Topo
pesquisar

Exercícios sobre células eucariontes

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre células eucariontes, você fixará as principais características dessa célula, bem como as diferenças entre elas e as células procariontes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Em uma aula de Biologia, um aluno observava uma célula ao microscópio. Nessa célula, era possível verificar uma região mais corada na lâmina, estrutura identificada pelo professor como o núcleo. Apenas com essa informação, o aluno pode concluir que se trata de uma célula:

a) procariótica de bactéria.

b) procariótica de um animal.

c) eucariótica de um animal.

d) eucariótica de um vegetal.

e) de um indivíduo eucarionte.

questão 2

As células eucariontes possuem uma grande variedade de organelas celulares, algumas membranosas e outras não. Essas células possuem em comum apenas uma organela com as células procariontes. Analise as alternativas e marque a que indica o nome dessa organela:

a) lisossomo.

b) peroxissomo.

c) ribossomo.

d) mitocôndria.

e) retículo endoplasmático.

questão 3

As células eucariontes apresentam uma série de particularidades no que diz respeito à estrutura e também aos processos por ela realizados. Essas células são capazes, por exemplo, de captar substâncias por meio da invaginação da membrana, trazendo-as para seu interior. Esse processo é denominado de ____________ e não está presente em procariontes por causa da ausência de ____________.

Marque a alternativa que contém os termos que completam os espaços acima.

a) exocitose e citoplasma.

b) exocitose e citoesqueleto.

c) endocitose e núcleo.

d) endocitose e citoesqueleto.

e) plasmocitose e citoplasma.

questão 4

(UFla/ PAS) A destruição de organelas não funcionais de uma célula eucarionte é feita pelo

a) peroxissomo.

b) retículo endoplasmático rugoso.

c) retículo endoplasmático liso.

d) lisossoma.

e) complexo de Golgi.

questão 5

(UFAL) Uma célula é classificada como eucariótica se contiver:

a) compartimentos membranosos internos.

b) parede celular rígida.

c) membrana plasmática.

d) ácidos nucleicos.

e) ribossomos.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. As células com núcleo delimitado por membrana (eucarionte) estão presentes na maioria dos seres vivos, tais como protozoários, algas, fungos, animais e plantas. Organismos sem núcleo delimitado (procariontes) são encontrados nos domínios Bactéria e Archaea.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Os ribossomos são organelas relacionadas com a síntese de proteínas e podem ser encontrados em células procariontes e eucariontes. Os ribossomos nesses dois grupos, no entanto, são diferentes, sendo o ribossomo dos eucariontes maior e mais complexo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. A captura de partículas no meio extracelular é conseguida graças a processos de endocitose, como a fagocitose e a pinocitose. As vesículas formadas no processo movimentam-se na célula por causa do citoesqueleto e, por isso, esse processo é ausente em procariontes.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Os lisossomos, ou lisossomas, são organelas ricas em enzimas que estão relacionadas com a digestão intracelular.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. As células eucariontes possuem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Entretanto, outras características podem ser analisadas parar avaliar se uma célula é ou não eucariótica, como é o caso da presença de organelas membranosas. Como exemplo dessas organelas, podemos citar as mitocôndrias, peroxissomo, centríolos, complexo golgiense e retículo endoplasmático.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola