerras pela Independência dos EUA e um dos signatários da Constituição (Carta Magna) desse país. Foi ainda eleito o primeiro presidente americano, em 1789, tendo governado até o ano de 1797.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola