Topo
pesquisar

Exercícios sobre aneuploidia

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre aneuploidia testarão seus conhecimentos sobre os tipos de aberrações cromossômicas existentes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

De acordo com as características da aneuploidia, podemos dizer que se trata de uma alteração:

a) estrutural.

b) recombinante.

c) numérica.

d) transversa.

e) inversa.

questão 2

A seguir há um cariótipo que representa uma anomalia cromossômica do tipo aneuploidia. O cariótipo apresentado é de uma pessoa com qual síndrome?

a) Turner.

b) Down.

c) Klinefelter.

d) Edwards.

e) Patau.

questão 3

Sobre as aneuploidias, marque a alternativa incorreta:

a) As aneuploidias são alterações cromossômicas numéricas.

b) As aneuploidias apresentam ganho ou perda de todo um conjunto cromossômico haploide.

c) A síndrome de Turner é um exemplo de aneuploidia.

d) As aneuploidias são alterações cromossômicas observadas com uma relativa frequência.

e) Na síndrome de Klinefelter, um tipo de aneuploidia, observa-se um aumento no número de cromossomos.

questão 4

(Unemat) Algumas doenças são causadas por alterações no número de cromossomos. Na espécie humana, as alterações numéricas – aneuploidias – envolvem acréscimo ou diminuição de um ou alguns cromossomos. As aneuploidias surgem da seguinte forma:

a) Durante a meiose I, formadora de óvulos ou espermatozoide, um determinado par de cromossomos homólogos pode não se separar, fenômeno denominado de não disjunção.

b) Durante a meiose I ou a meiose II, formadora de óvulos ou espermatozoide, um determinado par de cromossomos homólogos pode não se separar, fenômeno denominado de não disjunção.

c) Durante a mitose, formadora de óvulos ou espermatozoide, um determinado par de cromossomos homólogos pode não se separar, fenômeno denominado de não disjunção.

d) Durante a prófase I, formadora de óvulos ou espermatozoide, um determinado par de cromossomos homólogos pode não se separar, fenômeno denominado de não disjunção.

e) Causadas por mitoses anômalas durante o desenvolvimento embrionário.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A aneuploidia é uma alteração cromossômica numérica, pois está relacionada com a perda ou ganho de um ou mais cromossomos no genoma.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A síndrome ilustrada é a Síndrome de Down, uma vez que no cariótipo é possível observar a presença de três cromossomos 21.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Nas aneuploidias, ocorre apenas o ganho ou a perda de um ou mais cromossomos, e não de todo o conjunto.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. As aneuploidias ocorrem quando há uma formação incorreta de óvulos e espermatozoides, assim, os cromossomos homólogos não se separam adequadamente. Esse processo pode ocorrer na meiose I ou II.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola