Exercícios sobre conceitos básicos de Química
Abaixo são citadas quatro propriedades da matéria:
I. Densidade
II. Volume
III. Temperatura de ebulição
IV. Massa
Quais delas correspondem à extensão de espaço e à quantidade de matéria que existe em um corpo, respectivamente?
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
Letra c). Os outros itens estão errados porque:
I- Densidade é a relação estabelecida entre a massa de uma matéria e o volume que ela ocupa.
III- Temperatura de ebulição diz respeito à temperatura em que uma matéria deixa de ser líquida e passa a ser gasosa ou vice-versa.
(ACAFE-SC) Correlacione a coluna da direita com a coluna da esquerda.
( 1 ) – elemento químico ( ) água
( 2 ) – substância composta ( ) gás oxigênio
( 3 ) – substância simples ( ) vinagre
( 4 ) – mistura ( ) sódio
( ) água do mar
( ) liga de cobre
A sequência numérica, de cima para baixo, deve ser:
a) 1 - 3 - 4 - 2 - 1 - 2
b) 3 - 2 - 2 - 4 - 1 - 4
c) 4 - 3 - 1 - 4 - 2 - 2
d) 2 - 3 - 4 - 1 - 4 - 4
e) 2 - 3 - 4 - 4 - 2 - 1
Letra d). A resposta é a letra d) porque:
-
Água (possui fórmula H2O): é uma substância composta por ser formada por dois átomos do elemento químico hidrogênio (H) e um átomo do elemento químico oxigênio (O).
-
Gás oxigênio (possui fórmula O2): é uma substância simples por ser formado por dois átomos do mesmo elemento químico (oxigênio).
-
Vinagre: É uma mistura porque é composto por água (substância) e ácido acético (substância).
-
Sódio: É um elemento químico metálico.
-
Água do mar: É uma mistura por conter água (substância) e sais (substâncias) dissolvidos.
-
Liga de cobre: Liga é o nome utilizado em referência a uma mistura homogênea que contém, principalmente, um metal (no caso, o cobre).
(UNIUBE-MG) Foi realizada uma festa de formatura do terceiro ano do ensino médio de uma escola de Uberaba. Dois formandos estavam muito entusiasmados com a festa, que aconteceu em um dia quente de primavera. Percebendo os fenômenos químicos e físicos que ocorriam ao seu redor, afirmaram:
I) O gelo, que está nos copos, após a ingestão dos sucos, está derretendo com muita facilidade.
II) A carne do churrasco está ao ponto.
III) Para acender o fogo na churrasqueira foi utilizado um pouco de etanol em gel, facilitando, assim, o processo.
IV) A água da piscina não estava quente, porém visivelmente evaporava com facilidade devido à alta temperatura ambiente.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ções) em que há presença de um fenômeno químico:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e IV, apenas
e) II e III, apenas
Letra e). A resposta correta é a letra e porque:
I- Fenômeno físico: ocorre apenas mudança de estado físico de sólido para líquido.
II- Fenômeno químico: Durante o cozimento da carne, as proteínas sofrem desnaturação, ou seja, perdem as funções que desempenhavam anteriormente.
III- Fenômeno químico: o álcool em gel, ao sofrer combustão, é transformado em novas substâncias (no caso, gás carbônico e água).
IV- Fenômeno físico: ocorre apenas mudança de estado físico de líquido para vapor.
(Unievangélica-GO) Considera-se um sistema homogêneo ou heterogêneo qualquer porção do universo que seja submetida a uma observação, sendo que a mesma pode ser uma substância pura ou uma mistura. São exemplos de sistemas homogêneos e heterogêneos, respectivamente,
a) água potável e água com álcool etílico.
b) água com gelo e água barrenta.
c) água destilada com gelo e água potável com sal.
d) água destilada e água com óleo de soja.
Letra d). Sistemas homogêneos são aqueles em que temos apenas uma fase (um aspecto visual, ou um estado físico, ou apenas uma cor). Os sistemas heterogêneos são aqueles que apresentam pelo menos duas fases. Assim:
a- Ambos homogêneos: Água potável (apresenta apenas uma fase, líquida e incolor, estando todos seus componentes dissolvidos) e álcool etílico (substância líquida e incolor).
b- Ambos heterogêneos: Água com gelo (duas fases: água líquida e o gelo) e água barrenta (duas fases: água líquida e o barro, que é sólido e não se dissolve na água).
c- Heterogêneo e homogêneo: Água destilada com gelo (duas fases: água líquida e gelo) e água potável com sal (uma fase, pois o sal dissolve-se na água).
d- Homogêneo e heterogêneo: Água destilada (uma fase, pois é água pura) e água com óleo (duas fases, pois não se dissolvem).
A Química é uma ciência que estuda as transformações e a composição de toda matéria. O termo matéria pode ser substituído por corpo ou objeto de acordo com a situação que estivermos analisando. Se estamos estudando a composição de uma porção limitada (um pedaço ou uma parte) da matéria, por exemplo, estamos estudando um corpo. Já se estivermos estudando a composição de uma porção da matéria que possui uma utilização (uso) específica para o homem, estaremos estudando um objeto. Dentro dessa perspectiva, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de matéria, corpo e objeto:
a) ar, vento, ar comprimido
b) vento, ar, ar comprimido
c) ar comprimido, vento e ar
d) ar comprimido, ar e vento.
e) vento, ar comprimido e ar.
Letra a).
Ar: Matéria porque ocupa espaço e tem massa.
Vento: Corpo porque é uma parte (porção limitada) do ar em movimento.
Ar comprimido: Objeto porque apresenta utilização específica pelo homem, como o enchimento dos pneus de um carro.
Sabe-se que energia é a medida da capacidade de realizar um trabalho e que ela pode ser de diversos tipos diferentes, dependendo do trabalho que foi realizado. Assim sendo, marque a alternativa na qual o tipo de energia não corresponde ao trabalho realizado:
a) Energia térmica: troca de calor entre o gelo e a água líquida em um copo.
b) Energia cinética: quando um corpo está em repouso.
c) Energia mecânica: capacidade de colocar um corpo em movimento.
d) Energia potencial: uma pedra sobre uma mesa.
e) Energia química: formação de uma ligação química.
Letra b). A energia cinética é a energia que um corpo adquire quando está em movimento. Um corpo que está em repouso apresenta energia potencial.