Exercícios sobre as corporações de ofício na Idade Média
(Cescem-SP) As corporações de ofícios eram organizadas com o objetivo de:
- defender os interesses dos artesãos diante dos patrões.
- proporcionar formação profissional aos jovens fidalgos.
- aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas.
- combater os senhores feudais.
- proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.
Letra E. As corporações reuniam profissionais de um mesmo ramo de produção, como os sapateiros, com o intuito de manter a produção sobre certos parâmetros, controlando inclusive o aprendizado destas funções aos jovens aprendizes.
(Vunesp-SP) Sobre as associações dos importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu: Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano.
(Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente Medieval)
O texto caracteriza de maneira típica:
- as universidades medievais.
- a atuação das ordens mendicantes.
- as corporações de ofício.
- o domínio dos senhores feudais.
- as seitas heréticas.
Letra C. As corporações eram uma criação tipicamente urbana da Idade Média, buscando garantir um rígido controle sobre alguns setores de produção artesanal, tanto em quantidade e forma de produção quanto na aceitação de novos membros.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as corporações de ofício.
(02) Uma corporação de ofícios tinha poderes para tabelar os preços referentes à mão de obra e à matéria-prima empregada em um processo de fabricação;
(04) As corporações de oficio reuniam os comerciantes e artesãos que se envolviam na fabricação e venda de um mesmo tipo de produto;
(08) A corporação de ofício interferia na quantidade de produtos disponíveis para a oferta e controlavam a cotação dos preços das mercadorias que vendiam;
(16) A fabricação dos produtos nas corporações de ofícios seguia determinados padrões de qualidade, além de buscar combater a alteração no processo de fabricação de mercadorias;
(32) No espaço urbano, as corporações garantiam a liberdade para que pessoas não associadas fabricassem um mesmo produto, estimulando dessa forma a concorrência comercial e deixando os mercados consumidores devidamente livres.
A somatória dos números entre parênteses que antecedem a(s) afirmação(ões) incorreta(s) é:
- 12
- 10
- 32
- 20
- 48
Letra C. Apenas a última afirmativa está incorreta, já que as corporações de ofício combatiam a concorrência exercendo um rígido controle sobre a produção.
As corporações de ofício também marcaram a cena do renascimento urbano da Baixa Idade Média. Dentre as características apresentadas abaixo, quais delas não se enquadram nas corporações de ofício.
- Seu objetivo era agrupar os negociantes do lugar para manter o monopólio do comércio local.
- Sua estrutura era fortemente hierarquizada, sendo o controle exercido pelo mestre-artesão.
- Os aprendizes recebiam alimentação, alojamento, vestuário e aprendizado em troca do trabalho efetuado.
- Recebendo um ganho fixado pelo mestre, os oficias jornaleiros se distinguiam pelo seu trabalho especializado.
- Sua existência garantia o direito à cobrança de impostos, organização de tropas e independência administrativa e judiciária.
Letra A e E. No caso da letra A, a característica se refere a uma guilda e não a uma corporação de ofício. Em relação à letra E, os direitos dizem respeito à autonomia conquistada pelas cidades em relação a alguns feudos, quando obtinham as cartas de franquia de algum rei.
Relacione os termos da coluna da esquerda com as definições expressas na coluna da direita.
a) Justo Preço |
I - Trabalhadores que em troca de alimentação, vestimenta e aprendizado laboravam nas oficinas; |
b) Aprendizes |
II - Proprietário das matérias-primas, ferramentas e do conhecimento técnico necessário à produção; |
c) Mobilidade social |
III - Definição do valor da mercadoria de acordo com os custos de produção mais o valor da mão de obra; |
d) Mestres-artesãos |
IV - Possibilidade do aprendiz em se transformar em oficiais e mestres. |
A alternativa que relaciona corretamente as duas colunas é:
- a-IV; b-II; c-I; d-III.
- a-III; b-I; c-IV; d-II.
- a-II; b-IV; c-I; d-III.
- a-II; b-I; c-IV; d-III.
Letra B.