Whatsapp

Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial

Exercícios de História

A Segunda Guerra Mundial eclodiu após a ascensão do regime fascista na Itália; do regime nazista na Alemanha; e da expansão do nazifascismo pela Europa. Publicado por: Leandro Carvalho
questão 1

(Enem/2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.

b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.

c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.

d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.

e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

questão 2

(Enem/2015) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

a) comunismo / rejeição da democracia liberal.

b) capitalismo / devastação do ambiente natural.

c) fascismo / adoção do determinismo biológico.

d) socialismo / planificação da economia nacional.

e) colonialismo / imposição da missão civilizatória.

questão 3

Antes mesmo que a Segunda Guerra Mundial se iniciasse, japoneses e soviéticos estiveram em batalha durante os meses de maio e agosto de 1939, no que ficou conhecido como Batalha de Khalkhin Gol. Uma das consequências dessa batalha foi:

a) alertou Stalin acerca das fragilidades das defesas de fronteira da União Soviética.

b) ampliou os expurgos promovidos no Exército Vermelho por Stalin.

c) fortaleceu a corrente no governo japonês que defendia um ataque contra os EUA no sul do Pacífico.

d) incentivou o deslocamento das indústrias soviéticas para o oeste, na fronteira com a Polônia.

e) incentivou o esvaziamento da Manchúria por parte do exército japonês.

 

questão 4

O cenário de guerra na União Soviética ficou marcado por batalhas extremamente violentas. À medida que os alemães avançavam pelo território soviético, um rastro de destruição e morte era deixado. Uma das cidades soviéticas foi literalmente cercada pelas tropas alemãs, que estabeleceram uma estratégia para matar a população de fome. Estamos falando de:

a) Stalingrado.

b) Leningrado.

c) Moscou.

d) Kiev.

e) Minsk.

 

questão 5

Um dos elementos centrais para que os nazistas estabelecessem o seu poder nos locais conquistados era o colaboracionismo. Por onde passaram, os nazistas se aliavam com indivíduos locais que se voltaram contra o seu próprio país e apoiaram os alemães nazistas. A ideia de invasão da Noruega, inclusive, foi gestada por um colaboracionista chamado:

a) Vidkun Quisling.

b) Erich Raeder.

c) Josef Terboven.

d) Curt Bräuer.

e) Haakon VII da Noruega.

questão 6

Na década de 1940, os Estados Unidos investiram consideravelmente no desenvolvimento das relações diplomáticas com as nações latino-americanas, inclusive o Brasil. Nesse momento foi negociada uma aproximação do Brasil com o Eixo, e os termos alcançados fizeram o Brasil romper relações diplomáticas com as nações do Eixo em 1942. Isso gerou uma resposta alemã, e embarcações brasileiras foram atacadas por submarinos da Alemanha, o que mobilizou a opinião pública e levou o Brasil a declarar guerra contra a Alemanha.

A força brasileira enviada para lutar na Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como:

a) Força Armada do Brasil.

b) Grupo de soldados do Brasil.

c) Exército Verde e Amarelo.

d) Força Expedicionária Brasileira.

e) Tropas Especiais do Brasil.

questão 7

Em 19 de setembro de 1941, o Grupo de Exércitos do Sul da Wehrmacht tomou Kiev […]. Em 24 de setembro, uma série de bombas e minas explodiram, destruindo prédios do centro de Kiev, onde os alemães haviam instalado seus escritórios do regime de ocupação. Alguns desses explosivos tinham sido regulados antes de as forças soviéticas se retirarem da cidade, mas alguns parecem ter sido detonados por homens do NKVD (serviço secreto soviético) que permaneceram em Kiev.

SNYDER, Timothy. Terras de Sangue: a Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 251.

O trecho em questão fala de um ataque que as forças alemãs sofreram em Kiev após conquistar a cidade em setembro de 1941. A represália alemã a esse ataque resultou no:

a) Massacre de Katyn.

b) Massacre de Babi Yar.

c) Operação Azul.

d) Operação Urano.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 8

O dia 9 de agosto de 1945 ficou marcado na história da Segunda Guerra Mundial como o dia em que os Estados Unidos lançaram sua segunda bomba atômica sobre o Japão, dessa vez contra a cidade de Nagasaki. Esse acontecimento foi determinante para a rendição japonesa, mas outro acontecimento também foi crucial para que o Japão se rendesse. Estamos falando:

a) da invasão da Manchúria.

b) um acordo ratificado com os EUA.

c) o anúncio do presidente americano de que uma terceira bomba seria lançada.

d) o incêndio de Tóquio.

e) um terremoto que ampliou a destruição da infraestrutura japonesa.

questão 9

Qual foi o grupo que ficou responsável pelo fuzilamento de judeus nas regiões ocupadas pelos alemães?

a) Sturmabteilung

b) Schutzstaffel

c) Gestapo

d) Kriegsmarine

e) Einsatzgruppen

questão 10

Em janeiro de 1943, as lideranças dos Aliados se reuniram em um evento que ficou conhecido como Conferência de Casablanca, realizado no Marrocos, ainda uma colônia francesa. Nesse encontro, os Aliados discutiram novas estratégias para a guerra, e um dos desdobramentos dessa conferência foi:

a) Dia D.

b) Batalha de Kursk.

c) Desembarque de tropas na Sicília.

d) Batalha das Ardenas.

e) Cerco de Bastogne.

questão 11

Unidade japonesa responsável por cometer atrocidades contra a população japonesa, incluindo o desenvolvimento de armas biológicas.

a) Exército Kwantung

b) Unidade 731

c) Kempeitai

d) Exército Imperial

e) Nenhuma das alternativas acima

questão 12

A respeito do Dia D, qual das alternativas abaixo não corresponde ao nome de uma praia de desembarque estabelecida pelos Aliados?

a) Sword

b) Eagle

c) Juno

d) Omaha

e) Gold

respostas
Questão 1

Letra D

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi diretamente influenciada pelos horrores do Holocausto, genocídio responsável pela morte de 6 milhões de pessoas, das quais a maioria eram judeus perseguidos pelos nazistas. Os horrores cometidos contra poloneses e soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial também influenciaram.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O engajamento dos africanos na Segunda Guerra Mundial se deu ao lado dos Aliados, uma vez que os colonizadores ingleses e franceses eram conhecidos, mas o fascismo, representado por italianos e alemães, era enxergado com temor, haja vista a retórica racista dos nazistas e o histórico de crueldade dos alemães quando tiveram colônias na África.

 

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A derrota sofrida pelos japoneses durante os meses da Batalha de Khalkhin Gol fez com que a estratégia de guerra do país se modificasse. Os defensores de que a guerra deveria ser levada ao norte contra os soviéticos se enfraqueceram, e os defensores de que a guerra deveria ser levada ao sul para lutar contra os Estados Unidos se fortaleceram. Essa última corrente, inclusive, foi a que prevaleceu no final.

 

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) foi alvo de um cerco que se estendeu de setembro de 1941 a janeiro de 1944. O objetivo dos alemães era deixar a cidade morrer de fome. Durante os quase 900 dias de cerco, os relatos contam do desespero da população para conseguir alimentos para a sua sobrevivência.

 

Voltar a questão
Questão 5

Letra A

Vidkun Quisling foi um político norueguês que se tornou sinônimo de colaboracionismo durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi apresentando a Hitler por Erich Raeder e convenceu o líder nazista a organizar a invasão do território norueguês. Quisling tornou-se primeiro-ministro norueguês depois da invasão nazista.

Voltar a questão
Questão 6

Letra D

A Força Expedicionária Brasileira ou FEB foi como ficou conhecida a força brasileira que foi enviada para a frente de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Criada em 1943, foi composta por cerca de 27 mil soldados, que lutaram na Itália contra as tropas do Eixo a partir de 1944.

Voltar a questão
Questão 7

Letra B

A represália alemã contra esse ataque sofrido em Kiev ficou conhecida como Massacre de Babi Yar. Os alemães decidiram culpar os judeus da cidade pelo ataque e convocaram o comparecimento deles em um local de Kiev no dia 29 de setembro de 1941. Nessa ocasião, os nazistas executaram mais de 33 mil judeus em cerca de 36 horas.

Voltar a questão
Questão 8

Letra A

No dia 9 de agosto, além da bomba atômica que foi lançada em Nagasaki, os japoneses sofreram o início do ataque soviético contra a Manchúria. Esse ataque fazia parte da Operação Tempestade de Agosto e foi responsável por apressar a rendição japonesa.

Voltar a questão
Questão 9

Letra E

O Einsatzgruppen, os grupos de extermínio nazistas, foram os responsáveis por encontrar e fuzilar os judeus das regiões do Leste Europeu que eram conquistadas pelos nazistas na guerra. Ao todo, o Einsatzgruppen foi responsável pela morte de cerca de um milhão de judeus.

Voltar a questão
Questão 10

A Conferência de Casablanca foi realizada em janeiro de 1943 e contou com a presença de Winston Churchill. Franklin Roosevelt, Charles De Gaulle e Henri Giraud. Lá ficou decidido que o esforço de guerra contra os alemães deveria continuar até a rendição incondicional. Por fim, foi decidido abrir uma frente de batalha na Sicília.

Voltar a questão
Questão 11

Letra B

A Unidade 731 foi uma unidade secreta do exército japonês e estava sob a liderança do general Shito Ishii. Ela foi responsável por projetos para o desenvolvimento de armas químicas e biológicas, realizando estudos macabros em prisioneiros chineses capturados na Segunda Guerra Sino-Japonesa.

Voltar a questão
Questão 12

Letra B

Entre as alternativas citadas, a alternativa incorreta é Eagle, pois ela não correspondia a nenhuma das praias de desembarque durante o Dia D, que aconteceu em 6 de junho de 1944. As cinco praias de desembarque foram: Sword, Juno, Omaha, Gold e Utah.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado