Exercícios sobre Brasil Império
Teste os seus conhecimentos a respeito do Brasil Império, o período de nossa história em que a monarquia esteve em vigor (1822-1889).
Publicado por: Daniel Neves SilvaQuestões
-
Questão 1
(Selecon - adaptado) O texto a seguir é um trecho da carta deixada por D. Pedro I a seu filho, Pedro de Alcântara, quando da sua partida para a Europa em 1831:
“Meu querido filho e imperador… Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua educação, e conte que o mundo o há de admirar… Eu me retiro para a Europa… Adeus, meu amado filho, receba a bênção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver. D. Pedro de Alcântara, 12 de abril de 1831.”
Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil, coroado em 1822, D. Pedro I foi levado à abdicação nove anos depois. Diversos fatores contribuíram para essa decisão do imperador, dentre os quais se pode destacar:
Letra C
Ao longo do seu reinado (1822-1831), d. Pedro I foi acumulando desavenças e progressivamente perdendo apoio político. Seu autoritarismo em momentos como a outorga da Constituição de 1824 e ações questionáveis, como o envolvimento do Brasil na Guerra da Cisplatina, resultaram no enfraquecimento de sua posição.
-
Questão 2
(Unifil - adaptado) Assinale abaixo a resposta que equivale a um dos principais movimentos de resistência ao poder absolutista de D. Pedro I.
Letra C
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que agiu em defesa da república e do separatismo e que se estendeu por alguns meses de 1824. Iniciou-se em Pernambuco, mas espalhou-se por outras províncias do Nordeste. É considerado um movimento de insatisfação contra a monarquia.
-
Questão 3
(Idecan - adaptado) O período regencial foi marcado pela abdicação do trono do então imperador Dom Pedro I e pela ascensão de seu sucessor Pedro de Alcântara, ainda uma criança, situação que tornava inviável sua real efetivação no poder. O país então passou a ser comandado por regentes até que Dom Pedro II atingisse sua maioridade. Entretanto, a disputa pelo controle do governo gerou uma grave crise política que culminou no surgimento de inúmeras revoltas pelo império. São revoltas do Período Regencial, EXCETO:
Letra E
A lei Bill Aberdeen, de 1845, autorizava a Armada britânica a interceptar qualquer navio que traficasse escravos no Atlântico Sul. Muitos navios negreiros que tinham por destino o Brasil foram retidos pelos ingleses, que eram contrários à prática escravocrata e desejavam que seus parceiros econômicos (como o Brasil, à época) desfizessem-se desse modelo de produção. A lei Eusébio de Queirós, de 1850, foi a primeira lei sancionada pelo Império com vistas a retardar a atividade escravocrata em nosso território. Essa lei proibia a inserção do Brasil no tráfico negreiro transatlântico.
-
Questão 4
(Enem) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).
O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).
Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre
Letra D
A questão traz a dificuldade existente para o levantamento de uma explicação sobre esse conflito. A explicação aceita é recente e foi desenvolvida por estudos conduzidos pelo historiador Francisco Doratioto. Acredita-se atualmente que a guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos das nações do Prata.
-
Questão 5
O processo de abolição do trabalho escravo aconteceu de maneira lenta, sendo marcado por uma série de leis que promoveram essa abolição de maneira gradual em nosso país, entre elas, constava a
Letra D
A Lei dos Sexagenários, decretada em 1885, foi uma das leis abolicionistas aprovadas durante o Segundo Reinado. Foi considerada resultado de uma reação conservadora para barrar o avanço do abolicionismo no Brasil. Determinava que idosos com mais de 60 anos seriam considerados livres depois de três anos de trabalho indenizatório.
-
Questão 6
Um dos grupos mais ativos no golpe que promoveu a derrubada da monarquia e a proclamação da república foram os militares. Que ideologia influenciou a ação dos militares no final do século XIX?
Letra B
Os militares brasileiros foram fortemente influenciados pelo positivismo, conjunto de ideias desenvolvidas pelo francês Augusto Comte. Por meio do positivismo, eles exaltaram o cientificismo e adotaram o ideal de progresso, justificando a busca pelo progresso via autoritarismo.
-
Questão 7
Qual o nome da medida tomada pelos ingleses visando a obrigar o Brasil a colocar fim no tráfico de africanos escravizados?
Letra E
O Bill Aberdeen foi aprovado pelo Parlamento inglês em 1844 e foi a forma encontrada pelos ingleses de forçar o Brasil a abolir o tráfico de africanos escravizados. Com essa lei, a Inglaterra dava poderes à sua marinha para monitorar as águas do Atlântico, à procura de navios negreiros, e levar os seus tripulantes a julgamento na Inglaterra como piratas.
-
Questão 8
A Revolução Praieira foi uma grande revolta que aconteceu em Pernambuco, entre 1848 e 1850, e contou com certa adesão popular. O fato primordial dessa revolta foi:
Letra D
A Revolução Praieira aconteceu de 1848 a 1850 e foi diretamente causada pela disputa pelo poder político de Pernambuco por dois partidos locais: o Praieiro e o Conservador. Os praieiros não aceitaram ser destituídos do poder a decidiram rebelar-se por meio de revoltas armadas que se estenderam durante anos no interior da província.
-
Questão 9
Qual foi o principal documento em defesa da causa republicana no Brasil durante o Segundo Reinado?
Letra C
O Manifesto Republicano foi lançado em 1870 e foi o grande documento em defesa do republicanismo no Brasil. Esse documento criticava a monarquia, acusando-a de ser a culpada dos males do Brasil e propunha a implantação de um modelo federalista no país.
-
Questão 10
O acontecimento que serviu de estopim para a abdicação de d. Pedro I, em 1831, foi:
Letra A
A Noite das Garrafadas foi o ato que levou d. Pedro I a abdicar do trono brasileiro em 1831. Esse acontecimento deixou claro a tensão que havia entre os defensores do imperador e seus críticos. Durante dias, apoiadores e críticos do imperador entraram em conflito nas ruas do Rio de Janeiro, e foi necessário reforço policial para resolver a questão.
-
Questão 11
(Fundatec) “Nos dois primeiros anos após a Independência, o debate político se concentrou no problema da aprovação de uma Constituição. (…) as eleições para uma Assembleia Constituinte, encarregada de elaborar a Constituição, já estavam previstas meses antes da Independência. Elas ocorreram após o 7 de setembro e a Constituinte começou a se reunir no Rio de Janeiro, em maio de 1823” (Fausto, 2006). A respeito do contexto descrito, analise as assertivas abaixo:
I. O projeto apresentado pelos constituintes buscava limitar o poder do imperador, impedindo-o de dissolver a futura Câmara dos Deputados e convocar novas eleições sempre que considerasse necessário.
II. Outro objetivo dos constituintes era restringir o poder do imperador, negando-lhe o veto absoluto, ou seja, o direito de invalidar qualquer lei aprovada pelo Legislativo.
III. O conflito entre os poderes Legislativo e Executivo culminou na dissolução da Assembleia Constituinte por Dom Pedro I, acompanhada da prisão de vários deputados, incluindo os três irmãos Andradas.
Quais estão corretas?
Letra E. O primeiro projeto de texto constitucional apresentado pela Assembleia Constituinte de 1823, conhecida como Constituição da Mandioca, foi rejeitado por d. Pedro I porque estabelecia limites ao poder do imperador, o que não foi considerado aceitável por ele. Em resposta, ele fechou a Constituinte e outorgou um novo texto, que deu a ele amplos poderes.
-
Questão 12
(Inaz do Pará) O Primeiro Reinado (1822–1831) e o período regencial (1831–1840) foram marcados por tensões políticas e sociais que moldaram a organização do Brasil pós-independência. Sobre esses períodos históricos, assinale a alternativa CORRETA.
Letra B. Todo o período monárquico, na verdade, foi marcado pela influência do Poder Moderador. Esse poder foi estabelecido pela Constituição outorgada em 1824.
-
Questão 13
(Inaz do Pará) O movimento de independência do Brasil e a consolidação do Estado Imperial representaram processos interligados, com influências internas e externas. Sobre esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA.
Letra A. A manutenção da monarquia foi a escolha das elites brasileiras para promover o processo de independência do Brasil sem gerar transformações no status quo e, principalmente, abolir o trabalho escravo. O temor das disputas políticas e da fragmentação territorial que ocorreu na América Espanhola deu força a ideia de adotar a monarquia no Brasil.
-
Questão 14
O Segundo Reinado (1840-1889) foi um período de estabilidade política relativa e crescimento econômico no Brasil, marcado pelo desenvolvimento do café e pelas mudanças na sociedade escravocrata. Sobre o período, assinale a alternativa CORRETA.
Letra E. A Tarifa Alves Branco foi uma lei que reorganizava as tarifas alfandegárias no Brasil, estabelecendo um aumento nos impostos alfandegários cobrados no Brasil. A medida foi tomada para aumentar a arrecadação do governo, mas também para proteger a produção nacional contra os produtos importados.
-
Questão 15
(Avança SP) A Constituição de 1824, a primeira do Brasil independente, instituiu um sistema político específico que incluiu um poder peculiar, não presente em constituições anteriores de outras nações. Qual era esse poder?
Letra D. Como mencionado, o poder que foi estabelecido na Constituição de 1824 para simbolizar o poder do imperador e que estava acima dos outros três Poderes tradicionais (Executivo, Legislativo e Judiciário) foi o Poder Moderador.
-
Questão 16
(Avança SP) No que diz respeito ao contexto econômico do Primeiro Reinado (1822-1831), o Brasil passou por circunstâncias econômicas particulares. Em relação à situação econômica desse período, é correto afirmar que:
Letra A. O Brasil já começou a sua história enquanto nação independente tendo que contrair um empréstimo com bancos ingleses para pagar uma indenização que foi cobrada por Portugal como condição para reconhecimento da independência brasileira. Além disso, a economia brasileira foi fortemente afetada pelos gastos excessivos que o país teve durante a Guerra da Cisplatina.
-
Questão 17
(Consulplan – adaptado) O Brasil passou por uma série de revoltas regionais e conflitos internos que expressavam a insatisfação de várias partes da sociedade com o governo do Período Regencial. Uma das principais causas dessas tensões foi a disputa entre os diferentes grupos políticos da época. Qual dos grupos políticos da Regência defendia maior autonomia para as províncias, acreditando que o poder central deveria ser limitado em favor de maior descentralização?
Letra D. Os liberais exaltados eram o grupo político durante o Período Regencial e eram defensores do federalismo, proposta que permitia estabelecer maior autonomia às províncias brasileiras. O apoio dos liberais exaltados ao federalismo foi fundamental para que medidas, como o Ato Adicional de 1834, fossem tomadas.
-
Questão 18
(Consulplan – adaptado) O Ato Adicional de 1834 foi uma reforma constitucional que trouxe importantes mudanças no sistema político do Brasil à época. Uma das suas medidas mais significativas foi a descentralização administrativa, que deu mais poderes às províncias. É uma consequência direta do Ato Adicional de 1834:
Letra D. Como já abordado em outra questão, o Ato Adicional de 1834, concedeu maior autonomia às províncias brasileiras, permitindo que elas formassem Assembleias Legislativas Provinciais. Essa lei é vista por muitos historiadores como uma das responsáveis pelo grande número de revoltas provinciais do período.
-
Questão 19
(Funcepe) No contexto das relações exteriores do Brasil durante o Primeiro Reinado, qual foi o impacto da “Questão Cisplatina” para a política interna e a imagem de Dom Pedro I?
Letra B. A “questão Cisplatina” resultou em um conflito, iniciado em 1825, quando a Cisplatina se rebelou contra o domínio brasileiro com apoio das Províncias Unidas (Argentina). Isso iniciou uma guerra que foi desastrosa para o Brasil e resultou na independência do Uruguai, em 1828. Essa guerra foi profundamente impopular para d. Pedro I.
-
Questão 20
(Agirh – adaptado) Durante o Segundo Reinado, o Império brasileiro envolveu-se em um dos maiores e mais longos conflitos da América Latina, a Guerra do Paraguai, que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870. Esse conflito uniu o Brasil:
Letra A. A Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, foi um conflito que ocorreu entre 1864 e 1870. Nessa guerra, o Brasil foi atacado pelo Paraguai, aliando-se com Argentina e Uruguai para derrotar os paraguaios governados por Solano López. A guerra foi vencida pelo Brasil, tendo impactos desastrosos para o Paraguai.