Whatsapp

Exercícios sobre teoria da evolução

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre teoria da evolução, você pode testar seus conhecimentos sobre esse tema que gera muitas polêmicas! Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Após a propagação das ideias sobre a evolução das espécies, seleção natural, etc., na segunda metade do século XIX, houve tentativas de se interpretar a organização social dos homens à luz do evolucionismo. Essas tentativas receberam o nome de:

a) sociologia da cultura

b) darwinismo social

c) sociofisiologia humana

d) malthusianismo

e) vitalismo

questão 2

(UERJ – modificada) Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à eficiente digestão do leite. O surgimento, ao acaso, desse gene representou uma característica competitiva altamente vantajosa para a espécie, aumentando sua frequência na população. Essa hipótese é um exemplo da proposição transformista denominada:

a) Mendelismo

b) Criacionismo

c) Lamarckismo

d) Neodarwinismo

e) Sociologia

questão 3

Quando começou a elaborar as intuições que viriam a compor a teoria da evolução das espécies, Charles Darwin surpreendeu-se ao perceber que não estava sozinho nesse tipo de reflexão, pois:

a) Aristóteles já falava em evolução das espécies.

b) Gustav Le Bon havia elaborado uma doutrina sobre a seleção natural no início do século XIX.

c) Thomas Malthus havia preparado um livro sobre o mesmo assunto no mesmo ano.

d) Alfred Russel Wallace estava desenvolvendo a mesma ideia ao mesmo tempo que Darwin.

e) Nenhuma das alternativas.

questão 4

(UEL) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.

b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.

c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.

d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.

e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

respostas
Questão 1

Letra B

O darwinismo social é uma doutrina filosófica atribuída ao inglês Herbert Spencer (1820-1903). Spencer utilizou-se das postulações de Charles Darwin desenvolvidas em A Origem das Espécies com o objetivo de aplicá-las ao entendimento das relações humanas. A organização social humana seguiria, segundo Spencer, certos pressupostos teorizados por Darwin sobre a relação entre os animais, como a seleção natural, competição etc.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O Neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, postula que alguns indivíduos de uma determinada espécie, além de terem passado pelo processo de seleção natural, também experimentam algumas variações decorrentes de mutações ocorridas ao acaso. Essa característica tornou os indivíduos mais competitivos dentro do grupo e, dessa forma, seus descendentes conseguiram prevalecer.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Alfred Wallace (1823-1913) era britânico e naturalista, assim como Darwin, e amigo deste. Os dois haviam feito, individualmente, expedições pelo mundo e trocavam impressões via correspondência. Em fevereiro de 1858, Wallace enviou um ensaio a Darwin no qual postulava reflexões sobre a evolução das espécies. Darwin, ao que consta, ficou surpreso com o material, já que ele também estava desenvolvendo um trabalho sobre o mesmo assunto, que foi publicado em novembro do ano seguinte (1859).

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A Panspermia foi elaborada teoricamente pelo médico, físico e filósofo alemão da segunda metade do século XIX, chamado Hemann von Helmholtz, que acreditava que a vida teria se originado a partir de componentes (ou partículas) germinais vindos do espaço por meio de meteoros. Tal doutrina remontava às hipóteses do filósofo pré-socrático Anaxágoras. Além de Helmholtz, a teoria da panspermia foi endossada pelo físico inglês William Thomson, conhecido também com Lord Kelvin.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado