Whatsapp

Exercícios sobre a Baixa Idade Média

Exercícios de História

Estes exercícios testarão seus conhecimentos a respeito da Baixa Idade Média, um período específico da Idade Média que se estendeu do século X ao século XV. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Qual destes acontecimentos se passou durante a Baixa Idade Média?

a) Expansão do Islamismo pela Península Ibérica

b) Início da Dinastia Carolíngia

c) Guerra dos Cem Anos

d) Reinado de Justiniano I

e) Derrota dos mouros na Batalha de Poitiers

questão 2

A respeito da crise do século XIV, selecione a alternativa INCORRETA.

a) O século XIV ficou marcado por colheitas ruins que propagaram fome pela Europa.

b) Houve rebeliões de trabalhadores tanto nas cidades quando no campo.

c) Cerca de 1/3 da população europeia morreu por conta da peste negra.

d) As guerras foram um fator que difundiu pobreza e morte nesse século de crise.

e) A peste negra foi levada à Europa por meio do contato dos nórdicos com o Reino de Rus, reino na região da atual Ucrânia.

questão 3

Leia o trecho a seguir:

Esse período do ano mil e das décadas seguintes é um período essencial para a reestruturação social e política do espaço da cristandade, e esta reestruturação deixou na organização territorial da Europa marcas profundas. Dada a importância do castelo feudal nesta nova organização, os historiadores, para designá-la, tomaram uma palavra italiana no grande livro de Pierre Toubert sobre o Latium medieval: o incastellamento, o encastelamento.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 78.

A palavra utilizada por Jacques Le Goff ,a partir da nomenclatura estabelecida por Pierre Toubert, está relacionada com:

a) Renascimento comercial.

b) Feudalização.

c) Surgimento dos burgos.

d) Peste negra.

e) Centralização monárquica.

questão 4

A Baixa Idade Média é um período de consideráveis transformações na Europa Ocidental. Selecione a alternativa que apresenta uma transformação que permitiu o aumento da produtividade agrícola na Europa.

a) Utilização do estribo

b) Invenção do trabuco

c) Utilização da charrua de metal

d) Invenção da imprensa

e) Invenção de tear

questão 5

(Cespe/Cebraspe) O feudalismo foi um sistema que vigorou na Idade Média e que teve implicações políticas, econômicas e sociais. Nesse sistema,

a) o poder estava centralizado no soberano.

b) a população era predominantemente urbana.

c) a economia era baseada na indústria.

d) a sociedade era dividida em ordens.

e) a nobreza era encarregada do comércio.

questão 6

(AGIRH – adaptado) Entre os séculos XI e XIII, a Europa passou por um processo de grande desenvolvimento econômico, graças ao aumento da produção agrícola e à expansão comercial e urbana. Entretanto, no final do século XIII, esse desenvolvimento desacelerou. Essa situação, chamada “crise do século XIV”, foi provocada por vários motivos, com destaque para:

a) a destruição das plantações por pragas e as Cruzadas.

b) a abertura do Mar Mediterrâneo e a troca de servos por trabalhadores assalariados.

c) a crise do açúcar e a Contrarreforma.

d) a Guerra dos Cem Anos e a peste negra.

e) as invasões normandas e a invenção da imprensa.

questão 7

(Objetiva) Sobre a sociedade feudal, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) As relações feudais permitiam aos senhores aumentar a força militar. A prática da vassalagem está relacionada à necessidade de apoio armado.

( ) O feudalismo foi construído sobre uma base econômica conhecida como sistema senhorial. A comunidade de aldeia, composta por servos presos à terra, tornou-se a estrutura agrícola essencial da sociedade medieval.

( ) A sociedade feudal era um mundo predominantemente masculino; no entanto, as mulheres, principalmente pertencentes à nobreza, tinham um papel decisivo na administração dos feudos.

a) C - C - E.

b) E - C - C.

c) C - E - E.

d) E - C - E.

e) E - E - E.

questão 8

“Uma leitura atenta dos textos da Alta Idade Média permitiu concluir que a peste fora virulenta na Europa e em torno da bacia mediterrânica entre os séculos VI e VIII, com uma espécie de periodicidade dos surtos epidêmicos, cujos picos se situavam a cada nove ou doze anos. Depois ela pareceu desaparecer no século IX, mas para ressurgir brutalmente em 1346 nas margens do mar de Azov... Durante todo o resto do século XIV e ao menos até o começo do século XVI, a peste reapareceu quase a cada ano em um lugar ou outro da Europa ocidental. Em 1359, ei-la na Bélgica e na Alsácia; em 1360-1361, na Inglaterra e na França... Um cronista de Orviedo anotava; A primeira Peste geral ocorreu em 1348 e foi a mais forte”. Depois acrescentava; “Segunda peste em, 1363…”. Seja ainda o caso de Châlons-sur-Marne. As datas de epidemias na cidade parecem obedecer a um ritmo e salienta-se um ataque por décadas.”.

Delemau, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800. Uma cidade sitiada; tradução Maria lucia Machado, tradução das notas Heloisa Jahn- São Paulo; Companhia das Letras.

O texto acima fala sobre a peste negra na Idade Média. Agora leia as alternativas seguintes e marque a única CORRETA.

a) A concepção teológica da Igreja Católica na época facilitou o tratamento da doença.

b) As condições de higiene, alimentação e moradia precárias facilitaram o rápido contágio em várias regiões da Europa.

c) O animal vetor de transmissão da peste negra era o pombo, animal muito utilizado na alimentação dos europeus.

d) A peste provocava úlceras, derrame cerebral e parada cardíaca.

e) Era uma doença de fácil tratamento e, por isso, foi rapidamente contida na Europa,

espalhando-se somente pela Ásia.

questão 9

O renascimento comercial permitiu o surgimento de dois importantes polos comerciais na Europa durante a Baixa Idade Média. Ao sul, as cidades italianas dominavam o comércio no Mar Mediterrâneo, enquanto no norte da Europa vigorava uma aliança comercial que ficou conhecida como:

a) Liga Hanseática.

b) Liga Novgorod.

c) Liga Teutônica.

d) Aliança Germânica.

e) Aliança Saxônica.

questão 10

Na política, a Europa presenciou durante a Baixa Idade Média:

a) a formação de conselhos populares.

b) a centralização do poder.

c) a separação de Estado e Igreja

d) a maior participação popular.

e) o surgimento de monarquias constitucionais.

questão 11

Em 1066, os normandos se estabeleceram no trono inglês por meio da coroação de:

a) Luís XIV.

b) Filipe Augusto.

c) Filipe IV.

d) Carlos II.

e) Guilherme I.

questão 12

O evento que encerrou a Idade Média e, consequentemente, a Baixa Idade Média foi:

a) peste negra.

b) fim da Guerra dos Cem Anos.

c) conquista de Ceuta.

d) coroação de Isabel de Castela.

e) conquista de Constantinopla.

respostas
Questão 1

Alternativa c.

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que se estendeu de 1337 a 1453 e foi travado entre Inglaterra e França. Esse conflito tem relação direta com os processos de consolidação dos territórios nacionais de ambos países e do fortalecimento dos poderes dos reis por meio da utilização de exércitos profissionais. Causou grandes transformações na Europa, estabilizando a monarquia francesa e deixando a Inglaterra sem suas posses continentais. Todos os outros acontecimentos citados passaram-se durante a Alta Idade Média.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa e.

A peste negra não foi levada à Europa pelo contato dos nórdicos com os habitantes de Rus, mas pelos navegantes genoveses, que, no século XIV, colonizaram Caffa, uma cidade localizada na Crimeia. Essa cidade foi cercada pelos tártaros, que utilizaram cadáveres com a peste bubônica para disseminar a doença pela cidade. Os genoveses fugiram de Caffa e levaram a peste para a Europa, em 1348.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa b.

A feudalização da Europa é o que outros historiadores chamam de encastelamento. Com a desagregação do Império Romano, a partir do século V, a Europa ruralizou-se, e, a partir do século IX, as invasões de nórdicos e húngaros forçaram esse encastelamento da Europa. Os feudos existentes começaram a se fortificar e castelos começaram a ser construídos como medida de segurança.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa c.

A invenção da charrua de metal (arado pesado) foi uma das inovações técnicas que permitiram um salto na produtividade agrícola na Baixa Idade Média. Com a charrua, o arado do solo foi aprimorado, garantindo que as sementes fossem depositadas mais fundo no solo. A utilização do sistema de rotação trienal e o aquecimento da temperatura média na Europa foram outros fatores que contribuíram para a melhoria na produtividade agrícola.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA D

A sociedade medieval é bem conhecida por ser dividida em classes muito bem definidas e com pouquíssima possibilidade de mobilidade social. No contexto do feudalismo, essas classes eram nobres, cleros e camponeses.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA D

A crise do século XIV é como os historiadores entendem a junção de acontecimentos catastróficos que se passaram no continente europeu nesse período. Dois acontecimentos significativos nesse contexto foram a Guerra dos Cem Anos, travada entre franceses e ingleses entre 1337 e 1453, e a peste negra, pandemia de peste bubônica que atuou entre 1347 e 1353.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

Os acordos de vassalagem e suserania visavam garantir mais apoio ao rei, o que incluía muitas vezes a possibilidade de ter mais tropas a sua disposição por meio de vassalos. No feudalismo, os camponeses de fato estavam prendidos à terra que trabalhavam, e a administração dos feudos era um cargo masculino.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA B

A peste negra aconteceu por um surto de peste bubônica que foi trazido por comerciantes italianos da Crimeia. Na Europa, havia as condições perfeitas para a propagação de doenças, em razão da sujeira das cidades, quantidade de pessoas que viviam aglomeradas e existência de ratos, que serviam como vetor da doença.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA A

A Liga Hanseática foi uma aliança político-econômica estabelecida entre cidades do norte da Europa a partir do século XII. Essa aliança comercial se estendia de Londres, na Inglaterra, e ia até Novgorod, na Rússia, permitindo o estabelecimento do livre comércio entre as cidades participantes.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA B

A partir da Baixa Idade Média, começou a se estabelecer uma centralização do poder por meio do fortalecimento real. Esse processo coincidiu com a formação dos Estados Nacionais e garantiu a formação de dinastias, uma vez que o rei atuava diretamente para garantir o seu poder.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

Em 1066, Guilherme I, conhecido como Guilherme, o Conquistador, tornou-se rei da Inglaterra, tornando-se o primeiro rei normando a ocupar o trono inglês. Ele era um duque da Normandia que tinha descendência de invasores vikings. Nesse ano ele desembarcou tropas na Inglaterra e lutou para garantir o seu direito de assumir o trono.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA E

Segundo a historiografia tradicional, o evento que encerrou a Idade Média foi a conquista de Constantinopla, acontecimento que se passou em 1453 e marcou o fim do Império Bizantino. Com isso, a cidade de Constantinopla passou para as mãos do Império Otomano.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado