Exercícios sobre o movimento operário brasileiro
(UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes.
Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que:
- a classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.
- os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais, defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo.
- o movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.
- a proibição do trabalho infantil até os 12 anos e a fixação de jornada de trabalho diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária, no início da organização sindical no Brasil.
- o sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas, apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.
Letra D. As reivindicações no início das lutas operárias no Brasil estavam relacionadas sim a limites a serem impostos aos patrões na exploração dos trabalhadores.
(Unicamp-SP, adaptado)
“Na repressão à greve de 1917, em São Paulo, o Comitê de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comitê de Defesa Proletária e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos periódicos libertários foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o seminário A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulsão do território nacional.”
PINHEIRO, Paulo Sérgio e HALL, Michel. A classe operária no Brasil: 1889-1930. São Paulo: Brasiliense, 1981. v. 2. adaptado.
Com referência às informações apresentadas pelo texto, analise as duas colunas abaixo, indicando posteriormente qual alternativa indica as relações corretas entre as duas.
1) Imprensa Operária |
a) Envio dos trabalhadores estrangeiros aos seus países de origem. |
|
2) Greve de 1917 |
b) formados principalmente por imigrantes de origem europeia, e que participaram da organização dos primeiros sindicatos. |
|
3) Forma de repressão policial |
c) Tinha por objetivo a publicação de periódicos através dos quais eram difundidas informações sobre as condições de trabalho, os objetivos das lutas e as formas de organização política e sindical. |
|
4) Grupos anarquistas |
d) Onda de manifestações ocorridas principalmente na cidade de São Paulo, levando milhares de trabalhadores às ruas, numa das maiores mobilizações operárias da história do Brasil. |
|
- 1-b; 2-d; 3-d; 4-a.
- 1-c; 2-d; 3-a; 4-b.
- 1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
- 1-b; 2-c; 3-d; 4-a
Letra B.
Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário urbano e social dessas localidades. Um dos principais atores surgidos nesse processo de industrialização foi a classe operária, impondo-se politicamente e acarretando a repressão dos governos do período. Sobre a classe operária brasileira do final do século XIX e início do XX é correto afirmar que:
- Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e Pernambuco.
- Frente ao crescimento das manifestações operárias, o governo promulgou uma lei que garantia a permanência dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaça à ordem.
- A repressão à greve de 1917 somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade de São Paulo e também a formarem barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades.
- No início da formação dessa classe de trabalhadores houve o predomínio de imigrantes asiáticos fortemente influenciados pelos princípios confucionistas e hinduístas.
- Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em círculos religiosos que, futuramente, seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos políticos.
Letra C. A greve de 1917 parou a cidade de São Paulo durante alguns dias, sendo que os trabalhadores sofreram forte repressão das forças policiais, resultando, no mínimo, na morte de um operário.
A formação da classe operária brasileira no início do século XX foi um processo de luta contra os patrões pelas melhorias de salários e condições de trabalho, e também contra o governo, que se recusava a aceitar as reivindicações de alteração na legislação e também pela repressão desencadeada aos movimentos contestatórios. Sobre este processo da história da República brasileira, responda:
- Quais as duas principais tendências políticas que influenciavam os trabalhadores e quais foram as organizações resultantes dessas influências?
- Depois de 1930, qual foi o futuro dessas correntes políticas no Brasil?
- As duas principais tendências políticas foram a anarquista e a comunista, resultando na formação dos sindicatos de operários e do Partido Comunista Brasileiro.
- A tendência anarquista e os sindicatos por eles coordenados sofreram grandes derrotas, sendo que os sindicatos foram extintos e diminuída drasticamente a influência anarquista sobre os operários brasileiros. Já os comunistas continuaram a atuar após este período, mas devido à forte repressão tiveram que realizar suas atividades, em muitos momentos, na clandestinidade.