Exercícios sobre as fases do Romantismo
O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:
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O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.
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No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
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Constituiu um painel de estilos diversificados, cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
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No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.
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Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
a) I e IV.
b) I, II e IV.
c) II e V.
d) II, III e V.
e) I e III.
Alternativa “a”.
A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico;
b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional;
d) Regional e indianista;
e) Indianista e urbano;
Alternativa “c”. Embora o romance indianista tenha papel de destaque na obra de José de Alencar, foram os romances urbano e regional que ganharam maior força até o Modernismo, esses por estarem mais adequados à temática dessa estética.
Sobre o romance regional estão corretas, exceto:
a) O romance regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou maior autonomia.
b) Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.
c) Foram quatro os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
d) Seus principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay.
e) Um dos principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal característica é o emprego da norma culta.
Alternativa “b”. As características descritas na alternativa incorreta fazem referência à prosa naturalista, que tem no escritor Aluísio Azevedo o seu maior representante.
Sobre o romance urbano, estão corretas as alternativas:
I. Entre as principais obras desse período, destacam-se Urupês, de Monteiro Lobato, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Lucíola, de José de Alencar.
O romance urbano, que extraía da vida cotidiana da burguesia a sua obra-prima, conquistou grande prestígio entre os representantes dessa classe. Esse êxito propiciou a sua consolidação, bem como o amadurecimento do gênero.
Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Lucíola e Senhora, de José de Alencar, estão entre os romances urbanos que se destacaram.
O romance urbano teve, entre suas principais preocupações, compreender e valorizar as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.
Senhora e Memórias de um Sargento de Milícias são obras consideradas precursoras do Realismo, mas que ainda apresentam características do romantismo.
a) II, III e IV.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) II, III e V.
e) II e V.
Alternativa “d”. Urupês, de Monteiro Lobato, e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, representam, respectivamente, o Pré-Modernismo e o Naturalismo. O romance regional brasileiro preocupou-se com a compreensão e a valorização das diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.
Memórias de um Sargento de Milícias, obra de Manuel Antônio de Almeida que representa o romance urbano, não apresenta a idealização e sentimentalismo comuns ao Romantismo. É uma obra excêntrica, bastante diferente das narrativas dessa escola literária.
Assinale a alternativa em que se evidencia o antissentimentalismo, o distanciamento do lugar-comum romântico.
a) "Isto tudo vem para dizermos que Maria Regalada tinha um verdadeiro amor ao major Vidigal."
b) "Não é também pequena desventura o cairmos nas mãos de uma mulher a quem deu na veneta querer-nos bem deveras."
c) "O Leonardo estremeceu por dentro, e pediu ao céu que a lua fosse eterna; virando o rosto, viu sobre seus ombros aquela cabeça de menina iluminada."
d) "Sem saber como, unia-se ao Leonardo, firmava-se com as mãos sobre os seus ombros para se poder sustentar mais tempo nas pontas dos pés, falava-lhe e comunicava-lhe a sua admiração."
e) "Leonardo ficou também por sua vez extasiado; pareceu-lhe então o rosto mais lindo que jamais vira."
Alternativa “b”.