Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Pacto germano-soviético

Exercícios de História

Esta lista de exercícios objetiva avaliar seus conhecimentos sobre o Pacto germano-soviético, acordo assinado entre URSS e Alemanha pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(PUC-SP-2012) A charge acima, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela refere-se ao tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética que:

a) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia.

b) consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência política alemã no Leste Europeu.

c) impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na Europa.

d) determinou a nova divisão política do Leste Europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região.

e) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não agressão mútua entre os dois países.

questão 2

O projeto expansionista de Hitler de construção do “espaço vital” para o povo alemão no Leste Europeu também era conhecido como:

a) Lebensraum.

b) Reich.

c) Wehrmacht.

d) Luftwaffe.

e) Mein Kampf.

questão 3

O pacto germano-soviético fazia parte das intenções territoriais de Hitler sobre o Leste Europeu. Entretanto, por trás do pacto, havia um importante objetivo estratégico alcançado por Hitler, que era:

a) garantir a neutralidade da União Soviética no começo da guerra.

b) garantir o apoio soviético, caso a Alemanha fosse atacada pela Inglaterra.

c) garantir o apoio do povo alemão para a guerra, uma vez que uma hipotética guerra contra a União Soviética era impopular.

d) garantir o fortalecimento alemão no campo diplomático, que estava enfraquecido desde a Conferência de Munique.

e) resolver disputas territoriais que os dois países possuíam em relação a Bessarábia.

questão 4

Leia as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

(  ) O Pacto germano-soviético foi uma das etapas do projeto de escravização dos eslavos implantado por Hitler.

(  ) O Pacto germano-soviético possuía cláusulas secretas, que estipulavam a divisão territorial da Polônia e autorizavam a invasão de outros países predeterminados.

(  ) O Pacto germano-soviético determinava que a União Soviética receberia integralmente todos os judeus que fossem enviados pela Alemanha.

De acordo com as afirmativas, qual é a alternativa correta:

a) F-F-V

b) V-F-F

c) V-F-V

d) V-V-F

e) F-V-F

respostas
Questão 1

Letra A

A charge faz menção ao Pacto germano-soviético, um acordo de neutralidade assinado entre a Alemanha e a União Soviética em agosto de 1939. Além disso, esse pacto estipulava em cláusulas secretas a divisão territorial da Polônia entre as duas nações e a anexação dos países bálticos e da Finlândia pela União Soviética. O acordo foi recebido com surpresa, pois as duas nações possuíam base ideológica distinta e eram abertamente rivais.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

O conceito de “espaço vital” foi descrito por Hitler em 1924, em seu livro Mein Kampf. Nessa proposta, esse líder nazista defendia a formação de um espaço vital para a formação de um novo Império Alemão (o Terceiro Reich, nesse caso). Essa ideia, conhecida como Lebensraum, já era veiculada na Alemanha desde o século XIX e foi apropriada pelo Nazismo. Dentro desse espaço vital, só haveria espaço para a população “ariana”.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

O grande objetivo estratégico do Pacto germano-soviético era garantir a neutralidade da União Soviética no começo da guerra. A intenção de Hitler consistia, primeiramente, em derrotar a França e o Reino Unido para, em seguida, voltar-se com força total contra a União Soviética. Isso ficou evidenciado a partir da Operação Barbarossa, na qual a Alemanha invadiu a União Soviética com mais de 3 milhões de soldados em 1941.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A primeira afirmação é verdadeira, pois o Pacto germano-soviético era uma das etapas da formação do Reich alemão, que levaria à escravização dos eslavos proposta por Hitler. A segunda afirmação também é verdadeira, uma vez que as cláusulas secretas foram conhecidas pelo mundo em 1945, após a documentação alemã ser vasculhada. Esse documento previa a divisão da Polônia entre as duas nações e dava carta branca para a União Soviética invadir os países bálticos e a Finlândia.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola