Exercícios sobre os principais conceitos de Karl Marx
(Unimontes)
A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.
b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.
c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.
d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.
Alternativa “D”. Para Marx, a luta de classes, que seria o motor das mudanças sociais, refletiria as diferenças materiais que se instauram no meio social. Essas mudanças poderiam ocorrer de forma gradual ou, em casos extremos de desigualdade, por meio de revoluções. No entanto, o conceito de "solidariedade social", que está disposto na alternativa em questão, não pertence a Marx, mas a Émile Durkheim.
(Uema)
As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) O status social e cultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
Alternativa “E”. As classes sociais são entendidas como um grupo de indivíduos que possuem em comum uma mesma situação material e sua situação em relação aos modos de produção, isto é, se são ou não detentores dos “meios de produção” da sociedade. Esses “meios de produção” estão relacionados com as formas de produção de bens de consumo, ou seja, fábricas e grandes porções de terra dedicadas à produção de matérias-primas para produção de bens industrializados, por exemplo.
É a condição material dos indivíduos que determinaria os demais aspectos de sua vida. A importância dada por Marx a esse quesito de nossas vidas é justificada, segundo sua teoria, em razão do impacto que a situação econômica de um sujeito tem em sua trajetória de formação.
Essa linha de pensamento é chamada de:
a) Evolucionismo material.
b) Capitalismo selvagem.
c) Contratualismo.
d) Materialismo histórico.
Alternativa “D”. Marx refere-se a essa percepção do mundo social humano como “concepção materialista da história”, uma perspectiva que atribui à condição material do indivíduo grande peso no processo que determina inúmeros aspectos de sua vida. Isso quer dizer que a concepção materialista da história atribui à condição material do sujeito os fenômenos sociais que se desdobram nas várias camadas do nosso mundo social.
Para Marx, o capital era o principal ponto a ser investigado para que fosse possível entender as mudanças sociais que surgem em um dado momento. Entende-se por capital:
a) a mais-valia absoluta.
b) qualquer bem que possa ser investido para gerar mais lucro.
c) o sistema econômico que surgia naquele momento.
d) o sistema de exploração do homem pelo homem.
Alternativa “B”. Para Marx, o capital refere-se a qualquer bem, como dinheiro, máquinas e fábricas, que possa ser investido no intuito de gerar uma maior quantidade de lucro.