Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial
(Cetrede) Ao final da Primeira Guerra Mundial, instalou-se na Alemanha uma Assembleia Nacional que se reuniu em Weimar para preparar uma nova Constituição para o país. Nascia ali um novo Estado, chamado de:
A) Sacro Império Romano-Germânico.
B) República de Weimar.
C) Confederação Germânica.
D) República Democrática da Alemanha.
E) República Federal da Alemanha.
Alternativa B.
A República de Weimar existiu na Alemanha de 1919 a 1933 e se formou quando os social-democratas tomaram o poder alemão. Esse período ficou conhecido como uma experiência democrática na história alemã, embora tenha sido instável politicamente, sobretudo pela ascensão dos movimentos de extrema-direita, sendo o nazismo o maior deles.
(Avança) Dos fenômenos abaixo citados, assinale aquele que é considerado como o causador da Primeira Guerra Mundial.
A) O assassinato da família imperial russa.
B) O fim do colonialismo africano.
C) A emancipação dos povos árabes.
D) O descumprimento do Tratado de Versalhes por parte da Alemanha.
E) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.
Alternativa E.
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, aconteceu em 28 de junho de 1914, sendo realizado por um estudante sérvio-bósnio que lutava pela independência da Bósnia. O acontecimento deu início à Crise de Julho e resultou na declaração da Áustria-Hungria contra a Sérvia em 29 de julho de 1914.
(Fundatec) O Tratado de Brest-Litovski, assinado durante a Primeira Guerra Mundial, oficializou a:
A) incorporação da Itália à Tríplice Entente.
B) saída dos russos da guerra.
C) incorporação da França pela Alemanha.
D) desintegração do Império Alemão.
E) ofensiva norte-americana no Leste Europeu.
Alternativa B.
O Tratado de Brest-Litovsk foi assinado em março de 1918 e oficializou a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Nesse acordo, a Rússia ratificou sua saída para as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária), aceitando uma série de imposições, as quais resultaram em vastas perdas territoriais para a Rússia.
(Prefeitura de Betim-MG) É coerente com as razões que levaram à 1ª Grande Guerra Mundial:
A) Um dos fatos que contribuíram para o final do confronto foi a entrada da Rússia na guerra, pois tinha um exército grande e bem preparado, impondo aos alemães derrotas vexatórias.
B) O processo de imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, a ponto de desencadear a 1ª Guerra.
C) Temendo uma ofensiva alemã, Japão, Inglaterra e França formaram a Tríplice Aliança.
D) O início da guerra se deu quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, apresentando ao mundo a famosa guerra-relâmpago, deixando marcas desastrosas para os poloneses.
E) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa B.
O imperialismo, ou neocolonialismo, sobretudo nas disputas territoriais travadas no continente africano, serviu para fortalecer as rivalidades entre as nações europeias. No caso da Alemanha, a guerra foi vista como um caminho natural para que os objetivos territoriais do país fossem alcançados.
Selecione a alternativa que apresenta uma fase da Primeira Guerra Mundial.
A) Guerra-relâmpago
B) Corrida nuclear
C) Guerra de Trincheiras
D) Derrota do Eixo
E) Avanço do Exército Vermelho
Alternativa C.
A Guerra de Trincheiras foram uma das fases da Primeira Guerra Mundial, estendendo-se de 1915 a 1918. As trincheiras eram corredores subterrâneos construídos para abrigar as tropas. Cada um dos lados construiu suas próprias trincheiras, fazendo com que a guerra ficasse marcada por pouca movimentação das tropas.
O Tratado de Versalhes foi um documento elaborado na Conferência de Paz de Paris e determinou as imposições dos países vencedores da Primeira Guerra Mundial contra os alemães, os derrotados. Quais dos países abaixo NÃO ENVIOU delegações para essa conferência?
A) Honduras
B) Nicarágua
C) Brasil
D) Itália
E) Alemanha
Alternativa E.
A Alemanha não participou da Conferência de Paz de Paris, uma vez que ela havia sido a derrotada na Primeira Guerra Mundial e o evento foi realizado para debater os termos que seriam impostos aos alemães.
Quanto às imposições militares que o Tratado de Versalhes realizou sobre a Alemanha, selecione a alternativa INCORRETA.
A) Alemanha ficou proibida de ter marinha de guerra.
B) Alemanha ficou proibida de ter aviação de guerra.
C) A Alemanha manteve suas instalações militares na Renânia em troca de devolver a Alsácia-Lorena.
D) A Alemanha ficou limitada ao máximo de 100 mil soldados.
E) A Alemanha foi proibida de ter tanques de guerra e artilharia pesada.
Alternativa C.
O Tratado de Versalhes impôs que a região da Renânia, que ficava na fronteira da Alemanha com a Holanda e França, deveria permanecer desmilitarizada, tendo as suas instalações militares destruídas. A região ficou ocupada pelos franceses até o começo da década de 1930 e foi remilitarizada por Hitler a partir de 1936.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os alemães implantaram o Plano Schlieffen, que era:
A) um plano de identificação e neutralização de possíveis espiões no interior da Alemanha.
B) um plano de anexação da Áustria.
C) um plano para a construção de uma bomba nuclear.
D) um plano para derrotar os russos na frente oriental.
E) um plano para derrotar e conquistar a França.
Alternativa E.
O Plano Schlieffen foi elaborado por Alfred von Schlieffen, um comandante do exército alemão que pensou em uma forma por meio da qual os alemães poderiam vencer uma guerra na Europa. Para que isso fosse possível, Schlieffen elaborou um plano em que grande parte do exército alemão seria mobilizada para conquistar a França.
Uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial foi travada em:
A) Verdun.
B) Ardenas.
C) Berlim.
D) Leningrado.
E) Midway.
Alternativa A.
A Batalha de Verdun se estendeu por todo o ano de 1916 e foi travada por franceses e ingleses em Verdun, cidade localizada no Nordeste da França. Foi uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial, causando a morte de cerca de 700 mil pessoas.
O genocídio armênio foi promovido durante os anos da Primeira Guerra Mundial, resultando na morte de mais de um milhão de pessoas. Esse genocídio foi cometido por qual país?
A) Alemanha
B) Rússia
C) Império Otomano
D) França
E) Grã-Bretanha
Alternativa C.
O genocídio armênio foi promovido pelo governo otomano. Os armênios habitavam o Império Otomano no começo do século XX, e os otomanos mobilizaram tropas para perseguir essa minoria étnica, ordenando o assassinato de muitos e sua migração forçada para regiões desérticas. Estima-se que mais de um milhão de armênios morreram.
Qual país fazia parte da Tríplice Aliança, mas se recusou a participar da guerra por esse grupo quando o conflito se iniciou em 1914?
A) Itália
B) Áustria-Hungria
C) Império Otomano
D) Bulgária
E) Rússia
Alternativa A.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, os italianos se recusaram a participar da Tríplice Aliança porque tinham interesse em anexar terras que estavam sob o domínio austríaco, país-membro dessa aliança militar. Com isso, a Itália se negou a participar do conflito e acabou se aliando com os países da Tríplice Entente.
Qual motivo serviu como justificativa para a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
A) Hostilidade da Alemanha contra os Estados Unidos.
B) O ataque a cidadãos norte-americanos que estavam na Áustria-Hungria.
C) O aprisionamento de uma delegação norte-americana na França.
D) Atentados terroristas realizados nos Estados Unidos a mando das Potências Centrais.
E) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa A.
A entrada dos Estados Unidos no conflito se deu por desentendimentos diplomáticos existentes entre os alemães e os estadunidenses. Esses desentendimentos foram causados pela ação de submarinos alemães, que atacaram embarcações estadunidenses no Oceano Atlântico. Ao todo, sete embarcações norte-americanas foram destruídas.
(Consulpam – adaptado) A Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, foi um conflito global que teve impactos profundos na política, economia e sociedade mundial. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A) A Primeira Guerra Mundial teve início com o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria, em Sarajevo.
B) O principal fator que levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial foi a divisão da Europa em blocos socialistas e capitalistas.
C) A Primeira Guerra Mundial terminou com a vitória da Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
D) A Primeira Guerra Mundial teve um impacto mínimo na economia global, com poucas mudanças significativas após o conflito.
E) Nenhuma das alternativas acima
Alternativa A.
O assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque e herdeiro do trono austríaco, aconteceu no dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo, na Bósnia. O assassinato dele deu início à Crise de Julho, desentendimentos diplomáticos entre Áustria-Hungria e Sérvia que resultaram no início da Primeira Guerra Mundial.
(Itame – adaptado) As rivalidades europeias que ascenderam ao final do século XIX sentiram-se cada vez mais alimentadas pela ascensão de sentimentos nacionalistas que se instauraram no imaginário social. Somados ao rápido crescimento do militarismo que se aliava às políticas imperialistas, foi um cenário fértil para a instauração de uma "guerra total", denominação dada pelo historiador Eric Hobsbawn sobre a Primeira Guerra Mundial. Ao seu término, a determinação de quem foram os vencedores e os vencidos foi marcada pelo(a)
A) criação do Conselho de Segurança da ONU, onde visava fiscalizar e monitorar possíveis incidentes de conflitos armados, com o objetivo de impedir o surgimento de uma nova guerra mundial.
B) implementação do Tratado de Versalhes, que consolidou a imagem da Alemanha como principal responsável pelo conflito e suas consequências trágicas.
C) organização da Liga das Nações, que estabeleceu um acordo conjunto de paz entre os países europeus, promovendo a anistia pelos horrores cometidos durante a guerra.
D) fim e a desestruturação da URSS, marcando o fracasso da ideologia socialista e do regime governamental liderado por Josef Stalin.
E) estabelecimento dos 14 pontos de Woodrow Wilson como parte do estabelecimento de uma nova conjuntura política após a guerra.
Alternativa B.
O Tratado de Versalhes é visto pelos historiadores como o “acordo” que encerrou a Primeira Guerra Mundial. Na verdade, esse tratado foi visto como uma punição que franceses e britânicos impuseram à derrota alemã e foi considerado uma grande humilhação na Alemanha após a guerra.
(FGV) Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, um fator que contribuiu para a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
A) A falta de relações comerciais entre o Brasil e a Alemanha favoreceu a escolha brasileira de apoiar a Tríplice Entente.
B) A pressão exercida por países sul-americanos, como Argentina e Chile, que já participavam do conflito como nações beligerantes.
C) A imposição alemã, como a statutory list, que interrompeu relações comerciais com países neutros, o que comprometeu a economia brasileira.
D) O torpedeamento de vapores brasileiros pelos submarinos alemães.
E) A influência inglesa na organização militar brasileira, refletida no fato de que jovens brasileiros haviam servido no exército inglês.
Alternativa D.
A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi consequência do torpedeamento de navios brasileiros que eram enviados para a Europa para levar mercadorias para nações como a França e o Reino Unido. O torpedeamento de navios brasileiros foi motivo para que o Brasil declarasse guerra a Alemanha em 1917.
(BRB) Leia o texto abaixo:
“A possibilidade de uma guerra generalizada na Europa fora, é claro, prevista, e preocupava não apenas os governos e as administrações, como também um público mais amplo. A partir do início da década de 1870, a ficção e a futurologia produziram, sobretudo na Grã-Bretanha e na França, sketches, geralmente não realistas, sobre uma futura guerra. Na década de 1880, Friedriech Engels já analisava as probabilidades de uma guerra mundial, enquanto o filósofo Nietzsche, louca porém profeticamente, saudou a militarização crescente da Europa e predisse uma guerra que ‘diria sim ao animal bárbaro, ou mesmo selvagem, que existe entre nós’. Na década de 1890, a preocupação com a guerra foi suficiente para gerar o Congresso Mundial (Universal) para a Paz — o vigésimo primeiro estava previsto para setembro de 1914, em Viena —, o Prêmio Nobel da Paz (1897) e a primeira das Conferências de Paz de Haia (1899), reuniões internacionais de representantes majoritariamente céticos de governos e a primeira de muitas das reuniões que tiveram lugar desde então, nas quais os governos declararam seu compromisso decidido, porém teórico, com o ideal da paz. Nos anos 1900, a guerra ficou visivelmente mais próxima e nos anos 1910 podia ser e era considerada iminente.”
Hobsbawm, Eric. A Era dos Impérios (1875-1914). — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 265.
Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a questão correta.
A) A I Guerra Mundial não foi motiva por rivalidades históricas ou disputas colonialistas.
B) Apesar da importância geopolítica, o Brasil não participou da I Guerra Mundial
C) As potências europeias não realizaram uma corrida armamentista, justamente por acreditar que a guerra não aconteceria.
D) Ao final da guerra, a Alemanha, que liderava a Tríplice Entente, foi responsabilizada por todo conflito.
E) A I Guerra Mundial foi motiva pela instabilidade sociopolítica das principais potências europeias, dinamizado rivalidades históricas e disputas colonialistas, sobretudo nos continentes asiático e africano.
Alternativa E.
As causas que levaram ao início da Primeira Guerra Mundial são diversas, mas envolvem, sim, rivalidades históricas, amplificadas por movimentos nacionalistas e as disputas imperialistas travadas entre as grandes nações europeias no começo do século XX.
(Facape) Na primeira Guerra Mundial (1914-1918), quais países formaram a primeira formação do grupo conhecido como tríplice entente?
A) Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
B) Inglaterra, Rússia e França.
C) França, Inglaterra e Alemanha.
D) Alemanha, Itália e Japão.
E) EUA, França e Inglaterra
Alternativa B.
A Tríplice Entente foi uma aliança militar que foi estabelecida entre Reino Unido, Rússia e França em 1907. Essa aliança se formou, principalmente, como uma estratégia das nações envolvidas para barrar o expansionismo germânico na Europa.
(Prefeitura de Bombinhas-SC – adaptado) Em relação à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), analise as afirmativas abaixo:
I. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro Francisco Ferdinando, em um atentado em Sarajevo no dia 28 de junho de 1914, foi considerado o gatilho que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.
II. A entrada dos EUA na guerra em 1917, com seu imenso potencial industrial e humano, reforçou o bloco dos aliados.
III. As contínuas derrotas russas na guerra aceleraram a queda da autocracia czarista, culminando nas revoluções de 1917, que implantaram um governo liberal no país.
IV. O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra, criando uma série de determinações que visavam enfraquecer e desmilitarizar esse país.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:
A) Apenas a afirmativa I está incorreta.
B) Apenas a afirmativa III está incorreta.
C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão incorretas.
Alternativa B.
As derrotas dos russos na guerra e o caos que se instalou no país pelo conflito, de fato, contribuíram para a queda da autoridade czarista. Ela, no entanto, não foi derrubada para um governo liberal, mas, sim, para um governo socialista que se estabeleceu no país após a Revolução de Outubro.
(Fundatec) “Os quinze anos entre 1899 e 1914 foram a Belle Époque não só por terem sido prósperos — e a vida era incrivelmente atraente para os que tinham dinheiro e dourada para os ricos —, mas também porque os dirigentes da maioria dos países ocidentais, embora preocupados talvez com o futuro, não estavam com medo do presente. Suas sociedades e regimes pareciam, de maneira geral, administráveis” (Hobsbawm 1988). Sobre a Belle Époque europeia, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Nesse período, foram realizadas mostras etnográficas com o objetivo de apresentar informações a respeito da diversidade entre os continentes e ressaltar a importância cultural de cada povo.
B) A organização de grandes exposições universais traduzia o entusiasmo dos europeus com as conquistas da ciência e a crença no progresso.
C) A atmosfera de paz contribuiu para a disseminação de espaços culturais, como teatros, cafés e cinemas, que passaram a ser frequentados com mais intensidade pelas elites europeias.
D) O desenvolvimento industrial provocou a melhoria nos transportes públicos de massa, como os trens e navios a vapor, ou individuais, como a bicicleta e o Ford T.
E) Os avanços da modernidade também geraram mudanças nas tecnologias de telecomunicações, apresentando o telefone e o telégrafo sem fio, e na substituição da iluminação a gás pela elétrica.
Alternativa A.
As mostras etnográficas que eram realizadas na Europa na virada do século XIX para o século XX não ressaltavam a importância da diversidade cultural, mas eram marcadas por serem etnocêntricas e racistas, considerando povos de outros continentes inferiores aos europeus.
(Amauc) No fim da I Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes (1919) impôs diversas condições à Alemanha, como, por exemplo:
A) A Alemanha perdeu todas suas saídas para o Mar do Norte.
B) Cedeu todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas.
C) Perdeu a região do Sarre para a França, mas manteve a Alsácia e Lorena em seu território.
D) Perdeu parte do território para a recém-criada Polônia, mantendo o domínio sob a cidade de Danzig.
E) Deveria se tornar parte incluída à Liga das Nações, de modo a ter sua política acompanhada.
Alternativa B.
Como parte das punições que a Alemanha sofreu no Tratado de Versalhes se destaca a perda de todos os domínios coloniais do país na África e no Pacífico. Em geral, franceses e britânicos dividiram os antigos domínios coloniais alemães.
Assista às nossas videoaulas
Ferramentas



