A segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Sobre as inovações da segunda revolução industrial, aponte a alternativa abaixo que está incorreta.
(FEI-SP) Sobre a Revolução Industrial:
I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.
II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).
III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.
Assinale, agora, a alternativa mais adequada:
A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se expandiu para outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?
Associe a coluna da esquerda, onde estão citadas descobertas de alguns produtos e tecnologias, com a coluna da direita, onde estão apresentadas suas aplicações industriais.
a) Petróleo |
I) Iluminação pública |
b) Eletricidade |
II) Fertilizantes de origem mineral |
c) Aço |
III) Motores a combustão |
d) Fósforo, potássio e nitrogênio |
IV) Locomotivas e ferrovias |
A alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas é:
Analise as afirmativas abaixo referentes à Segunda Revolução Industrial.
(02) O modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram uma busca constante por novidades, sendo que a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.
(04) O emprego da energia elétrica, o uso do motor a explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo impediram a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
(08) A eletricidade passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitida em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparada ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente estabeleceu um importante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época.
(16) Com relação aos transportes, podemos ver que as novas fontes de energia e a produção do aço permitiram a concepção de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Durante o século XIX, a construção de rodovias e a produção de automóveis foram os ramos de transportes que mais cresceram.
Qual das alternativas abaixo apresenta a somatória das afirmativas incorretas?
Letra D. A máquina a vapor foi uma invenção que caracterizou a primeira revolução industrial, e não a segunda.
Voltar a questãoLetra A.
Voltar a questãoLetra A. Portugal conheceu um processo de industrialização mais consistente apenas após o término da II Guerra Mundial, contrariamente aos demais países apontados.
Voltar a questãoLetra D.
Voltar a questãoLetra E. As inovações tecnológicas ampliaram a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial, bem como o principal ramo do transporte desenvolvido no século XIX foi o de ferrovias.
Voltar a questão