Topo
pesquisar

Exercícios sobre cariótipo

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre cariótipo, você testará seus conhecimentos sobre como são feitas as fórmulas cromossômicas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Quando nos referimos ao cariótipo, estamos falando do conjunto de cromossomos autossômicos e sexuais na célula de um indivíduo. O cariótipo de uma mulher normal pode ser escrito pela seguinte fórmula cromossômica:

a) 45, XX.

b) 46, XX.

c) 45, XY.

d) 46, XY.

e) 23, XX.

questão 2

Por intermédio do estudo do cariótipo, é possível analisar alterações no número de cromossomos de uma espécie. No cariótipo abaixo, por exemplo, observa-se uma alteração denominada de:

a) nulissomia.

b) trissomia.

c) tetrassomia.

d) haploidia.

e) monossomia.

questão 3

Analisando o cariótipo de uma pessoa, um pesquisador percebeu uma trissomia no cromossomo 21 e a presença de dois cromossomos sexuais X. Com essas informações, é possível afirmar que o cariótipo:

a) é de um homem com Síndrome de Down.

b) é de um homem que possui Síndrome de Klinefelter.

c) é de uma mulher com alterações estruturais nos cromossomos.

d) é de uma mulher com 47 cromossomos.

e) é de uma mulher com síndrome de Turner.

questão 4

(FUVEST) Um homem com cariótipo 47, XYY pode originar-se da união de dois gametas, um com 24 cromossomos e outro com 23. O gameta anormal:

a) é um óvulo.

b) é um espermatozoide.

c) pode ser um óvulo ou um espermatozoide.

d) é uma ovogonia.

e) é uma espermatogônia.

questão 5

(UFMG) A identificação do fator que origina indivíduos com síndrome de Down tornou-se possível pela utilização da técnica de:

a) contagem e identificação dos cromossomos.

b) cultura de células e tecidos.

c) mapeamento do genoma humano.

d) produção de DNA recombinante.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. A fórmula cromossômica de um indivíduo é representada pelo número total de cromossomos e pela identificação dos cromossomos sexuais. Assim sendo, uma mulher tem fórmula cromossômica 46, XX.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. No cariótipo, é possível observar a presença de três cromossomos 18, o que indica uma trissomia. A trissomia do 18 é chamada de Síndrome de Edwards.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Por possuir trissomia no 21, o indivíduo em questão possui um cromossomo a mais, apresentando, portanto, 47 cromossomos. Como foi possível identificar dois cromossomos X, podemos afirmar que se trata de uma mulher.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Em um homem com cariótipo XYY, o gameta que gerou a alteração é um espermatozoide, pois apenas o homem pode fornecer cromossomo Y.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Após a criação de técnicas que permitem a contagem e identificação dos cromossomos, foi possível conhecer os cariótipos e, consequentemente, suas alterações.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola