Exercícios sobre charges
Analise a charge abaixo para responder à questão:
A charge de Duke utiliza as linguagens verbal e não verbal para tecer uma crítica social e política. Disponível em http://dukechargista.com.br/
As charges utilizam os recursos do desenho e do humor para tecer algum tipo de crítica a diversas situações do cotidiano. Sobre a charge do chargista Duke, analise as seguintes afirmações e julgue aquelas que são verdadeiras:
I. Através da expressão do torcedor, podemos notar que ele se encontra entusiasmado com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;
II. Através da gradação na mudança de expressão do torcedor, podemos perceber que ele possui uma visão crítica sobre a realização da Copa no Brasil;
III. Não podemos afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico nas entrelinhas da charge, pois essa tem apenas a função de divertir o leitor;
IV. Podemos inferir que o entusiamo inicial pela realização dos jogos no Brasil foi substituído por uma postura pessimista por parte da personagem retratada.
São verdadeiras:
a) I e III.
b) I, IV e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
Alternativa “c”.
A charge de Nani faz uma crítica severa através da linguagem não verbal. Disponível em http://www.chargeonline.com.br/doano.htm
Através do uso da linguagem não verbal, que pode muitas vezes surgir como principal recurso de comunicação em uma charge, o chargista Nani faz referência ao seguinte evento:
a) Guerra no Afeganistão.
b) Ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.
c) Violência nas cidades do Brasil.
d) Conflito entre Israel e Palestina.
Alternativa “d”. Através da análise dos recursos gráficos adotados pelo chargista, podemos afirmar que ele faz referência aos conflitos entre Israel e Palestina ocorridos na Faixa de Gaza. Podemos notar o lançamento de mísseis e destruição em ambos os lados, uma das características do confronto.
Enem – 2013
As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com
A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque
a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
Alternativa “a”. Algumas pessoas preferem a interação social através das redes sociais, já que a internet possibilita a conexão com um maior número de pessoas em diferentes locais do mundo. Essa preferência acaba por prejudicar e desumanizar o contato entre as pessoas, crítica que pode ser percebida através dos recursos de linguagem adotados pelo chargista.
Fuvest - 2014
Charge sobre antiga prática eleitoral. Reprodução/Fuvest. Disponível em http://educacao.globo.com/provas/fuvest-2014/questoes/68.html
A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal prática revelava a
a) Ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b) Ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
c) Restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d) Facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e) Ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.
Alternativa “e”. A charge faz uma crítica ao chamado “voto de cabresto”, prática muito utilizada pelos políticos na “Primeira República”, quando esses obrigavam seus eleitores a votarem em seus candidatos para manterem-se no poder. A expressão “voto de cabresto” é uma clara alusão ao nome dado ao boi manso que serve de guia a touros.