Exercícios sobre a propaganda e a persuasão
(ENEM)
Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para
A) informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
B) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
C) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
D) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
E) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
Alternativa C.
Nessa questão, o recurso utilizado para persuasão dos leitores é a metáfora, como é destacado no enunciado da atividade. Ao relacionar um desenho de um monstro à mensagem “para algumas crianças o pesadelo chega antes do sono”, o autor da campanha de conscientização usa a ideia de pesadelo, algo que é sempre ruim, para fazer referência ao perigo de um abuso.
(ENEM)
Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
Alternativa A.
O objetivo principal de um texto publicitário é convencer o leitor/público-alvo a fazer algo. Às vezes a intenção é gerar uma simples mudança de comportamento ou, na maioria das vezes, é fazer com que o leitor consuma determinado produto.
Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:
A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.
E) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
Alternativa C.
Toda propaganda tem como função principal influenciar o comportamento do leitor, seja para comprar determinado produto que está no anúncio, seja para instigar os leitores a mudarem determinado comportamento por meio da conscientização sobre um fenômeno social.
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II. Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.
III. Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Nenhuma alternativa está correta.
E) Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa E.
Todas as alternativas estão corretas, uma vez que as afirmações evidenciadas fazem referência ao principal fundamento da propaganda: a persuasão.