Exercícios sobre Luís Carlos Prestes
Luís Carlos foi um dos grandes nomes da política brasileira ao longo do século XX e esteve envolvido em movimentos políticos de relevância da história brasileira. Em qual movimento político-militar Prestes esteve envolvido durante a década de 1920?
a) coronelismo
b) tenentismo
c) positivismo
d) abolicionismo
e) monarquismo
LETRA B
Luís Carlos Prestes fez parte do movimento político-militar que recebeu o nome de tenentismo. Esse movimento surgiu entre os jovens tenentes do Exército Brasileiro a partir de 1922 e manifestava a insatisfação deles com as práticas políticas da Primeira República. Desse movimento nasceram muitas revoltas, como a Revolta do Forte de Copacabana, Revolução Paulista de 1924, Coluna Prestes etc.
Na década de 1930, o cenário da política brasileira encontrava-se em um estado de radicalização, assim como acontecia em grande parte do mundo. Esse cenário de radicalização expressava-se a partir da existência de dois grupos políticos, cada qual vinculado a um lado do espectro político. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) vinculava-se à extrema-esquerda, e a Ação Integralista Brasileira (AIB), à extrema-direita. Dentro desse contexto, Prestes envolveu-se com um capítulo importante da história brasileira, com uma rebelião que despontou em três cidades brasileiras: Recife, Natal e Rio de Janeiro. Estamos falando do/da:
a) Intentona Integralista
b) Revolução de 1930
c) Revolução Constitucionalista de 1932
d) Intentona Comunista
e) Golpe do Estado Novo
LETRA D
Luís Carlos Prestes esteve diretamente ligado com a realização da Intentona Comunista, que aconteceu em novembro de 1935. Esse movimento foi organizado por Prestes enquanto membro da ANL e do PCB. Consistiu basicamente na tentativa de tomar o poder do Brasil a partir de levantes militares que deveriam, em tese, ser acompanhados de levantes populares. A Intentona ocorreu em três cidades brasileiras e foi um completo fracasso. Prestes acabou sendo preso em consequência disso em março de 1936.
Durante anos, Prestes residiu em Moscou, local onde recebeu treinamento militar e iniciou o estudo da teoria marxista. Por ordem do Partido Comunista soviético, Prestes foi enviado para o Brasil na virada de 1934-1935 para liderar uma revolução comunista no nosso país. Foi enviado junto de Prestes uma revolucionária alemã, que era responsável por sua segurança. Qual é o nome dessa revolucionária?
a) Olga Benário
b) Elise Ewert
c) Rosa Luxemburgo
d) Bertha Lutz
e) Hannah Arendt
LETRA A
Olga Benário nasceu na Alemanha, em 1908, e ainda bastante jovem ingressou na Juventude Comunista da Alemanha. Mudou-se para a Alemanha a partir de 1928 e, em 1934, foi designada para garantir a segurança de Prestes em sua missão de realizar a Revolução Comunista no Brasil. Com o fracasso da Intentona Comunista, acabou sendo presa em março de 1936. Mesmo grávida, foi deportada para a Alemanha, local onde foi encaminhada para um campo de concentração por ser judia e comunista. Sua filha, Anita Leocádia, nasceu em 1936, e Olga foi executada em um campo de concentração nazista, em 1942.
A respeito da vida de Luís Carlos Prestes, selecione a alternativa falsa:
a) Formou-se como engenheiro militar e exerceu sua função no Exército brasileiro entre 1920 e 1924.
b) Foi um dos líderes da Coluna Prestes, grupo que marchou mais de 25 mil quilômetros entre 1925 e 1927.
c) Após sair da prisão em 1945, Prestes, por ordem da URSS, apoiou a derrubada de Getúlio Vargas do poder.
d) Durante as eleições realizadas em 1945, Prestes foi eleito senador pelo PCB.
e) A filha que teve com Olga Benário foi nomeada de Anita Leocádia Benário Prestes.
LETRA C
Em 1945, Luís Carlos Prestes, para espanto de todos, apoiou publicamente o Movimento Queremista. O grande espanto se dava porque Vargas foi o responsável direto por mantê-lo anos na cadeia e também havia autorizado a extradição de sua mulher grávida – Olga – para a Alemanha Nazista, local onde foi morta. O apoio de Prestes a Vargas, no entanto, ocorreu por causa de uma ordem expressa de Moscou que exigia esse apoio ao governo brasileiro.
Em 1945, em meio aos protestos contra a ditadura de Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes e outros presos políticos do Brasil foram libertados após Vargas anistiá-los. Em meio a esse contexto, surgiram manifestações populares de pessoas que defendiam a continuidade de Vargas no poder. Diferentemente do que se esperava, Prestes atuou publicamente na defesa do governo de Vargas. Isso aconteceu por ordem expressa da URSS, a qual defendia que governos contra o nazifascismo na Europa deveriam ser apoiados. Esse movimento em apoio de Getúlio Vargas ficou conhecido como:
a) Movimento de Apoio Brasileiro a Vargas
b) Movimento Queremista
c) Movimento em defesa do Varguismo no Brasil
d) Movimento Legalista
e) Movimento Constitucionalista
LETRA B
O Movimento Queremista surgiu de maneira espontânea durante o ano de 1945 e foi uma resposta às manifestações que exigiam o fim do regime de Vargas, que ocupava o poder no Brasil havia quinze anos. Os queremistas basicamente exigiam a continuidade de Vargas no poder do Brasil e realizaram grandes manifestações, principalmente em São Paulo. O Queremismo, no entanto, fracassou, uma vez que Vargas foi destituído do poder no mesmo ano.