Topo
pesquisar

Exercícios sobre Alexandre e o Império da Macedônia

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a vida de Alexandre, o Grande, e o Império da Macedônia durante o Período Helenístico. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Durante seu breve reinado, Alexandre III da Macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, conquistou inúmeras regiões no Oriente. Nesse período, ocorreu também a hegemonia da Macedônia sobre a Grécia, que é conhecido como:

a) Período Arcaico

b) Período Clássico

c) Período Helenístico

d) Período Pré-Homérico

e) Período Homérico

questão 2

A batalha final travada pelos exércitos de Alexandre na Macedônia contra as forças persas do rei Dario III ocorreu em 330 a.C. Esse confronto marcou a vitória final dos macedônios e colocou fim ao Império Persa. Qual foi essa batalha?

a) Batalha de Isso

b) Batalha de Gaugamela

c) Batalha de Grânico

d) Batalha das Termópilas

e) Batalha de Hidaspes

questão 3

Leia as afirmações a seguir e selecione a alternativa falsa:

a) O pai de Alexandre, Filipe, foi assassinado por seu guarda pessoal Pausânias.

b) Quando Alexandre assumiu, precisou derrotar usurpadores que tentavam tomar seu trono.

c) Alexandre assumiu o trono da Macedônia com apenas 20 anos de idade.

d) Os historiadores, a partir de estudos forenses modernos, conseguiram precisar que Alexandre morreu de malária.

e) A morte precoce de Alexandre fez com que a campanha de conquista da Península Arábica fosse abortada.

questão 4

Durante sua estadia no Egito, Alexandre fundou uma importante cidade no local, em 331 a.C. Essa cidade transformou-se em um importante centro da antiguidade e hoje é uma das mais importantes cidades do Egito. Estamos falando de:

a) Alexandria

b) Persépolis

c) Susa

d) Babilônia

e) Tebas

respostas
Questão 1

Letra C

A conquista da Grécia pelos macedônios, que ocorreu na Batalha de Queroneia em 338 a.C., marcou o início de uma época na história da Grécia Antiga conhecida como Período Helenístico. Na batalha travada em Queroneia, os macedônios eram liderados por Filipe II da Macedônia, e sua morte fez Alexandre III assumir o trono da Macedônia em 336 a.C.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

O confronto decisivo travado entre macedônios e persas aconteceu na Batalha de Gaugamela, em 330 a.C. A vitória em Gaugamela foi a terceira grande vitória de Alexandre sobre Dario III (as outras duas foram Grânico e Isso) e possibilitou aos macedônios conquistarem importantes cidades persas como Persépolis e Susa. Após ser derrotado, Dario III iniciou uma fuga, no entanto, acabou sendo morto ainda em 330 a.C.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Os historiadores até hoje não sabem a causa real da morte de Alexandre, o Grande. Alexandre morreu dias depois de um mal súbito, e as teorias mais aceitas da causa de sua morte afirmam que ele foi vitimado por malária ou febre tifoide. Existe uma teoria de que Alexandre pode ter sido envenenado, mas, em geral, é descartada por grande parte dos historiadores.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

Alexandria foi fundada por Alexandre em 331 a.C., e o nome, naturalmente, foi escolhido em sua homenagem. Essa cidade transformou-se em uma das mais importantes da antiguidade e, inclusive, abrigava uma das mais famosas bibliotecas – a Biblioteca de Alexandria. Atualmente, a cidade de Alexandria é a segunda maior de todo o Egito e possui, aproximadamente, quase cinco milhões de habitantes.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola