Exercícios sobre a hibridização sp3

Exercícios de Química

Com estes exercícios, é possível avaliar o que você aprendeu sobre a hibridização sp3 e os tipos de ligações relacionadas a ela. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Abaixo, segue a fórmula estrutural da nandrolona:

Fórmula estrutural da nandrolona
Fórmula estrutural da nandrolona

Trata-se de uma substância derivada do hormônio testosterona, muito utilizada na fabricação de esteroides anabolizantes. Em razão disso, é proibido seu uso por atletas em diversas competições. Analisando sua fórmula estrutural, podemos afirmar que a nandrolona apresenta qual tipo de ligação no grupo CH3?

a) sp3

b) p-sp3

c) s-sp

d) s-sp3

e) s-sp2

questão 2

A substância isocianato de alila, de fórmula estrutural a seguir:

Fórmula estrutural do isocianato de alila
Fórmula estrutural do isocianato de alila

Juntamente com hidrocarbonetos e dióxido de titânio, faz parte da mistura utilizada para cobrir escritos feitos com caneta em papéis. Analisando sua estrutura, qual é o número de carbonos com hibridização sp3 existente nas moléculas dessa substância?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) nda.

questão 3

(Uncisal) Um sabor pode nos trazer lembranças agradáveis da infância, quando, por exemplo, comemos um doce de abóbora caseiro, aquele em pedaços e que tem cravo-da-índia. O sabor característico do cravo-da-índia é devido ao eugenol, estrutura representada na figura.

Fórmula estrutural do eugenol
Fórmula estrutural do eugenol

O número de átomos de carbono sp3 na molécula de eugenol é igual a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 6.

questão 4

(UFMS) O programa nacional de biocombustíveis tem despertado diferentes reações ao redor do mundo. Enquanto países como Estados Unidos e Japão consideram o etanol brasileiro uma alternativa viável aos combustíveis derivados de petróleo, Venezuela e Cuba criticam tanto a produção de álcool quanto a de biodiesel. Analisando a molécula de etanol (C2H6O), podemos considerar que as ligações hidrogênio-carbono e a ligação carbono-carbono são formadas pela interpenetração frontal de orbitais atômicos e híbridos, respectivamente, do tipo:

a) s – sp; sp – sp.

b) s – sp2; sp2 – sp2.

c) s – sp3; sp3 – sp3.

d) s – sp3; sp2 – sp2.

e) s – sp2; sp – sp.

respostas
Questão 1

Letra d). No grupo CH3 da estrutura da nandrolona, o carbono realiza apenas ligações simples, apresentando, portanto, hibridização sp3. Por causa disso, quando um hidrogênio liga-se a esse tipo de carbono, a ligação formada é do tipo s-sp3.

Voltar a questão
Questão 2

Letra a). Na estrutura do isocianato de alila, há a presença de quatro carbonos, porém, destes, três estão realizando ligações duplas (onde há ligação pi) e um realiza apenas ligações sigma. Como a condição para hibridização é realizar somente ligações sigma, logo a estrutura possui apenas um carbono sp3.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). Para apresentar hibridização sp3, o carbono deve realizar apenas ligações sigma. Analisando a estrutura do eugenol, apenas os carbonos assinalados por setas (na imagem abaixo) apresentam essa característica, os outros estão realizando ligação pi.

Marcação dos carbonos com hibridização na estrutura do eugenol
Marcação dos carbonos com hibridização na estrutura do eugenol

Voltar a questão
Questão 4

Letra c). Para responder a essa questão, é interessante analisar a fórmula estrutural dessa substância:

Fórmula estrutural do etanol
Fórmula estrutural do etanol

No etanol, todos os carbonos realizam apenas ligações sigma, portanto, esses carbonos apresentam hibridização do tipo sp3. Assim:

  • A ligação entre o hidrogênio e o carbono é do tipo s (subnível mais energético desse elemento) e sp3 (que é a hibridização do carbono);

  • A ligação entre os carbonos é do tipo sp3 e sp3 (que é a hibridização de cada carbono).

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado