Exercícios sobre o Período Clássico

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre o Período Clássico, o qual é considerado o período auge da civilização grega na Antiguidade. Publicado por: Cláudio Fernandes
Questão 1

(FGV) Torna-se evidente que devemos começar por orientar o nosso estudo para o cidadão, visto que uma cidade é, por assim dizer, um composto de cidadãos. Nesse sentido, cabe-nos considerar, então, quem deveria ser chamado de cidadão e o que é um cidadão. Não há acordo geral, de fato, em torno de uma definição única de cidadão.

ARISTÓTELES, Política, Vega, 1998, p. 185. Adaptado.

Assinale a opção que identifica corretamente aspectos relacionados à categoria de cidadão em Atenas, entre os períodos arcaico e clássico.

a) A reforma draconiana definia como cidadão ateniense apenas os membros da aristocracia urbana.

b) A reforma de Sólon permitia que escravos fossem compreendidos como cidadãos com direitos limitados.

c) A tirania de Pisístrato ampliava a participação popular, incluindo os estrangeiros como cidadãos de Atenas.

d) As reformas de Clístenes instauravam a democracia plena, concedendo o direito à participação política aos metecos.

e) Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.

 

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Resposta

Letra E. O conceito de cidadania na cidade de Atenas, durante o Período Clássico, era limitado. Considerava-se que apenas os homens livres, filhos de pais atenienses, nascidos na cidade e maiores de 18 anos eram cidadãos e participavam da democracia. Mulheres, escravos e estrangeiros não tinham direto de opinar na assembleia ateniense.

Questão 2

(Creative Group – adaptado) Sobre a mitologia na Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:

a) Os mitos gregos só se conhecem nos dias de hoje através da forma escrita e das obras de arte que representam personagens e episódios mitológicos.

b) Representava apenas um aspecto religioso do cotidiano da antiguidade clássica.

c) Trata-se também de um sistema de comunicação característico da sociedade grega na antiguidade.

d) Ligava, de maneira significativa, literatura, arte figurativa e religião.

e) Muitos podem ser entendidos como mitos de origem e que procuram dar uma explicação aos fenômenos da natureza.

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Letra B. A mitologia grega não apresentava apenas a religião para os gregos antigos, mas também tinha uma forte relação com a literatura e as artes em geral, sendo mitos de origem e explicações dos fenômenos da natureza. Para saber mais, clique aqui.

Questão 3

(FGV) Leia a reconstituição elaborada por Tucídides de um discurso de Péricles, um importante líder político de Atenas no século V a.C.:

A nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. O nosso governo chama-se democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados.

Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal do que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

Adaptado de Tucídides. História da Guerra do Peloponeso, Livro II, § 36 a 42.

Com base no trecho, é correto afirmar que Péricles:

a) qualificou numericamente a maioria para indicar que todos os homens adultos votavam, independentemente da nacionalidade.

b) enfatizou a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

c) defendeu a isonomia do regime aristocrático vigente em Atenas e em outras cidades-Estado gregas.

d) sustentou o critério meritocrático e censitário de participação na vida pública, aplicado a todos os habitantes da Ática.

e) definiu a constituição ateniense de democracia, pois todos os cidadãos e cidadãs tinham o direito de participar da vida política.

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Letra B. Perícles foi um importante governante ateniense do século V a.C., ficando marcado por estabelecer um governo próspero em Atenas, incentivando as artes e a democracia na cidade. No trecho ele reforça que os valores do indivíduo e o seu direito de participar da política ateniense independiam de sua origem social.

Questão 4

Leia as alternativas abaixo e marque a opção ERRADA sobre a Grécia Antiga.

a) A maioria da população era de não cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos).

b) Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo. Sob a forma humana, os deuses eram representados em absoluta perfeição.

c) A Grécia foi o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.

d) A sociedade grega se fixou na Península Balcânica, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras no aspecto político, militar e econômico.

e) Na Grécia Antiga, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os escravos.

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Letra E. A hierarquização social em patrícios, plebeus e escravos não era encontrada na Grécia Antiga, mas na Roma Antiga. No caso da Grécia, a hierarquização social variava de cidade para cidade.

Questão 5

Qual o grande destaque do Período Clássico na história dos gregos?

a) Auge dos gregos em vários aspectos, como os culturais, econômicos, políticos, artísticos, filosóficos, entre outros.

b) Formação do povo grego com as migrações de indo-europeus.

c) Período em que a civilização grega perdeu sua autonomia para os romanos.

d) Fase de recuo civilizacional após uma série de conflitos.

e) Auge das civilizações que caracterizaram esse período: micênicos e cretenses.

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Letra A. O grande destaque do Período Clássico é o fato de que esse foi o período do auge civilizacional dos gregos na Antiguidade em diversos aspectos, como o econômico, o político, o cultural, o artístico, o filosófico, o intelectual, entre outros.

Questão 6

Nas Guerras Médicas, os gregos lutaram contra:

a) os hititas.

b) os romanos.

c) os macedônios.

d) os persas.

e) os trácios.

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Letra D. As Guerras Médicas foram dois conflitos realizados por gregos e persas ao longo do século V a.C. Esses conflitos foram motivados pelo choque entre gregos e persas em busca do controle das cidades gregas da Ásia Menor. Os gregos venceram os persas em dois conflitos, rechaçando a invasão persa em seu território. Para saber mais, clique aqui.

Questão 7

A Guerra do Peloponeso colocou duas grandes cidades gregas em conflito. Estamos falando de:

a) Atenas e Esparta.

b) Corinto e Tessalônica.

c) Argos e Tebas.

d) Micenas e Olímpia.

e) Mégara e Mileto.

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Letra A. A Guerra do Peloponeso foi um conflito travado por Atenas e Esparta, cada qual apoiada por seus respectivos aliados. Esse conflito se arrastou entre 431 a.C. e 404 a.C. e foi resultado do choque de interesses entre as duas cidades. O motivo imediato da guerra foi o imperialismo ateniense e suas intervenções em uma cidade aliada de Esparta: Corinto. O conflito se encerrou com a vitória espartana. Para saber mais, clique aqui.

Questão 8

Os periecos e os hilotas eram grupos sociais associados à qual cidade grega?

a) Atenas.

b) Corinto.

c) Olímpia.

d) Tebas.

e) Esparta.

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Letra E. Os hilotas e os periecos eram classes sociais relacionadas com a cidade de Esparta. Os hilotas eram a classe dos servos, o maior grupo social de Esparta, e intensamente explorados pela elite de esparciatas. Já os periecos eram homens livres que não tinham a condição de servidão.

Questão 9

Intelectual grego do Período Clássico que é considerado o pai da História:

a) Sócrates.

b) Heródoto.

c) Ptolomeu.

d) Homero.

e) Xenofonte.

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Letra B. Heródoto é o historiador grego que é considerado o pai da História. Ele nasceu em Halicarnasso, no século V a.C., e registrou detalhes importantes da história dos gregos em documentos escritos.

Questão 10

Ésquilo e Sófocles são duas personalidades gregas do Período Clássico que se relacionam com:

a) a medicina.

b) a filosofia

c) o teatro.

d) a guerra.

e) a matemática.

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Letra C. Sófocles e Ésquilo são dois nomes associados com o teatro grego, sendo importantes dramaturgos do período. As peças gregas em geral eram divididas em comédias e tragédias, e muitas delas ainda são reproduzidas na atualidade.

Questão 11

Eclésia representava qual instituição política do Período Clássico na Grécia Antiga?

a) o templo de Zeus em Olímpia.

b) a assembleia dos esparciatas em Atenas.

c) a academia militar de Tebas.

d) a assembleia dos cidadãos de Atenas.

e) nenhuma das alternativas acima.

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Letra D. A Eclésia era a assembleia de Atenas, o local onde aqueles que possuíam o título de cidadãos se reuniam para debater as decisões mais importantes para a administração da cidade.

Questão 12

O enfraquecimento dos gregos permitiu que eles fossem conquistados, em 338 a.C., por Filipe, rei da:

a) Macedônia.

b) Pérsia.

c) Roma.

d) Trácia.

e) Egito.

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Letra A. Filipe da Macedônia foi o responsável por conquistar a Grécia, em 338 a.C., e dar início ao período auge do Império da Macedônia. Seu filho, Alexandre, o Grande, sucedeu-o no trono, transformando a Macedônia em um dos maiores impérios da história da humanidade.

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