Exercícios sobre as Cruzadas
Sobre as motivações das Cruzadas, responda às seguintes questões:
a) Qual o interesse da Igreja para com o movimento?
b) Quais os interesses econômicos vinculados às Cruzadas?
GABARITOA: Para congregar as forças militares da nobreza europeia, a Igreja estabeleceu que as Cruzadas tivessem como objetivo fundamental, impor a expulsão dos muçulmanos da cidade de Jerusalém. Considerada uma cidade santa, os clérigos pretendiam varrer qualquer possibilidade de avanço da crença islâmica em terras ocidentais.
GABARITO B: Na época em que as Cruzadas foram organizadas, a Europa vivia um franco processo de crescimento de suas populações. Dessa forma, as terras disponíveis passariam a não comportar adequadamente a demanda por alimentos dos europeus. Com isso, a conquista de terras no Oriente aparecia como uma maneira interessante de se resolver o problema. Além disso, devemos destacar que alguns comerciantes também apoiaram o movimento esperando tomar posse de rotas comerciais, terrestres e marítimas controladas pelos muçulmanos.
Determine em que séculos o movimento cruzadista aconteceu e a divisão empregada para a organização desse mesmo fato histórico.
Sendo um acontecimento de longa duração, as Cruzadas aconteceram entre os séculos XI e XIII. Para organizar o movimento das Cruzadas, reconhecemos o desenvolvimento de oito Cruzadas oficialmente reconhecidas pela Igreja Católica. Além disso, temos duas cruzadas não-oficiais, também conhecidas como “Cruzadas Populares”.
Quais informações da Idade Média que a Cruzada dos Mendigos e a Cruzadas das Crianças nos revelam?
Observando a Cruzada dos Mendigos, podemos ver que a Europa passava por uma crise econômica, decorrente da falta de terras, que acabou gerando uma grande população de marginalizados. Por outro lado, a Cruzada das Crianças demonstra o forte sentimento religioso da época ao ser organizada sob o pretexto de que as crianças – vistas como livres de pecado – poderiam vencer os exércitos muçulmanos.
Tendo as consequências do movimento cruzadista como referência, responda:
a) O movimento cruzadista alcançou suas pretensões iniciais? Justifique a sua resposta.
b) Aponte outras transformações ocorridas na Europa assim que as Cruzadas chegaram ao seu fim.
GABARITO A: Não. Mesmo tendo alguns trunfos em suas etapas iniciais, o movimento cruzadista acabou sofrendo com a oposição das tropas muçulmanas. De tal modo, as terras conquistadas ao Oriente, acabaram sendo perdidas e a hegemonia sob a cidade de Jerusalém não foi conquistada.
GABARITO B: Apesar de não atingir seus objetivos iniciais, as Cruzadas tiveram grande importância para que o comércio entre o Ocidente e o Oriente fosse rearticulado. Sob esse novo contexto, vemos que a expansão do comércio veio acompanhada do crescimento dos centros urbanos, da mudança dos hábitos alimentares e estéticos da nobreza europeia, e da maior circulação de conhecimento.