Topo
pesquisar

Exercícios sobre Getúlio Vargas

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios sobre Getúlio Vargas, presidente do Brasil em duas ocasiões: primeiro em um governo de 15 anos e depois em um governo democrático. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling definem um projeto político relacionado a Vargas da seguinte maneira:

“[Esse projeto político] identificava na questão social o grande problema das massas trabalhadoras no Brasil, entendia que a solução para essa questão exigia a intervenção do Estado, e enxergava na legislação social introduzida nos anos 1930 a base de um amplo programa de reformas que se propunha a oferecer proteção legal ao trabalhador.”

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 394.

Esse projeto político relacionado ao ex-ditador foi muito forte no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), nas décadas de 1950 e 1960, e foi adotado por políticos da época, como Leonel Brizola e João Goulart. Estamos falando do:

a) comunismo

b) socialismo

c) populismo

d) fascismo

e) trabalhismo

questão 2

“O sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à Presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.”

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 401.

Essa frase foi dita por um dos grandes nomes de oposição a Vargas na década de 1950. Era membro da União Democrática Nacional (UDN), foi governador e alvo de um atentado. Referimo-nos a:

a) Jânio Quadros

b) Carlos Lacerda

c) Ademar de Barros

d) Eduardo Campos

e) Juarez Távora

questão 3

A Revolução de 1930 foi o acontecimento responsável por levar Getúlio Vargas à presidência do Brasil. O nascimento da Revolução de 1930 tem relação direta com o governo de Washington Luís, pois:

a) o presidente aumentou impostos sobre o leite que era produzido pela oligarquia mineira.

b) o presidente barrou a posse de Getúlio Vargas para a presidência do estado do Rio Grande do Sul.

c) membros do governo mandaram assassinar João Pessoa, aliado político de Vargas.

d) o presidente recusou-se a nomear um candidato mineiro na eleição presidencial de 1930.

e) o presidente dissolveu o Congresso e anulou a eleição de 1930.

questão 4

Qual acontecimento da década de 1930 possibilitou a Vargas explorar o anticomunismo para construir o autoritarismo que o permitiu dar o golpe do Estado Novo em 1937?

a) Intentona Comunista

b) Coluna Prestes

c) Intentona Integralista

d) Revolução Constitucionalista de 1932

e) Surgimento do Queremismo

respostas
Questão 1

LETRA E

O trabalhismo surgiu no Brasil por meio da aproximação de Getúlio Vargas com os trabalhadores a partir da primeira metade da década de 1940. Esse projeto político ganhou força quando o ex-governante criou o PTB ao final da Era Vargas. Esse partido abrigou diversos políticos que defenderam o projeto trabalhista, ao longo das décadas de 1950 e 1960, e aproximou-se de movimentos de esquerda que também defendiam os trabalhadores.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Carlos Lacerda era um jornalista que depois se tornou membro da UDN, sendo um dos grandes opositores de Getúlio Vargas durante seu segundo governo. Era conservador, foi eleito governador da Guanabara (antigo Distrito Federal) e apoiou o golpe de 1964, sendo cassado pelos militares tempos depois. Em 1954, foi alvo de um atentado contra a sua vida: a Atentado da Rua Tonelero. Esse acontecimento deu início a uma grande crise política no segundo governo de Vargas.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

Tudo começou quando o presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, anunciou que apoiaria Júlio Prestes — outro paulista — para a sucessão da presidência. Esse anúncio enfureceu membros da oligarquia mineira, que deveriam ter um de seus nomes indicado pelo presidente. Esses se aliaram com a oligarquia gaúcha e juntos lançaram Vargas como candidato na eleição presidencial de 1930.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Mesmo antes da Intentona Comunista de 1935, Vargas já realizava medidas que encaminhavam o país para o autoritarismo, mas, com essa tentativa fracassada de golpe realizada pelos comunistas, ele conseguiu explorar o anticomunismo para acelerar os seus objetivos. Assim, contando com o apoio do Congresso, impôs uma série de medidas autoritárias, e, com apoio do Exército, realizou o golpe em 1937.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola