Exercícios sobre pecuária
A prática da pecuária está atrelada, dentre outros, ao objetivo de
a) promover a criação de animais para fins econômicos.
b) homogeneizar a utilização de carne na alimentação.
c) expandir a distribuição de renda nas zonas rurais.
d) diminuir a dependência da produção de hortaliças.
e) mitigar o consumo de carne nos países desenvolvidos.
Letra A. A pecuária é uma prática voltada para a criação de animais com fins econômicos. As atividades de criação e comercialização de animais fazem parte do setor primário da economia.
A pecuária é subdividida conforme a sua finalidade produtiva. Sendo assim, a alternativa que apresenta corretamente um tipo de pecuária e a sua produção é a
a) pecuária meeira — divisão da parcela de animais.
b) pecuária leiteira — produção de leite.
c) pecuária hídrica — abate de peixes.
d) pecuária de lã — fabricação de couro.
e) pecuária de corte — criação de frangos.
Letra B.
A pecuária leiteira é o tipo de atividade de criação de animais voltada para a produção de leite. Esse tipo de pecuária é muito comum nos estados brasileiros de Minas Gerais e São Paulo.
A pecuária é dividida, conforme suas modalidades de produção, em intensiva e extensiva, sendo esta marcada pela
a) elevada produtividade dos rebanhos.
b) intensa utilização de agroquímicos.
c) diminuta aplicação de tecnologias.
d) pequena geração de renda no campo.
e) acentuada mecanização dos criatórios.
Letra C.
A pecuária extensiva é praticada a partir da adoção de técnicas tradicionais de criação de animais. Portanto, é uma modalidade que utiliza poucos recursos tecnológicos.
No Brasil, a pecuária é um importante ramo do agronegócio. Ela é responsável por boa parte das exportações brasileiras. Um exemplo desse cenário é o mercado de carne bovina, que tem como principal país comprador a
a) Itália.
b) França.
c) Coreia.
d) China.
e) Rússia.
Letra D.
A China é a principal compradora de produtos pecuários brasileiros, em especial, a carne bovina. A produção brasileira de carne supre o gigantesco mercado chinês e é fundamental para o abastecimento de produtos alimentares para essa nação asiática.
O rebanho de gado do Brasil é considerado um dos maiores do mundo. São estados brasileiros que concentram esses rebanhos:
a) Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
b) Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
c) Rondônia, Amazonas e Tocantins.
d) Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
e) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Letra B.
Os estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais são exemplos de localidades brasileiras que possuem grande destaque na criação de gado bovino. Esses estados lideram o ranking de rebanhos bovinos no Brasil.
Existem inúmeros impactos ambientais provocados pela pecuária, porém não é um deles a
a) emissão de poluentes atmosféricos.
b) compactação das camadas do solo.
c) contaminação das fontes de água.
d) acentuação da vazão dos aquíferos.
e) diminuição da biodiversidade local.
Letra D.
A atividade pecuária não impacta o aumento da vazão de reservatórios subterrâneos de água. Os seus impactos estão atrelados, prioritariamente, à remoção da vegetação, assim como à poluição da água, do ar e do solo.
O Brasil vive uma forte expansão das atividades pecuárias em zonas ambientalmente frágeis. Uma região do país que passa por esse processo e um impacto ambiental provocado por essa expansão estão corretamente apresentados em:
a) Interior de São Paulo — desertificação do solo.
b) Sul do Pantanal — diminuição das precipitações.
c) Mata dos Cocais — ocorrência de espécies invasoras.
d) Sul da Amazônia — supressão da vegetação nativa.
e) Serra da Mantiqueira — aumento da ilha de calor.
Letra D.
A região sul da Amazônia é uma zona de intensa expansão da criação de animais no Brasil. Em razão disso, ocorre nessa área brasileira um grande volume de desmatamento.
O crescimento da pecuária no Brasil incorre em graves transformações do meio natural, com destaque para a ocorrência de
a) chuvas ácidas.
b) queimadas.
c) inversão solar.
d) enchentes.
e) ilhas de calor.
Letra B.
A ocorrência de queimadas, realizadas para a remoção da vegetação nativa com o objetivo de criação de pastos, é um dos principais impactos provocados pela pecuária no meio natural. As queimadas resultam na perda da biodiversidade local, na diminuição da fertilidade do solo, na supressão da vegetação nativa, entre outros impactos.
(Enem 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
a) sedentarismo.
b) transumância.
c) êxodo rural.
d) nomadismo.
e) pendularismo.
Letra D.
O nomadismo é um movimento migratório atrelado à história da pecuária, uma vez que foi a partir de sua superação que houve o estabelecimento das atividades pecuárias. A coleta e a caça, por exemplo, foram substituídas pela agropecuária.
(Enem 2017) Está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um continuum do urbano do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.
SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Nova Economia, n. 7, maio 1997.
As articulações espaciais tratadas no texto resultam do(a)
a) aumento da geração de riquezas nas propriedades agrícolas.
b) crescimento da oferta de empregos nas áreas cultiváveis.
c) integração dos diferentes lugares nas cadeias produtivas.
d) redução das desigualdades sociais nas regiões agrárias.
e) ocorrência de crises financeiras nos grandes centros.
Letra C.
As atividades pecuárias, assim como os demais setores econômicos, passaram, nos últimos anos, por um intenso processo de integração das cadeias produtivas. Portanto, torna-se cada vez mais difícil delinear de forma exata os âmbitos urbano e rural de um território nesse contexto.
(Enem 2019) Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.
SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada — o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da
a) mecanização do processo produtivo.
b) adoção da colonização dirigida.
c) realização de reforma agrária.
d) ampliação de franjas urbanas.
e) expansão de frentes pioneiras.
Letra E.
A ocupação pioneira de vastas regiões do Brasil, como exemplificado no texto, está relacionada, entre outros aspectos, ao estabelecimento das atividades pecuárias. A criação de animais, por exemplo, foi um aspecto fundamental para a ampliação da ocupação do território brasileiro.
(Unicentro 2015) Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária.
a) Pecuária de espaços semiáridos.
b) Pecuária extensiva.
c) Pecuária intensiva.
d) Pecuária nômade.
e) Pecuária ultraextensiva.
Letra C.
A pecuária intensiva é caracterizada pelo uso acentuado de novas tecnologias no campo. Desse modo, os animais são criados de forma controlada, com monitoramento constante e uso de insumos modernos, que possibilitam a elevação da produtividade.