Topo
pesquisar

Exercícios sobre algas azuis ou cianobactérias

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre algas azuis ou cianobactérias, você ampliará seu conhecimento a respeito desse importante grupo de seres vivos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As cianobactérias, também chamadas de algas azuis, são um grupo de seres vivos que realiza fotossíntese e não apresenta núcleo delimitado por membrana. Em virtude dessas características, as cianobactérias são consideradas como pertencentes ao reino

a) Plantae.

b) Protista.

c) Monera.

d) Fungi.

e) Animalia.

questão 2

Algumas colônias de cianobactérias ligam-se ao carbonato de cálcio e formam estruturas biossedimentares laminadas que eventualmente podem solidificar-se. Essas estruturas são formadas nos dias atuais, entretanto, foram mais abundantes nos registros fósseis do período Pré-Cambriano.

Marque a alternativa que indica o nome dessa estrutura:

a) estômato.

b) estromatólito.

c) estalactites.

d) estalagmites.

e) esclerênquima.

questão 3

As cianobactérias são facilmente encontradas como parte da composição do fitoplâncton em diversos ambientes aquáticos. Normalmente sua presença não causa nenhum problema para esse ecossistema, entretanto, seu aumento pode desencadear a morte de vários organismos aquáticos, em virtude, principalmente, da redução da concentração de oxigênio.

O aumento exagerado de algas e cianobactérias é conhecido como:

a) colônia.

b) floração.

c) eutrofização.

d) desoxigenação.

questão 4

(PUC-RJ) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos autossuficientes porque são capazes de:

a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica.

b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas.

c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica.

d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica.

e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos

questão 5

(Mack-2005) As cianobactérias têm sido motivo de preocupação, pois têm provocado problemas sérios para o ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. A respeito desses organismos, é correto afirmar que são

a) procariontes e quimiossintetizantes.

b) procariontes e fotossintetizantes.

c) eucariontes e fotossintetizantes.

d) eucariontes e quimiossintetizantes.

e) eucariontes e heterótrofos. 

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As cianobactérias, apesar de serem chamadas de algas azuis, não podem ser classificadas como protistas. Esse grupo está incluído no Reino Monera, uma vez que são procariontes.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. Os estromatólitos são estruturas formadas por micro-organismos que podem ser consideradas a mais antiga evidência de vida no planeta.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Florações ou “blooms” é o nome dado ao crescimento exagerado de algas e bactérias nos ambientes aquáticos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. As cianobactérias são capazes de fixar nitrogênio atmosférico, além de conseguirem realizar o processo de fotossíntese.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. As cianobactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem núcleo delimitado por membrana, e são capazes de realizar fotossíntese.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola